Amamentação protege as mães contra doenças cardiovasculares, segundo artigo da Obstetrics & Gynecology

Leia a matéria em: http://www.news.med.br/?C=A&V=66726F6D3D6469676573742666506F737449443D3334323033266163743D73686F7752656164436F6D6D656E7473

E não desanime, pois esta é mais uma boa nova para nós mamães que estamos nos esforçando para amamentar nossos pequeninos.

pode ajudar a evitar muitas mortes súbitas de bebês. Para isso:
Coloque o seu bebê para dormir de barriga para cima.
Amamente: até o 6º mês dê somente leite materno.
Não fume e nem deixe que fumem dentro da sua casa, principalmente durante a gestação e na presença de crianças pequenas.
Não agasalhe demais o bebê.
Deixe fora do berço travesseiros, brinquedos, almofadas e outros objetos fofos.

——

Como reconhecer um profissional da saúde que não apoia a amamentação

Depois que tive este problema de amamentação com minha filhinha, acabei passando na mão de muitos médicos que quando eu comentava a respeito do método da “Relactação” falavam que isso não era tão importante, ou que ela já estava nutrida o suficiente, ou que a criança só precisava mamar no peito até os 6 meses, outros nem sabiam do que se tratava o método e nunca tinham ouvido falar… Acho que foi mais ou menos por isso que resolvi criar o site e expor tudo que eu tinha aprendido na prática pra que outras mamães interessadas também tivessem a oportunidade de conhecer o método que muito me ajudou…

Encontrei dicas muitos interessantes no link abaixo a respeito de profissionais da saúde que dizem apoiar a amamentação mas não procedem como falam. Acho que vale a pena dar uma olhadinha pra saber se você está nas mãos de um desses…

Beijinhos, Ana

http://aquihabebe.blogspot.com/2008/11/como-reconhecer-um-profissional-de-sade.html

——
Campanha – Morte Súbita
Você pode ajudar a evitar muitas mortes súbitas de bebês. Para isso:
Coloque o seu bebê para dormir de barriga para cima.
Amamente: até o 6º mês dê somente leite materno.
Não fume e nem deixe que fumem dentro da sua casa, principalmente durante a gestação e na presença de crianças pequenas.
Não agasalhe demais o bebê.
Deixe fora do berço travesseiros, brinquedos, almofadas e outros objetos fofos.
Mais informações em:  http://www.pastoraldacrianca.org.br

Como sabemos que a posição “barriga para cima” é a melhor?

A Medicina Baseada em Evidências, comprovada através de pesquisas feitas em diversos países, mostra que a posição mais segura para um bebê dormir é de barriga para cima: nesta posição é possível reduzirmos em até 70% as mortes súbitas na infância.
A morte súbita, ou morte do berço como é popularmente conhecida, é uma das maiores causas de mortes entre bebês até um ano de idade. Quando o bebê está dormindo de lado ou de barriga para baixo, ele respira um ar “viciado”, enquanto de barriga para cima ele consegue respirar um ar mais “fresco”.
Um adulto mudaria de posição para respirar este ar mais fresco, mas o bebê colocado de barriga para baixo ou de lado não faz isso e, depois de algum tempo, para de respirar e morre.
Há pessoas que não colocam o bebê para dormir de barriga para cima, por medo de ele se afogar, caso vomite. Pesquisas mostram que neste caso, a reação natural do bebê é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. Dr. Cesar Victora, doutor em Epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine e pesquisador da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito: “é melhor engasgar do que morrer”. Segundo Victora, as evidências científicas são inquestionáveis e as academias de pediatria dos EUA e Inglaterra, por exemplo, já recomendam deitar o bebê de barriga para cima como a única posição correta.

A. Cuidados na hora de dormir
• Colocar o bebê para dormir de barriga para cima.
• Evite o excesso de roupas e fraldas que possam dificultar os movimentos do bebê e superaquecer seu corpo.
• Deixe os braços do bebê livres, para fora das cobertas. Com isso evita-se que ele deslize na cama e fique com a cabeça embaixo das cobertas.
• Deixe a cama livre de almofadas, travesseiros, “cheirinhos” (paninhos usados por algumas crianças para dormir), bichos de pelúcia e outros brinquedos que possam dificultar a respiração do bebê.
• A temperatura do quarto deve ser confortável para um adulto vestindo roupas leves. O bebê não deve parecer quente ao ser tocado.

B. Não exposição ao cigarro
• Os pais devem evitar fumar durante a gestação e após o nascimento.
• A exposição à fumaça do cigarro afeta gravemente o desenvolvimento e a saúde das crianças. Os bebês de mães que fumaram durante a gestação tem três vezes mais riscos de morte súbita do que os bebês de mães não fumantes. O fumo durante a gravidez aumenta o risco de aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, assim também como a possibilidade de o bebê sofrer com doenças respiratórias.

C. Amamentação exclusiva até os 6 meses de idade
São vários os benefícios do aleitamento materno para o bebê e a prevenção da morte súbita é uma delas.
O leite materno também protege o bebê contra várias doenças, como alergias, diarréias, resfriados e infecções urinárias e respiratórias. Mamar também desenvolve e fortalece a musculatura da boca do bebê, melhorando a mastigação, o ato de engolir e a fala.
Este é um momento muito especial entre a mãe e o bebê, que fortalece a relação entre mãe e filho e transmite segurança, carinho e o amor que ele precisa para se desenvolver bem.

Anúncios

Uma resposta to “Outras Informações Interessantes”

  1. maria das graças said

    gostaria de saber se pode ser feita compresa de agua quente no seio que não solta facil o leite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: