O gostoso desafio de amamentação do filho adotado

A dificuldade deste processo não é a recuperação da produção de leite, senão conseguir que o lactente succione de uma mama sem leite. Com este objetivo pode-se gotejar leite sobre a região da aréola quando o lactente inicia a amamentação por meio de um conta-gotas. Outra possibilidade, melhor, é oferecer leite por meio de uma sonda que por um lado está conectada à um recipiente com leite e sua outra extremidade é introduzida na boca do lactente junto com o mamilo, de tal maneira que ao mamar, o lactente obtém leite da sonda e por sua vez desencadeia os reflexos de produção e ejeção do leite. Há suplementadores importados e caros no comércio, porém podem ser montados facilmente com um copo comum e uma sonda (oro ou naso gástrica) fina ou um finíssimo tubo de plástico.

http://aleitamento.med.br/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=311&id_subcategoria=4

http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=684&id_subcategoria=14

Isto mesmo que vocês estão pensando, uma mãe que acaba de adotar um recém-nascido pode tentar amamentá-lo, caso deseje, esteja disponível e tenha apoio de profissional de saúde capacitado na técnica de “lactação adotiva” ou de “indução ao aleitamento materno”.

Mesmo sem o estímulo prévio dos hormônios da gestação, uma mulher pode chegar a produzir leite através do método para a reindução da lactação. Este processo exige grande motivação por parte da recém mãe e apoio profissional constante. Este esforço é amplamente recompensado ao oferecer à mãe adotiva a grata experiência de amamentar seu filho, não sendo mesmo difícil chegar ao aleitamento exclusivo.

Na mulher com a amamentação induzida, a mama não experimenta as transformações mamárias próprias da gestação, o que resulta um mamilo não pigmentado, mais sensível, podendo irritar-se facilmente. O ideal, então é que este mamilo e esta aréola sejam preparados com exercícios e banhos de sol. No caso da nova mãe haver amamentado antes, pode-se observar a presença de leite já nos primeiros 7 dias; se é sua primeira experiência, este aparece em geral durante a segunda semana, dependendo de quantas vezes o lactente é colocado ao seio para estimulá-lo. Nas mães adotivas a produção de leite segue aumentando ainda até o sexto mês. A maioria destas mulheres consegue amamentar seus filhos adotivos com seu leite pelo menos a metade das suas necessidades. Na lactação adotiva, o essencial para produzir leite, é o estímulo freqüente da mama, que pode aumentar com a ordenha manual ou pelo emprego de adequadas bombas elétricas de extração. O estímulo da sucção aumenta os níveis de Ocitocina e Prolactina na mulher e como efeito secundário podem ser observadas irregularidades ou ausência de menstruação, o que comprova que o processo está indo bem. Usamos alguns medicamentos que aumentam a prolactina como os antagonistas da Dopamina – Fator de Inibição da Prolactina. Também temos uma boa experiência com algumas substâncias homeopáticas.

A dificuldade deste processo não é a recuperação da produção de leite, senão conseguir que o lactente succione de uma mama sem leite. Com este objetivo pode-se gotejar leite sobre a região da aréola quando o lactente inicia a amamentação por meio de um conta-gotas. Outra possibilidade, melhor, é oferecer leite por meio de uma sonda que por um lado está conectada a um recipiente com leite e sua outra extremidade é introduzida na boca do lactente junto com o mamilo, de tal maneira que ao mamar, o lactente obtém leite da sonda e por sua vez desencadeia os reflexos de produção e ejeção do leite. Há suplementadores importados e caros no comércio, porém podem ser montados facilmente com um copo comum e uma sonda (oro ou naso gástrica) fina ou um finíssimo tubo de plástico.

Nestes casos devem-se controlar de forma periódica, as evacuações, diurese e o peso do lactente, para reduzir o suplemento de forma progressiva até suspendê-lo quando a mãe recupere sua produção de leite.

É fundamental que as mães adotivas aumentem sua ingestão calórica, já que elas não contam com a reserva de gordura que a puérpera geralmente apresenta, para cobrir os requerimentos energéticos da produção de leite.

Vale à pena tentar!

Publicado originalmente no www.aleitamento.com em 25/3/2003

Autor: Marcus Renato de Carvalho

Data: 30/4/2007

retirado de:  http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=3&id_artigo=1487&id_subcategoria=4


Como acontece o Processo da Lactação Adotiva?

O processo consiste em colocar o bebê no peito para sugar fixando uma sonda próximo ao mamilo todas as vezes que este for alimentado. A outra extremidade da sonda é mergulhada num recipiente contendo leite artificial. A medida que a criança suga ela estimula a produção láctea e se alimenta. Quando a mama começar a produzir leite, o volume de leite oferecido é lentamente diminuído. Durante todo processo há o acompanhamento da evolução clínica da mãe e do bebê.
O PRAMAMA, Programa de Aleitamento Materno: Acolhendo Mães Adotivas, foi desenvolvido pelo Banco de Leite do Hospital Maternidade Interlagos, (011) 5669-1891


Localização do Hospital:
R:Leonor Alvim N°211 – Interlagos
CEP: 04802-190 – São Paulo – SP
Fone: (11) 5666-0222 Fax: 5666-5300

http://www.hminterlagos.com.br/banco_leite/pramama.htm


DICAS DE AMAMENTAÇÃO PARA MÃES ADOTIVAS

Uma mulher pode produzir leite mesmo depois de parar de amamentar?
Sim. É possível! Fazer massagens no peito, colocar compressas mornas e utilizar a técnica de relactação ajuda muito. No entanto, o maior estímulo para a produção do leite vem da sucção da boca do bebê. Por isso, mães que passaram por essa experiência ofereciam o peito muitas vezes por dia, de oito ou mais.

Será que eu consigo?
Como em qualquer situação de amamentação, a conquista está relacionada ao desejo de amamentar e também à persistência e ao apoio. Tudo isso depende da mãe e das pessoas que estão mais próximas dela: familiares, companheiros, amigos e outras mães que já passaram pela experiência Trocar idéias com todos os envolvidos ajuda bastante. A tranqüilidade e o estado emocional também influenciam.

Como fazer a relactação?
As técnicas de relactação ou de lactação adotiva podem ser utilizadas e adaptadas a cada caso.
A forma mais freqüente de lactação é o uso de sonda nasogástrica nº 4 ou 6 com a extremidade cortada e arredondada (abaulada pelo fogo) para não machucar a boca do bebê. A ponta da sonda fica junto ao bico o peito (pode ser presa com uma fita crepe) e a outra ponta da sonda é mergulhada no leite. O leite pode estar em uma seringa, copinho ou qualquer vasilha limpa.
O recipiente que contém o leite deve estar em local mais alto do que o peito. Assim, a sonda se enche e leva o leite até a ponta que está junto ao bico, chegando à boca da criança que está mamando. Pode-se então abaixar o recipiente para forçar a sucção. Se o líquido estiver na seringa, basta comprimir o êmbolo devagarzinho.

Qual leite oferecer ao bebê?
O leite humano é o melhor alimento para os bebês. Se possível, oferecer leite humano ordenhado. Se não, pode-se oferecer leite de algum outro animal adaptado, como os das fórmulas para recém-nascidos.

Quando a mãe volta a produzir seu próprio leite?
Ao mesmo tempo que mama o peito, o bebê vai recebendo o alimento e estimulando a produção da mãe. Com o passar dos dias, a mãe volta a produzir seu próprio leite, em quantidades cada vez maiores. Assim, pode-se reduzir a quantidade administrada pela sonda.

Meu leite será suficiente?
Famílias, mães e crianças são únicas. Algumas mães conseguem abandonar o uso da sonda rapidamente. Outras passam toda a amamentação do filho utilizando a técnica. Em amamentação, não existem soluções certas ou erradas.

Cada pessoa deve encontrar seu caminho. Pela nossa experiência, observamos que uma das coisas mais importantes em todo esse processo é receber apoio e solidariedade.
_________________
DEUS NÃO PROMETE ME LIVRAR DO SOFRIMENTO,MAS PROMETE QUE PASSARÁ POR ELE COMIGO.
Obtido de:
http://www.e-familynet.com/phpbb/dicas-de-amamentaco-para-as-mes-adotivas-vt110632.html

——-

TESTEMUNHO DE UMA MAMÃE ADOTIVA
Retirado de: http://forum.apfertilidade.org/phpBB2/viewtopic.php?t=9214&sid=7939635ebc506255a2e351982c22ffa4

BeatrizSilva
Registrado em: 17 Out 2007
Mensagens: 2
MensagemColocada: Qua Out 17, 2007 1:27 pm Assunto: E possivel amamentar um bebe adoptado – testemunho

Ola a todas,Esta e a primeira vez que participo neste forum, mas gostaria muito de partilhar convosco a minha experiencia.Adoptei uma bebe com apenas 4 meses de idade e estou a amamenta-la em exclusivo com leite meu. Tudo isto foi possivel devido a ajuda de uma das voluntarias do sos amamentacao. Nunca pensei que fosse possivel uma mulher ter leite sem passar por todo o processo de gravidez, mas e possivel.
Comecei a estimular os seios de duas em duas horas durante 7 minutos em cada mama, ao fim de 2 semanas comecei a ter umas gotinhas de leite. Continuei com a estimulacao e ao fim de 3 semanas ja tinha imenso leite. Tenho a bebe comigo a cerca de 2 semanas e e alimentada exclisuvamente do meu leite.
Aconcelho a todas as maes que pensam adoptar, sao momentos unicos e que reforcam ainda mais o amor que se sente pelo nosso bebe.Bjs a todas e tudo de bom,
BeatrizSilva

———–
Sites e Blogs Interessantes:

  • PUC – Manual de Relactação
  • Blog sobre a Prática da Relactação
  • Manual Explicativo Completo sobre Amamentação e Massagens
  • Comunidade Alimentação e Saúde Infantil no orkut
  • Mães, filhos, refluxo etc. e tal
  • Pequeno Guia Pratico para Mães sem Prática
  • 46 Respostas to “Amamentação Adotiva”

    1. fabiana said

      daqui a 3 meses nasce o meu filho adotivo, tenho muita vontade de mamamenta-lo, gostaria de mais informações sobre o assunto.

    2. fabiana said

      Olá fabi, também me chamo fabiana, e por conhecidencia tambem acho q vou adotar um bebe q vai nascer daqui uns 3 meses,e também,morro e vontade de amamentar e queria q foce da maneira mais natural possivel, quando vc tiver alguma novidade manda pra mim e q DEUS t abnçoe muito!!! bjo!!!

    3. lenynolasco said

      oi eu gostaria de saber qual o tipo de massaem de devo fazer no seio.

      • Ola Leny, As massagens que conheço são da seguinte forma: As massagens são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia. As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio.

        Só não entendi se você está adotando um bebê ou está apenas estimulando a lactação de um parto recente?
        Beijinhos,
        Ana

    4. Carla said

      Olá. Meu nome é Carla e meu bebê adotivo nascerá no mês que vem. Iniciei a estimulação das mamas com uma bombinha de tirar leite manual e 1 comprimido de peridal 2x ao dia. Ainda é cedo, eu sei, mas tenho fé que daqui algumas semanas já terei leite. Engraçado é que sinto minhas mamas quentes depois do uso da bomba tira leite. Dói um pouco mas já vejo um liquidozinho claro saindo. Alguém sabe se o comço é assim mesmo?
      Obrigado.
      Boa sorte a todas!

    5. FABIANA said

      Olá gente boa tarde olha estou muito feliz pois daqui a 3 meses vai nascer meu filho Kaio…
      ele será um menino muito amado por mim e pelo pai e pelos tios e tias e pelos primos e tds em fim
      Eu depois de tentar engravidar por 8 anos e não consegui decidi adotar.. ele é a minha razão de viver e estava lendo sobre amamentação adotiva e ameii
      e eu quero muito pode amamentar meu filho com meu proprio leite… alguem pode me explicar melhor sobre esse assunto….

    6. Adriana Oliveira said

      Oi,
      acabei de ler todas as dicas para que eu possa amamentar e fiquei realmente feliz.
      A minha filha adotiva Rafaella irá nascer em julho acredito que estou tão anciosa como uma gravida de verdade sendo assim quero saber quando posso começar esse processo de induzir o leite materno, quantos meses antes da minha bebê nascer eu começo? Aguardo a resposta de voces. Um bjo a todas as mamães!!!

    7. Debora Demarque said

      Gostaria de saber como essas mães adotivas já têm uma previsaõ de quando terão seu bebê adotivo com elas, pois, venho tentando adotar um bebê já há algum tempo e nunca consigo, se possível me dêem alguma dica, sou do estado de MG.

    8. Alessandra said

      Olá gostara de informação da formula do estrato ou tintura de algodoeiro para produzir mais leite materno. por favor se alguém souber me envie preciso mandar manipular .

    9. Luciana said

      Olá!
      Amei as matérias do site.
      Estou prestes a voltar ao trabalho e tenho muito medo da minha bebê não aceitar mais o peito… pois meu trabalho é em período integral e bem longe de casa.
      Podem me dar dicas de como evitar o desmame?
      Abraços com carinho.
      Luciana.

    10. darleane said

      ola minha cunhada esta gravida e nao pode amamentar porque ela fez uma reduçao de mama muinto grande eu nao posso ter filhos por que tirei o utero a um anao por causa do mioma ela quer que eu amamente obebe sera que e possivel me ajudem obigado.

    11. Quemelly said

      OI.GALERA.EU.TENHO.UMA.FILHA.RECEM.NACIDA.EU.DEI.PARA.ELA.O.LEITE.PROPRIO.DO.MEU.PEITO.EU.COMPREI.UM.TIPO.DE.UMA.SONDA.E.UM.POUCO.CARO.BJOOS.TCHAU

    12. Carla said

      Então, gente, há dois anos eu escreví meu post…tá lá em cima, meu nome é Carla. Eu tentei, tentei, tentei tudo que vocês possam imaginar, mas não conseguí….mas fica a esperança para todas as mamães. Espero que vocês tenham mais sorte do que eu tive…Um beijão

    13. lais said

      ola irei adotar uma linda menininha que chamara Laura comecei a fazer asa massagem e saiu um pequenino liquido amarelo escuro issso significa alguma coisa….?????kissss

    14. ALINE said

      OLÁ, MENINAS MEU BEBÊ ADOTIVO IRÁ NASCER EM SETEMBRO E EU AMEI SABER Q VOU PODER AMAMENTAR. VOU FAZER TUDO Q ME FALAREM. ALGUEM PODERIA ME INDICAR ALGO PARA EU TOMAR, PARA ESTIMULAR A PRODUÇÃO DO LEITE?

      • alessandra ramos said

        Vc pode tomar tintura de algodoeiro e tintura de alfafa compra em loja de produtos naturais ou em farmácia de manipulação eu tomo 60 gotas de cada e é ótimo já sinto os efeitos e vc tem que estimular com a bombinha de sucção 8 vezes ao dia e boa sorte meninas.

    15. alessandra ramos said

      .quanto antes vc tomar melhor por que o organismo começa a se preparar durante toda a gravides e como nos não passamos pela gravidez temos que nos preparar o máximo possível.

    16. catia solange said

      meu nome é catia,estou no processo de adoção e minha duvida é:quando vou começar a preparar o peito pra chegada do bebê uma vez que não sei quanto tempo vai demorar,por favor alguem me ajude,obrigado.

    17. ALESSANDRA said

      VOCÊ PODE DEIXAR O BEBE CHEGAR E COMEÇARA FAZER.

    18. werlyzia said

      ja sou mae de dois rapaz,mais agora vou adotar um recem-nascido e gostaria de poder amamenta-lo como faço para reproduzir o leite materno falta dois meses para minha filha chegar mim ajude por favor

      • Gabrielavet said

        meu nome é gabriela tambem gostaria de adotar uma menina recem nascida sou de sc como voce conseguiu a adoçao por favor me ajude!!

    19. ALESSANDRA said

      Comesse a tomar tintura de algodoeiro e de alfafa 1 vez ao dia para mim deu certo 60 gotas de cada uma e quando faltar um més faça estimulação com a maquininha de tirar leite do peito 8 vez ao dia . Tome 4 litros de água por dia ajuda muito chazinho de camomila por água também é bom.
      e quando o bebe chegar faça a estimulação com a sonda nasogástrica nº 4 em todas as mamadas como em cina na internet é muito fácil. boa sorte.

    20. Olá Boa noite, vou ser mae do coração em agosto e gostaria muit de amamentar meu príncipe! Ja comecei a tomar uma vez ao dia o plasil e fazer massagem, ja esta saindo umas gotas igualzinho soro.Alguem que também é mãe do coração conseguiu amamentar seu bebe? me ajudem!!

    21. ALESSANDRA said

      SIM VC CONSEGUE TOME TAMBÉM TINTURA DE ALGODOEIRO E TINTURA DE ALFAFA E É SÓ ESPERAR. BOA SORTE.

    22. ALESSANDRA said

      Bom dia! o que eu tomei foi extrato de algodoeiro e extrato de alfafa 60 gotas por dia e fazer estimulação com a maquina por no minimo de 8 vezes ao dia tomar muita água
      .

    23. ludimilla said

      Muito interessante! Não sabia desse processo de amamentação até conhecer este site.

    24. Maria said

      UMA BEBÉ PARA ADOPTAR DURANTE 15 DIAS, CHEGA PARA FAZER O LEITE APARECER TOMANDO ESSAS GOTAS QUE DIZ? ME RESPONDA PARA EMAIL

    25. Gabriele Oliveira Machado said

      Vou Ser Mamãe Adotiva, Gostaria De Saber Se Poderia Pegar O Leite Materno Em Um Banco de Leite Proximo, Pois Falta 2 Semaninhas Para Minha Pequena Kendall Nascer. Dei-Me Dicas, Pois Não Sei Em que Recipiente Ou Se Vou Poder Pegar E Por Em Qualquer Lugar, Tambem Não Sei A Quandade Colococar Caso Eu Pegar Leite Doado. Outra, Caso For Usar A Foma Com A Sonda, Então, Meu Bico Dos Seios São Para Dentro. ME AJUDE!!!
      Obrigada

    26. Mônica Gregório said

      Bom dia. Minha filha do coração vai nascer no início de setembro. Já tinha ouvido falar sobre poder amamentar mesmo sem ter engravidado e fiquei muito feliz. Fiquei uns tres anos com minha prolactina irregular, meses alta, meses baixa, não era muito alem do normal, mas tive que tomar dostinex durante dois anos para fazer uma fertilização, que não deu certo. Minha pergunta é: será que o uso do medicamento citado atrapalha, mesmo fazendo a estimulação de forma adequada( sendo a 8 meses a prolactina esta quase normal e não tomo mais o dostinex)?
      Obrigada.
      Mônica Gregório

    27. Thálytta said

      Gente desculpe estar invadindo o universo de vcs sobre adoção,mas estou desesperada e preciso de ajuda. Tive minha bb hå 28 dias e não estou produzindo leite,ela esta mamando formula,tenho usado bomba manual e tentado coloca-la pra mamar,ela não suga só chora,faço massagem do meu jeito preciso aprender a massagear,faço compressa quente. Aqui os médicos nào apoiam a mãe que quer amamentar só dizem q é normal pra eu deixar pra lá. Mas lutei MUUITO pra engravidar e sempre sonhei em amamentar. pPELO AMOR DE DEUS ME AJUDEM. Me add no face meu email não abre mais. Thálytta Mendonça

    28. erica said

      Oi fiquei surpresa em ver iso … ate pork to adotando uma bebe recem nacida …mas nunca tive filhos sera k poso amamentar juntaria leite

    29. angelica said

      Olá sou nova aki e gostaria de saber como foi o processo de adoção de vcs pois quero muito adotar um bebê tenho uma filha de 9 anos mais não consigo mais engravidar me ajudem por favor.

    30. QUERO ADOTAR UMA GAROTINHA

      Olá , meu nome é Cristina França, tenho 44 anos e eu e meu marido queremos muito adotar uma garotinha recém nascida. Ouço falar e leio muito sobre várias mamães grávidas que desejam doar seus bebês por motivos particulares . Se vc é uma dessas mães e mora em Salvador/Ba, entre em contato conosco. Deixo claro que pensamos em uma adoção consensual, dentro de todos os trâmites legais que envolvem uma adoção.
      Somos de Salvador/Ba.
      Já somos habilitados.

      (71) 8866-7233 – Cristina
      (71) 8811-7707 – Angelo (marido)
      cristinasfranca@gmail.com

    31. Adorei as dicas,meu filho do coração vai nascer em agosto/2015,farei tudo para amamentar acredito que já deu certo;Deus está me dando a chance,de ser mãe de leite e do coração;mãe biológia agoara é Detalhe.Abs.Reni*

    32. […] também as mães adotivas poderão amamentar seus bebês adotados! E, neste caso, o aleitamento materno vai muito além da […]

    33. […] também as mães adotivas poderão amamentar seus bebês adotados! E, neste caso, o aleitamento materno vai muito além da […]

    34. Reni Aparecida Couto said

      Meu sonho de ser Mãe de coração, foi adiado por desistência da mãe biológica, continuo na luta para 01 adoção de um Bebê e ou até(01 ano e 11 meses); neste 2015 não foi possível, em 2016 sendo do meu merecimento, e da vontade de Deus creio nesta Grande Vitória.***

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: