Aprendi a técnica da estimulação ou relactação (como alguns chamam) no Banco de Leite do IMIP – Instituto Materno Infantil de Pernambuco – em Recife. Na época estava morando na cidade e quando procurei na internet descobri que eles conheciam a técnica e a utilizavam, inclusive para auxiliar mamães com bebês prematuros.

O link abaixo fala sobre como o Banco de Leite deste hospital tem auxiliado as mamães a estimularem a produção de leite (http://www2.uol.com.br/JC/_2000/1806/el1306e.htm). Em palavras retiradas do site em questão lemos:

Para as mães com baixa produção de leite, o banco também incentiva a relactação. Há ainda a técnica da lactação induzida para as mães adotivas. Neste último caso, além de instalar uma sonda, as mulheres são orientadas a fazer massagem nos seios de oito a 12 vezes por dia como forma de produzir o leite. Aproximadamente oito mães adotivas obtêm sucesso a cada ano. Em 99, foram produzidos cerca de três mil litros de leite, que foram usados pelo Imip e por outros hospitais públicos e privados.”
Retirado de: Jornal do Commercio – Recife – 13.06.2000

O endereço do IMIP – Instituto Materno Infantil de Pernambuco é:
Rua dos Coelhos, 300 – Boa Vista – Recife – PE – Brasil
CEP 50070-550
Tel. (81) 2122.4100
http://www.imip.org.br/ 
Banco de Leite Humano
Atendimento: 2a à 6a das 7h às 12h e das 13h às 17h.

Já fiquei sabendo que atualmente muitos dos Bancos de Leites dos Hospitais que atendem Mamães e Bebês conhecem, utilizam e ensinam a técnica. Assim é facil descobrir se um hospital perto de você pode lhe ajudar. Basta ir ao Banco de Leite Humano e pedir informações.

 

Programa de Aleitamento Materno – PRAMAMA: Acolhendo Mães Adotivas

O PRAMAMA, Programa de Aleitamento Materno: Acolhendo Mães Adotivas, foi desenvolvido pelo Banco de Leite do Hospital Maternidade Interlagos, (011) 5669-1891

Localização do Hospital:
R:Leonor Alvim N°211 – Interlagos
CEP: 04802-190 – São Paulo – SP
Fone: (11) 5666-0222 Fax: 5666-5300

http://www.hminterlagos.com.br/banco_leite/pramama.htm

 

Bancos de Leite Humanos no Brasil
A Fundação FIOCRUZ disponibiliza o seguinte link com os bancos de leite disponíveis no Brasil: http://www2.fiocruz.br/bancosdedados/blh/cadastro/portal_blh/blh_brasil.php. Talvez ele possa ajudar você a encontrar o mais próximo de sua residência.

Ele está separado por Regiões. Clique na palavra “Localizar” da linha “BLH” (que quer dizer Banco de Leite Humano) da região selecionada e o site abrirá uma página com vários Bancos de Leite disponíveis nesta região.

Caso tenha dificuldade em encontrar as informações no site acima citado. Tente em: http://www.fiocruz.br/redeblh/. No link “Banco de Leite Humano” no menu disponível do lado esquerdo do site há informações bastante interessantes.

Anúncios

7 Respostas to “Onde encontrar Ajuda?”

  1. Ercy said

    Estou gravida de coração, não sei ainda quanto tempo vai demorar até que o meu filho ou filha venha nos preencher de alegria, mas como amamentei meus dois filhos estou procurando me informar sobre amamentação para mães adotivas.
    Este site me elucidou algumas dúvidas mas gostaria de saber se existe um limite de idade da criança, que possa dificultar a amamentação.
    Um abraço a todos
    Ercy

    • Olá Ercy,

      Parabéns pela iniciativa de dar amor a mais um pequeno ser deste mundo!! Que Deus te abençoe ricamente nesta nova tarefa!

      Quanto a sua dúvida: Pelo que sei não há um limite de idade que dificulte a amamentação. Pelas informações que tenho há uma variação na composição do leite de acordo com o tempo que você amamentou os outros dois. Mas isso não interfere em vc ter êxito ou não na produção de leite atual.
      O importante é estar sempre atenta, juntamente com a pediatra para acompanhar o crescimento do bebê.

      Há alguns programas que auxiliam todo o processo de amamentação para mamães adotivas, além de oferecerem auxilio emocional e técnico. Não sei em que cidade vc está, mas se tiver em São Paulo o que conheço aqui chama-se PRAMAMA. Aqui no site tem o endereço deles. No link “Amamentação Adotiva”.
      Espero ter ajudado.

      Beijinhos, Ana

  2. Ana carla Rodrigues de Oliveira helias said

    Tenho 35 anos e não posso engravidar, pois tenho endometriose, já decidimos adotar uma menina que se chamará Maria Clara, já estou com o quartinho dela quase pronto. Mas não sei quando ela chegará. A pergunta é: gostaria muito de amamentá-la, existe essa possibilidade?Esse processo pode iniciar só depois que a criança chegar? Porque não tenho idéia de quando chegará, então não posso me preparar. Outra pergunta, existe algum lugar em Aracajú, onde eu possa encontrar ajuda? Pois moro em Propriá, e o lugar mais próximo de mim é lá. Será que vocês podem me responder? Ficarei muito grata. Carla

  3. Ana Paula said

    Eu pretendo adotar um bebe em breve, ainda estou no começo de todo processo, mas gostaria de saber quando devo começar a indução da lactação e onde obter ajuda, pois gostaria muito de amamentar o meu bebê. Na cidade de São Gonçalo/RJ.Obrigada e um abraço á todos.

  4. keylla said

    Pretendo adotar um bebê, ainda estou no começo de tudo,mas gostaria de saber quando e como deveo a induçã da lactação e onde obter ajuda, quero amamentar meu filho ou filha adotiva. recife pe
    grata, keylla

  5. Marcia Miranda said

    SOU FUNCIONÁRIA DA CLINICA DA FAMILIA MARIA DE AZEVEDO(SANTINHA) EM ANCHIETA SAI NA REPORTAGEM DO JORNALZINHO DO MEU BAIRRO ANCHIETA ELOGIANDO O CEGONHA CARIOCA E A O MEU PRE-NATAL NA CLINICA,TUDO OCORREU BEM ATÉ QUE MINHA FILHINHA ESTÁ COM DOIS MESES E POR TER TIDO PROBLEMAS COM MEU SEIO ESQUERDO QUE DEU MASTITE NÃO ESTOU CONSEGUINDO AMAMENTÁ-LA E TIVE QUE COMPLEMENTAR COM MAMADEIRA DEVIDO A ISSO ELA NÃO ESTÁ MAS MAMANDO DIREITO, GOSTARIA DE CONTINUAR AMAMENTANDO MINHA FILHA POR SABER DA NECESSIDADE DELA COM ESSA ALIMENTAÇÃO POR FAVOR ME AJUDEM PARA ENSINÁ-LA A SUGAR DE NOVO MINHA MAMA, NÃO SEI MAIS PRA ONDE RECORRER, JÁ ESTIVE NA CLINICA, NO POSTO DE SAÚDE MAS TODOS ME AJUDAM, VOLTO PRA CASA E ELA NÃO PEGA MINHA MAMA ESQUERDA, MAMA A DIREITA MAS TEM HORAS QUE REJEITA, GOSTARIA DE APROVEITAR ENQUANTO ELA AINDA PEGA MINHA MAMA, ME AJUDEM PRECISO CONTINUAR AMAMENTANDO MINHA FILHA. TEL: 3358-3780 / 8516-1843 marcia-cfsantinha@hotmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: