Amamentação Adotiva

25 fevereiro, 2006

O gostoso desafio de amamentação do filho adotado

A dificuldade deste processo não é a recuperação da produção de leite, senão conseguir que o lactente succione de uma mama sem leite. Com este objetivo pode-se gotejar leite sobre a região da aréola quando o lactente inicia a amamentação por meio de um conta-gotas. Outra possibilidade, melhor, é oferecer leite por meio de uma sonda que por um lado está conectada à um recipiente com leite e sua outra extremidade é introduzida na boca do lactente junto com o mamilo, de tal maneira que ao mamar, o lactente obtém leite da sonda e por sua vez desencadeia os reflexos de produção e ejeção do leite. Há suplementadores importados e caros no comércio, porém podem ser montados facilmente com um copo comum e uma sonda (oro ou naso gástrica) fina ou um finíssimo tubo de plástico.

http://aleitamento.med.br/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=311&id_subcategoria=4
http://www.aleitamento.com/a_artigos.asp?id=x&id_artigo=684&id_subcategoria=14

 

Como acontece o Processo da Lactação Adotiva?

 O processo consiste em colocar o bebê no peito para sugar fixando uma sonda próximo ao mamilo todas as vezes que este for alimentado. A outra extremidade da sonda é mergulhada num recipiente contendo leite artificial. A medida que a criança suga ela estimula a produção láctea e se alimenta. Quando a mama começar a produzir leite, o volume de leite oferecido é lentamente diminuído. Durante todo processo há o acompanhamento da evolução clínica da mãe e do bebê.
O PRAMAMA, Programa de Aleitamento Materno: Acolhendo Mães Adotivas, foi desenvolvido pelo Banco de Leite do Hospital Maternidade Interlagos, (011) 5669-1891


Localização do Hospital:
R:Leonor Alvim N°211 – Interlagos
CEP: 04802-190 – São Paulo – SP
Fone: (11) 5666-0222 Fax: 5666-5300

http://www.hminterlagos.com.br/banco_leite/pramama.htm


DICAS DE AMAMENTAÇÃO PARA MÃES ADOTIVAS

Uma mulher pode produzir leite mesmo depois de parar de amamentar?
Sim. É possível! Fazer massagens no peito, colocar compressas mornas e utilizar a técnica de relactação ajuda muito. No entanto, o maior estímulo para a produção do leite vem da sucção da boca do bebê. Por isso, mães que passaram por essa experiência ofereciam o peito muitas vezes por dia, de oito ou mais.

Será que eu consigo?
Como em qualquer situação de amamentação, a conquista está relacionada ao desejo de amamentar e também à persistência e ao apoio. Tudo isso depende da mãe e das pessoas que estão mais próximas dela: familiares, companheiros, amigos e outras mães que já passaram pela experiência Trocar idéias com todos os envolvidos ajuda bastante. A tranqüilidade e o estado emocional também influenciam.

Como fazer a relactação?
As técnicas de relactação ou de lactação adotiva podem ser utilizadas e adaptadas a cada caso.
A forma mais freqüente de lactação é o uso de sonda nasogástrica nº 4 ou 6 com a extremidade cortada e arredondada (abaulada pelo fogo) para não machucar a boca do bebê. A ponta da sonda fica junto ao bico o peito (pode ser presa com uma fita crepe) e a outra ponta da sonda é mergulhada no leite. O leite pode estar em uma seringa, copinho ou qualquer vasilha limpa.
O recipiente que contém o leite deve estar em local mais alto do que o peito. Assim, a sonda se enche e leva o leite até a ponta que está junto ao bico, chegando à boca da criança que está mamando. Pode-se então abaixar o recipiente para forçar a sucção. Se o líquido estiver na seringa, basta comprimir o êmbolo devagarzinho.

Qual leite oferecer ao bebê?
O leite humano é o melhor alimento para os bebês. Se possível, oferecer leite humano ordenhado. Se não, pode-se oferecer leite de algum outro animal adaptado, como os das fórmulas para recém-nascidos.

Quando a mãe volta a produzir seu próprio leite?
Ao mesmo tempo que mama o peito, o bebê vai recebendo o alimento e estimulando a produção da mãe. Com o passar dos dias, a mãe volta a produzir seu próprio leite, em quantidades cada vez maiores. Assim, pode-se reduzir a quantidade administrada pela sonda.

Meu leite será suficiente?
Famílias, mães e crianças são únicas. Algumas mães conseguem abandonar o uso da sonda rapidamente. Outras passam toda a amamentação do filho utilizando a técnica. Em amamentação, não existem soluções certas ou erradas.

Cada pessoa deve encontrar seu caminho. Pela nossa experiência, observamos que uma das coisas mais importantes em todo esse processo é receber apoio e solidariedade.
_________________
DEUS NÃO PROMETE ME LIVRAR DO SOFRIMENTO,MAS PROMETE QUE PASSARÁ POR ELE COMIGO.

Obtido de:
http://www.e-familynet.com/phpbb/dicas-de-amamentaco-para-as-mes-adotivas-vt110632.html

——-

TESTEMUNHO DE UMA MAMÃE ADOTIVA

Retirado de: http://forum.apfertilidade.org/phpBB2/viewtopic.php?t=9214&sid=7939635ebc506255a2e351982c22ffa4

BeatrizSilva
Registrado em: 17 Out 2007
Mensagens: 2     
MensagemColocada: Qua Out 17, 2007 1:27 pm Assunto: E possivel amamentar um bebe adoptado – testemunho

Ola a todas,Esta e a primeira vez que participo neste forum, mas gostaria muito de partilhar convosco a minha experiencia.Adoptei uma bebe com apenas 4 meses de idade e estou a amamenta-la em exclusivo com leite meu. Tudo isto foi possivel devido a ajuda de uma das voluntarias do sos amamentacao. Nunca pensei que fosse possivel uma mulher ter leite sem passar por todo o processo de gravidez, mas e possivel.
Comecei a estimular os seios de duas em duas horas durante 7 minutos em cada mama, ao fim de 2 semanas comecei a ter umas gotinhas de leite. Continuei com a estimulacao e ao fim de 3 semanas ja tinha imenso leite. Tenho a bebe comigo a cerca de 2 semanas e e alimentada exclisuvamente do meu leite.
Aconcelho a todas as maes que pensam adoptar, sao momentos unicos e que reforcam ainda mais o amor que se sente pelo nosso bebe.Bjs a todas e tudo de bom,
BeatrizSilva

———–
Sites e Blogs Interessantes:

  • RELACTACAO – Tudo explicadinho em detalhes
  • Blog sobre a Prática da Relactação
  • Manual Explicativo Completo sobre Amamentação e Massagens
  • PUC – Manual de Relactação
  • Amamentacao Mista e Relactacao
  • Mães, filhos, refluxo etc. e tal
  • Dicas para Amamentacao de Maes Adotivas
  • Comunidade Alimentação e Saúde Infantil no orkut
  • Anúncios

    46 Respostas to “Amamentação Adotiva”

    1. SIDINEIA SIQUEIRA said

      Qual o numero da sonda, 8 ou 10? As que eu tenho são descartáveis, eu posso esterelizar para reutilizar? Minha filha ainda não chegou mas quero estar com tudo pronto. Já amamentei por 2 anos cada um dos dois filhos que tenho. Um está com 7 a e outro com 11 a.

    2. Ana said

      Sidnéia Querida,

      Desculpe a demora em responder. Estou com alguns problemas de saúde na família e por isso estou acessando muito pouco meus e-mails…
      Mas enfim, eu utilizei sonda DESCARTÁVEL N°04 e reutilizava a mesma por mais ou menos uma ou duas semanas, lavando todo dia. Se ela ficasse seca ou rígida antes deste tempo eu também trocava. Comecei utilizando a seringa com a sonda, mas como dava muito trabalho ter que ficar repondo o leite na seringa várias vezes acabei adaptando uma mamadeira. Fiz umas fotos com o esquema se por ventura te interessar me escreve que te mando por email. Ok?
      Desejo de todo o coração ricas bençãos e que tudo corra bem com vc e sua filhinha. Parabéns por ter um coração tão grande e cheio de amor e ser essa mulher de fibra. Tenho certeza que vc terá uma experiência sem igual com sua nova filhinha.
      Me escreva contando, vou adorar saber!!

      Beijinhos amiga, estarei torcendo por você, Ana

      • Euzilane da Silva Viegas said

        Ana, meu nome é Euzilane e estou para adotar um bebê que irá nascer no final do mês de junho. O meu grande é poder amamentá-lo, fiquei encantada com sua experiência.
        Gostaria de receber as fotos que você fez mamentando o seu bebê.
        Aguardo ansiosa pelas fotos e mais detalhes de sua experiência.
        grata,
        Euzilane
        euzibaeta@click21.com.br

      • Hellen said

        Ana,
        Estou tentando adptar a sonda na minha filha porem tenho muitas duvidas, meu problema é que tenho muito pouco leite e a Sophia nao esta engordando o soficiente somente com o leite materno, porem para nao perder a amamentaçao queria tentar a sonda
        Entao se possivel por favor me ajude me enviando como devo fazer com a sonda.
        Deus abençoe
        Hellen

    3. LANA said

      boa noite, gostaria de comprar ou de saber como vc fez essa sonda?
      muita obrigada

    4. Olá Lana,

      Eu comprei essas sondas em farmácias que vendem produtos médicos. Pode ser “Sonda Nasogástrica” ou “Sonda Uretral”. Qualquer uma das duas servem. As sondas de “numero 4” são melhores porque não permitem que saia leite demais a ponto de engasgar o bebê. Elas são sondas simples, em alguns casos até mesmo nas farmácias comuns a gente consegue encontrar.
      No caso da mamadeira que eu adaptei, eu cortava a sonda em pedaços de mais ou menos uns 8cm de comprimento. E encaixava uma das pontas da sonda dentro do bico da mamadeira. Ai era só colocar a outra ponta em cima do peito e colocar ambos na boca do bebê. O único incoveniente é que vc tem que ficar de olho para o bebê não engulir a sonda (já que ela está cortada e apenas encaixada no bico da mamadeira), mas no meu caso foi menos trabalhoso assim…
      Beijinhos, e tudo de bom, Ana.

    5. silene santos said

      Olá, tenho quarenta anos e a minha filha mais nova tem 18. Tenho problemas q não me possibilitam engravidar novamente, daí resolvi partir para adoção. Eu e o meu marido esperamos anciosos o momento da chegada do Caliel, e pretendo amamentar. Por eu já ter uma idade avançada, seria possível a realização deste sonho?

    6. Oi Silene,

      Parabéns pelo lindo gesto da adoção. Espero que o Caliel venha alegrar ainda mais teu terno coração.
      Acho que a idade não tem muito haver nesta situação já que isto tem mais haver com tua situação emocional e desejo. E pelo visto vc deseja muito não é mesmo?! : )
      As estatísticas dizem que é alto o índice de mães adotivas que conseguem amamentar seus filhinhos. Basta vc estimular bastante os seios. Vc pode ler acima o testemunho prático da “Beatriz Silva” que conta sua história de êxito na amamentação de sua filhinha adotiva.
      Já li em vários lugares que inclusive se vc amamentou sua filha mais velha (anteriormente) o processo fica mais facilitado. Não sei se esse foi teu caso? Mas independentemente disso há muitos relatos de mamães de primeira viagem que adotaram seus bebês e também tiveram êxito.
      Que Deus te abençoe e que logo, logo, vc volte aqui pra nos contar a sua história também.
      Beijinhos, Ana.

      Ps: Vc já se informou no banco de leite mais próximo de sua cidade a respeito do processo de estimulação? É sempre bom ter um auxílio próximo para nos auxiliar : )
      Beijinhos, Ana.

    7. Ana Carolina said

      Ola, Eu vou criar a minha afilhada, pois a sua mão faleceu, e sera como a minha filha, pois mesmo por eu ter apenas 15 anos e meu grande sonho ser mãe. Estou me preparando e queria muito amamenta-la, pensei que não fosse possivel, mais estou vendo que é sim!! e Estou feliz. No relato da beatriz,ela comenta que estimulou antes de adotar,como eu posse estimilar sem ter o bebe? Obrigada

    8. Oi Ana Carolina,

      Parabéns por você já ser tão madura e responsável apesar de sua pouca idade (apenas 15 anos). De coração desejo a você que Deus te abençoe muito e que sua nova filha (afilhada) encha sua vida de alegria.

      Quanto ao estímulo antes de ter o bebê consigo, geralmente as mamães utilizam aquelas bombinhas de retirar leite. Pode ser as manuais ou até mesmo as elétricas. Dizem algumas mamães que utilizaram a elétrica que o processo é mais dolorido. Mas eu confesso não saber a diferença pois utilizei apenas a manual que vende em farmácias.
      Há também algumas massagens que na realidade são realmente muito úteis para a estimulação e não tão doloridas. As massagens de estímulos são realizadas ao redor do bico do peito, como se o bebê estivesse mamando. Molhar o peito em água morna também auxilia para a realização das massagens.

      “As massagens também são simples de serem feitas e bastante indicadas pelos médicos. Segure o seio com as duas mãos, uma de cada lado, e faça uma pressão da base até o bico, como se fosse uma ordenha. Repita o movimento cinco vezes com delicadeza, mas com energia. Depois, faça o mesmo com uma mão em cima e uma embaixo do seio. Esse procedimento ajuda na “descida” do leite e pode ser repetido uma ou duas vezes por dia.
      As mulheres com o bico do seio invertido devem fazer uma massagem específica para estimular a saída do bico para fora. Muitas vezes, durante a gestação ele sai naturalmente, caso isso não ocorra, a gestante deve fazer a seguinte massagem: segure a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rode os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio.
      Retirado de: http://guiadobebe.uol.com.br/amamentacao/preparando_os_seios_para_amamentar.htm

      Com o mamilo estimulado e macio, a boca do bebê se encaixa direitinho e a amamentação flui.

      Me lembro que na época encontrei um site com fotos mostrando como as massagens deveriam ser realizadas, mas não anotei e não lembro ao certo. Vou dar uma procurada assim que conseguir coloco o link aqui nos “Sites Interessantes” ou em uma página só pra ele.

      Beijinhos, Ana

    9. Adriany Storch said

      Casei faz dois anos, meu marido e eu fizemos de tudo para haver uma gravidez até descobrir que meu marido tem problemas hormonais. Optamos pela adoção em novembro deste anos adotaremos uma menina, Lara Yumi. Moro ao lado da casa de meus pais, eles ja adotaram 02 meninos, um chegou com 02 dias de vida, diego, e agora ja tem 7 anos e o outro, david, foi uma beção que chegou aos 02 meses de vida e agora ja tem 02 anos. meus irmãos são aminha vida. Agora é a minha vez , estamos todos anciosos, mas tenho medo de não conseguir amamentar… ja li artigos sobre esses assuntos e apesar de estar com medo confio muito em Deus e tenho certeza que Ele vai me ajudar. Parabens pelo site.. gostei muito… Meu marido e eu não vamos adotar uma crianças…. ela vai nos adotar…

      • Adriany Querida,

        Parabéns pela iniciativa da adoção e pelos seus dois irmãozinhos.
        Imagino que a Lara já tenha chego e faço votos de que ela venha aumentar ainda mais a alegria de toda a família, principalmente de voces dois.
        As mamães sempre contam da alegria de ter um novo ser na família (independentemente de serem adotados ou biologicos), a grande diferenca é que eles fazem parte da familia e vem completar a felicidade da vida a dois. Eles transformam nossos sentimentos e fazem a gente se conhecer melhor e começar a ver o mundo com outros olhos…
        Quanto a amamentação espero que tudo esteja ocorrendo bem, e minha única dica é: tenha paciência e fique calma e sossegada, isso fará toda a diferença no transcorrer do processo. Não tenha pressa e não fique ansiosa tudo correrá bem!
        Por favor depois nos conte como está sendo a nova vida com a Lara por perto!

        Beijinhos, Ana

    10. BIANCA said

      Olá amigas tenho treze anos de casada e um sonho ser mãe , sonho este que estou realizando através da adoção, depois varios tratamentos sem resultados, DEus está nos mandando um lindo presente uma menininha para ser a nossa filha.
      Não CONSIGO DESCREVER para vcs o tamnho da minha emoção e do entusiasmo com a chegada da Eva Julia , e como estamos nos sentindo gravidos a amamentação não poderia faltar entrei no programa de estimulação no banco de leite da minha cidade, ela chegará em dezembro e eu já estou preparando meus seios para amamentala através da estimulação com a bomba eletrica.
      Gente é incrivél sinto minha filha tão proxima de mim que creio mesmo que é obra de Deus nas nossas vidas, essa mãe está sendo instrumento de Deus para a chegada do nosso presentinho.

      • Bianca querida,

        Deus te abençoe pela Eva Julia e que ela encha teu lar de alegria!!!
        Parabéns por ser uma mamãe tão dedicada e amorosa desde o início. Que Deus te abençoe e que você se complete com essa nova tarefa de ser mamãe.

        Beijinhos, Ana

    11. Patricia said

      Olá pessoal,

      Estou tentando adotar um bebe, e gostaria de amamentá-lo, então gostaria de saber quanto tempo preciso pra fazer a estimulação para amamentação.

      Patricia

      • Olá Patrícia,

        Parabéns pela sua decisão de adoção. E principalmente pelo seu carinho e cuidados anteriores à chegada deste pequeno ser que demonstram todo seu afeto e preocupação em amamentá-lo e transmitir amor através deste ato. Tenho certeza que vc ficará muito feliz e realizada com todo o processo.

        Quanto ao tempo que vc ficará amamentando, isso é muito relativo. Há mulheres que estimulam com leite artificial durante muito pouco tempo, e outras o processo é mais lento (como foi o meu caso). Mas independentemente o importante é estar próximo do bebê e o contato pele a pele que vc terá com ele.

        Boa Sorte, e qqr dúvida passe por aqui.

        Beijinhos, Ana

    12. Patricia said

      Olá pessoal,

      Estou de volta com novidades, minha bebê esta crescendo bem e é uma linda menininha. Ira se chamar Anna Beatriz. Eu já amo esta criança antes mesmo de ve-la nascer, espero que de tudo certo, estou aguardando no Senhor.

      Ela irá nascer em junho e gostaria muito de poder amamantá-la, então será que eu já tenho que ir vendo esta possibilidade ou só depois que ela nascer…Tem algum remédio que estimula a produção de leite…

    13. nida said

      ola estou com mesmo problema com amamentaçao estou para adotar uma linda menina e gstaria de dar de mamar e nao tenho resposta como posso fazer isso .Nuca fiquei gravida e gostaria de amamentar sem tomar remedio prque minha medica ginicolosgista me disse que mais tarde averia de ter problema devido ao remedio . Tem outro geito de fazer isso sem ajuda de remedio ? Como fazer ? por favor me responda sem me deixar nem uma duvida oBRIGADO QUEM ME RESPONDER A MARIA VITORIA AGRADESSE POR ESTE ATO DE COMPAIXAO E AMOR NIDA

    14. nida said

      gostariade saber se alguem ja amamentou seu bebe adotivosem ter tomado remedio para estimular pois minha medica nao receitou esse remedio porque mais tarde fara mal para mim . gostaria QUE ALGUEM ME RESPONDESSE A MINHA PERGUNTA POIS FALTA 2 MESES PARA A CHEGADA DA MARIA VITORIA E ESPERO COM A AJUDA DE {DEUS TODO PODEROSO} CONSEGUIR ESSA IMENÇA VITORIA POIS A 14 ANO SOU CASADA E NUNCA ENGRAVIDEI A CAUSA E ANCIEDADE ME TIROU ESSA DADIVA DE SER MAE MAS{DEUS ME DEU OUTRA MAIOR QUE E ESTA LINDA MEMINA QUE ME CURARA DESSE MAL E ME AJUDARA A SER MAE ME DANDO A OPORTUNIDADE ADOTAR ESSA LINDA JOIA QUE SE CHAMA MARIA VITORIA NIDA SUA MAE TE ESPERA ANCIOSA PRLA SUA CHEGADA TAO DESEJADA COMO O AR .

    15. nida said

      OLA a todos que ler meu comentario estou em grande desespero se alguem pode me ajudar tirando minhas duvida e me dando a chance de poder amamentar a minha pequena Maria Vitoria que apareseu num momento de grande dor .POIS a14 ano sou casada e desde meu primeiro ano de casadaja quis um filho mas a Anciedade me negou e tentou me tirar a ultima esperança que me faltava . Fui para adotar um menino que nao deu certo ,nao contia as lagrimas que sem perceber caiam em meu roto que so Deus sabia dizer o porque de tantas lagrimas. 12 dias trabalhando demadrugada aqual sou altonoma a mais de 8 anos fasso de tudo um pouco.E fazendo trufas para vender na segunda feira me bateu uma grande tristeza da falta de um filho e coloquei no meu carro um hino de uma amiga que avia me emprestado e na letra do hino disia assim [quem VER O GRENTE SORRINDO DERREPENTE PODE ATE PENSSAR QUE O GRENTE 24 HORAS VIVE SEM MOTIVOS PRA CHORAR A UMA DIFERENÇA QUANDO GRENTE ENFRENTA OS POBLEMA SEUS E QUE O GRENTE NAO CHORA PARA O MUNDO OUVIR ELE CHORA PRA deus
      SEU PLANTO NO CEU E OUVIDO E deus SI poe A REPONDER E MESMO QUE SEJA UM JEMIDO {DEUS SABE QUALQUER JEMIDO INTENDER] E LOGO O ESPIRITO SANTO FAZ O CORAÇAO CONSOLO SENTIR PORIÇO QUE O GRENTE SO CHORA PRA DEUS OUVIR QUEM CHORA PRA DEUS TEM RESPOSTA PORQUE DEUS NAO SUPORTA VER AS LAGRIMAS DE UM GRENTE E NAO AGIR CEU SE COMOVE NA HORA E VEM A ;; VITORIA;; QUE NAO A NO MUNDO QUEM POSSA IMPEDIR UMA LAGRIMA PRA DEUS E UMA FRASE QUE SO DEUS TEM O PODER DE INTEPLETAR QUE O GRENTE CHORA PRA ELE PORQUE SABE ELE E O UNICO QUE PODE CONSOLAR [ e ai que minha fe no mesmo momento me trouse a alecria de agreditar que comigo averi de acontecer um milagre a pos 3 dias recebi um telefonema me disendo de uma mulher de 5 meses que ja tinha 2 filho um casal e nao tinha condiçoes para ter esta criança pois era sosinha entao resolveu dar esta criança que esta em seu ventre o qual 4 dias depois soube que e uma linda e bela menina que se chamara [MARIA VITORIA]qual foi a minha ALEGRIA E ASSIM EU PUDI ENTENDER PORQUE A VIDA AVIA A TANTO TEMPO ME NEGADO UM FILHO DO MEU VENTRE PORQUE UM DIA PENSSARIA EM ADOTAR UM BEBE O QUAL HOJE ME ENCONTRO TECENDO ISSO A 2:15 DA MADRUGADA PARA RELATAR QUE VALE A PENA TER ESPERADO 14 ANO PARA QUE TUDO ISSI PUDESSE ACONTECER A 2 MESES ESTOU FAZENDO SEU ENXOVAL E A COISA MAIS SUBLIME QUE DEUS NOS RESERVOU PARA QUE POSSAMOS TER NESTE MUNDO TAO INGRATO MUITO DIAS E ANOS DE MUITA FELICIDADES [QUERO COMPARTILHAR COM TODOS VCS QUE POR CURIOSIDADE COMEÇOU A LER ESSE EMIL ISSO FOI DEUS QUE ME FEZ TODO ESSE BEM ] OBRIGADO DEUS PORTER ME DADO UM ABRAÇO E DE TER SECADO TANTAS LAGRIMAS QUE NESSES ANOS TODOS DERRAMEI QUE ERAO LAGRIMAS DE TRISTEZA HOJE SAO LAGRIMAS DE MUITA ALEGRIA POR DEUS TER SE LEMBRADO DE MIM E SE VC TEM TAMBEM ESTE SONHO CONFIA EM DEUS POIS E CONFIANDO NAS SUAS PROMESSAS QUE CHEGAMOS NO POSTO ALMEJADO COMPARTILHE A MINHA HISTORIA QUE CADA VEZ QUE CONTAR PARA ALGUEM SEU GRAU DE FE SERA ALMENTADO E SO ASSIM PODERA CHEGAR AQUI NESTE MESMO MOMENTO TAO SUBLIME COMO O MEU MOMENTO DE GLORIA PARA ABRÇAR A MINHA [ VITORIA] ME RESPOSTEM ESTOU ANCIOSA PARA VER O QUE ACHARAO DA MINHA HISTORIA DE VIDA BEIJOS A TODOS

      • Olá Nida, meu nome é Vivian, fiz 10 anos de casada agora em Março, e também não posso ter filhos….só nós sabemos como é essa dor…mas agora estou preste a adotar uma menina, que deve nascer em Julho, gostaria muito de poder saber como esta a sua vida hoje, pois seu comentario é de 2009, a Maria Vitoria já esta preste a completar 3 anos não é mesmo ? E então você conseguiu amamenta-la ? Isso é algo que neses 3 meses de espera vou lutar pra conseguir….Espero muito seu contato. Beijos
        vivian.campana@grupocanopus.com.br

    16. Elaine said

      Oi Pessoal !
      è muito gostoso ler história ja com finais felizes eu estou casada á 15 anos e nós tentamos por 14 anos engravidar,fiz cirurgia meu marido tb e nada ,então resolvemos entrar na lista de aoção estamos a um ano esperando a chegada do nosso bebe ,tenho fé em Deus que este ano ele chega,não sei se vai ser menino ou menina ,mas sei que ele já muito amado(A).Também tenho o sonho de amamentar minhas amigas dizem que é o momento mais prazeroso do mundo.Espero um dia poder realizar este sonho!Um grande bj a todas!!!

    17. fabiana said

      ola amigas, BIANCA E PATRICIA, tambem estou tentando adotar uma menininha q tambemse chamara RITA BEATIZ, mas ta complicado, vcs sbe como é a lei nesse nosso pais né!!!! os bons sempre pagam pelos pecadores!!! então gostaria muito q vcs entrassem em contato comigo, para trocarmos experiencias,queria aber como vcs estão fazendo para conseguir essa graça da adoção!!! por favor me ajudem!!!! meu endereço( fabirsm2005@hotmail.com)bjo fiquem com deus !!!!

    18. fabiana said

      oi amigas!!! desculpem os erros de digitação, é q meu teclado esta desconfigurado!! bjo!!

    19. fabiana said

      Vou adotar uma criança recem nascida e já me informei sobre a amamentação, sei que é possivel.
      Só tenho uma duvida, é preciso tomar algum remedio pra que isso ocorra ou só a sugção do bebe resolve, beijos

    20. Raquel said

      Olá novamente, Ana! Estou tentando a técnica da estimulação, mas não sei ao certo se estou fazendo algo errado. Tenho deixado meu filho esvaziar os dois seios para só então colocar a sonda, para tentar aumentar a produção. Mas ele não suga quase nada, e logo adormece. Tenho medo de ele não estar mamando o suficiente! O máximo que consegui foi que ele mamasse 40ml da mamadeira, mas ele mamava 120 ml sem a sonda! Será que estou fazendo algo de errado, ou ele já se habituou à mamadeira? Estou usando a sonda no. 06, que é maiorzinha, mas mesmo assim parece que ele não consegue sugar. Ah, ele está com apenas 2 meses. Você tem alguma dica? Aguardo resposta! Beijos!

      • Raquel Querida,

        Como est o seu processo de amamentao? O bebe ja se habituou a mamar na sonda?

        Eu estou fora da minha cidade e aqui onde estou tenho dificuldade em acessar a internet por isso no respondi antes…

        Acho nas primeiras vezes como vc relata que ele tem dormido ao seio, pode ser pq est cansado e ao fazer o esforo de sugar fica to cansado que dorme. Neste caso vc pode dar a sonda direto no peito sem dar o peito sozinho e a medida que ele se adaptar e ficar mais fortinho vc passa a dar primeiro o peito e depois o peito com sonda.

        Querida me perdoe pela demora na resposta, espero que vc e o baby estejam bem…

        Por favor conte mais a respeito de como vcs esto.

        Beijinhos,

        Ana

        • Raquel said

          Olá, Ana!

          Também não consegui responder, pois estava viajando…
          Estamos bem, a amamentação na sonda tem progredido, mas ainda não vi muitos resultados na minha produção de leite. Estamos com uma pediatra especialista em amamentação, e estamos tentando aos poucos ir diminuindo o complemento, mas por enquanto está bem lento.
          Pra vc também foi assim, né? Meu maior medo agora é que deixe de produzir leite, pois às vezes parece que meu leite está acabando aos poucos… Choro muito por conta disso. Vc podia me contar mais da sua experiência para eu me inspirar e não desistir? Porque às vezes é tão cansativo e parece que estamos lutando contra a natureza… Sei que vc amamentou até os 2 anos e meio da sua filha, e acho isso fantástico, porque a sua história é mto parecida com a minha…
          Espero resposta!
          Beijos e obrigada!
          Raquel

        • Olá Raquel Querida,
          Finalmente voltei pra minha cidade, mas infelizmente voltamos todos com uma gripe horrível e estamos a base de antibiótico eu, minha filhinha e o bebê (que tbm entrou na dança pq estava sem respirar e com o peito chiando). Mas enfim, depois de muitas noites perdidas, inalação, Salsep, Cházinho, Sopinha e muita oração aqui estamos agora bem melhores.
          Fico feliz que a amamentação com a sonda esteja funcionando. Pouco a pouco você verá que tudo ficará bem.
          Você tem que ter em mente que agora o mais importante é o vínculo entre você e o bebê, que com seu esforço, vc já conseguiu restaurar através do retorno ao seio (já que pro bebê não importa se o leite é materno ou artificial, até porque as fórmulas atuais tentam imitar ao máximo o sabor e composição do leite materno).
          Eu imagino que se o bebê que utiliza a Relactação pudesse falar ele diria algo mais ou menos assim:
          ” – Ai que gostoso!!! Agora sim tô mamando no colinho quentinho e cheiroso da mamãe e agora tá saindo bastante leitinho. É verdade que o leitinho tá com um sabor levemente diferente, mas eu tô tão feliz que agora minha barriguinha não dói mais de fome e ainda assim tenho minha mamãe cheirosa pra ficar ouvindo o coração dela enquanto encho minha barriguinha…”
          Então eu sou do partido que mesmo se demore para voltar a produção total não há problemas, pois o importante é manter o vínculo e passar para o bebê através da amamentação (mesmo que pouco) os anticorpos que vc possui e que são transmitidos a ele através da lactação.
          Não tenha medo de parar de produzir, pois isso não ocorrerá, pois a medida que o bebê succiona mais leite será produzido e isso é o mágico da amamentação. No nosso caso (mamães com baixa produção) o problema mais grave é que tinhamos tão pouco leite que o bebê gastava mais calorias para succionar do que as calorias que ingeria e isso fez com que perdesse muito peso e ficasse no limite perigoso.
          Utilizando o método da estimulação (Relactação) não existe perigo de acontecer , pois o bebê a cada dia fica mais forte e isso faz com que ele succione melhor e consequentemente estimule o organismo a produzir mais o santo e sagrado leitinho materno.
          No meu caso (como vc perguntou) comecei utilizando a sonda pq os dois peitos tinham parado de produzir.
          Nas primeiras tentativas eu gotejava bastante o LA no seio e deixava a bebê abocanhar. Depois que ela estava mamando, calmamente eu introduzia a sonda pelo cantinho da boca da bebê. Oferecia a sonda juntamente com os dois seios.
          Confesso que me emocionei muito quando utilizei o método pela 1a vez e vi minha filhinha mamar no peito (com a sonda) tranquilamente sem espernear, chorar e puxar os cabelos. Para minha alegria e felicidade 3 dias depois do inicio da utilização do método o peito esquerdo voltou a produzir. E pra mim foi uma vitória emocionante e fiquei SUPER EMOCIONADA ao ver meu peito gotejando novamente.
          O peito direito foi mais rebelde, acho que demorou 1 mes. Mas também voltou a produzir ainda que timidamente.
          Como meu peito esquerdo começou a trabalhar sozinho, eu procedia da seguinte forma: Oferecia o peito ESQUERDO em primeiro lugar, depois oferecia o peito DIREITO (durante o tempo que ela conseguisse tomar. No começo não era mais do que 3 ou 5 minutos. E com o passar do tempo o tempo de sucção acabou aumentando pra 15 minutos antes da mamadeira) e em seguida oferecia a SONDA junto com o peito DIREITO (o rebelde). E assim procedi até que o peito voltasse a produzir.
          Sempre deixei que a bebê mamasse livremente quando quisesse somente ao seio sem utilizar a sonda. E nos horários em que devia tomar a mamadeira eu oferecia a mamadeira com a sonda sempre no peito rebelde, depois de a bebê já ter mamado ao seio. Sempre ofereci a sonda no peito direito (o rebelde) a fim de ajudá-lo e confesso que quando minha filhinha parou de mamar, com 2 anos e 4 meses, ele produzia mais que o esquerdo.
          Parei de utilizar a estimulação por completo próximo de 1 ano de idade. Mas confesso que foi mais por insegurança minha. Eu tinha medo, exatamente como você, que se eu parasse de utilizar o estimulo ela não fosse mais mamar e o peito fosse parar de produzir. E pensando assim só me senti segura para retirar os aparatos depois de 1 aninho, pois caso ela parasse de mamar ao seio não seria tão ruim pois já estava se alimentando de comidinhas e tudo o mais. Mas confesso que foi bobagem minha, e eu estava redondamente enganada, pois quando tirei a sonda minha filhinha continuou a mamar livremente e adorava dormir ao seio. Sempre pedia pra mamar.
          Depois de 1 aninho, quando passei a oferecer o leite em mamadeira, para não ocasionar o que chamam de confusão de bicos (a criança confundir o seio com o bico da mamadeira e largar o peito pela facilidade de mamar na mamadeira) eu oferecia o leite naqueles copos com tampa anti-vazamento (utilizei a marca Kuka, mas atualmente existem diversos no mercado, para citar alguns Lilo, Argos, BabyGo), pois ele tem um dispositivo que só deixa o liquido sair se a criança succionar o bico pra valer. Assim o peito e a mamadeira tinham texturas completamente diferentes, mas dificuldades de sucção semelhantes.
          Hoje ela está forte e sadia. E a história se repetiu por completo com o meu segundo bebê que atualmente está com 6 meses. Mas fiquei despreocupada pois utilizei o método com ele exatamente da mesma maneira que fiz com a 1a bebê e tudo está correndo bem. Atualmente só utilizo a sonda 3 vezes ao dia, ou seja nas horas em que vou oferecer a mamadeira, pois nos outros momentos (depois da papinha, ou depois da frutinha, ou quando ele está com soninho) o bebê mama ao seio livremente sem utilizar o estimulo.
          Optei por não utilizar chupeta, pois também tinha medo que o bebê “gastasse a energia” succionando chupeta e não o seio. rrsrsrs
          Enfim amiga, está é minha história.
          Espero que vc consiga ler esta pequena bíblia que escrevi e se vc ficar com dúvida pode continuar perguntando.

          Beijinhos pra vc e pro Baby e muito leitinho pros dois,
          Ana

        • Oi Raquel Querida,

          Você se engana quando imagina que eu estava confiante e segura em relação à amamentação. Hoje depois de ter passado por toda a esperiencia dificil que passei e por ter chorado muito, mas ter certeza de que tudo funcionou perfeitamente me sinto segura para repassar minha experiencia para outras mulheres na tentativa de auxiliar e estimular para que saibam que se insistirem conseguirão atingir o objetivo de manter o laço maerno através da amamentação.
          Me lembro que na época quando a Pediatra disse que minha filha teria que tomar leite artificial fiquei realmente muito triste. Eu chorava o tempo todo enquanto dava o copinho de leite pra ela. Meu esposo não entendia meu desespero mas para mim era como se estivessem roubando minha maternidade. Hoje olhando as fotos da época da minha filhinha percebo que realmente não havia opção de não introduzir o leite artificial porque ela tinha reduzido de peso demasiadamente (o normal e aceitável é que os bebês percam até 10% do peso do nascimento, mas ela perdeu quase 25%. Isto é muito para um ser tão pequenino e indefeso). Percebo que se eu tivesse sido cabeça dura e insistido na amamentação exclusiva ela certamente teria sérios problemas de saúde.
          Naquela época chorei muito e todos os dias eu buscava alguma informação relevante sobre amamentação na internet e a cada dia eu ficava mais desanimada e deprimida porque na época não existia nenhum site, blog, lista nada do tipo que falasse sobre estimulação ou relactação.
          As informações que eu encontrava eram do tipo:
          “Toda mãe deve amamentar seu filho porque isso é de suma importância para seu crescimento físico e emocional”
          “A amamentação gera laços que acompanham o individuo para todo o sempre”
          “Amamente seu filho até 2 anos ou mais como recomenda o Ministerio da Saúde”
          Etc e tal

          E eu ficava triste porque pensava: “Tá bom já sei que a amamentação é a base da saúde física e emocional do indivíduo, e amamentar é o que mais quero no mundo. Mas como vou fazer isso se o leite não sai do meu peito???” Tinha vontade de gritar isso pro mundo.
          Até que um dia nas minhas buscas na net encontrei um parágrafo em um pequeno comentario que falava sobre “Amamentação de Adotivos”.
          O paragrafo falava sobre a estimulação do peito das mamães adotivas e que um significativo percentual das mamães que utilizavam este método obtinham sucesso na produção espontânea de leite materno. Nossa eu fiquei maravilhada quando li esta informação porque pensei assim: “Puxa se o amor de uma mãe pode ser tão grande, que mesmo uma mamãe que não passou pelo processo de gestação consegue produzir leite pelo simples fato de muito desejar, não é possivel que eu não consiga!!” E desse dia em diante passei a procurar tudo que pude encontrar a respeito do assunto de amamentação de adotivos (relactação). E depois de ir ao Hospital Infantil aprender o processo tive o prazer de ver minha filhinha mamando sem espernear pela primeira vez que colocaram a sonda no meu peito. Vc não imagina a alegria que senti naquele momento! Era como se estivessem me devolvendo a maternidade. Eu pude dar de mamar pra minha filha com muito carinho! Eu tinha um grande sorriso estampado em meu rosto e pra mim parecia que o sol nunca tinha brilhado tanto. Meu esposo muito apoiador estava ao meu lado neste momento (como sempre esteve em todos os outros. Aliás muito do sucesso eu devo a ele que sempre me apoiou e auxiliou incondicionalmente) e também sorriu pra mim neste momento impar e deste dia em diante decidi que todas as mulheres que tivessem o mesmo problema que eu não sofreriam o que sofri. Eu iria contar ao mundo que nem tudo são flores na amamentação, mas que sempre existe um jeitinho de deixar nossa vida mais próximo do que sonhamos pra nós. E que toda mamãe que agora procurasse informação sobre amamentação encontraria informações sobre a importância de amamentar, mas também saberia que se ela tivesse algum problema como o meu também existia uma alternativa.

          Confesso que quando utilizava meu relactador caseiro (mamadeira com sonda acoplada) na rua, morria de vergonha e sempre me escondia para dar de mamar. Pois me sentia intimidada, envergonhada, por não ter leite no seio. Mas hoje depois de quase 4 anos e tendo que passar por todo o processo novamente (já que meu 2o bebê passou pelo mesmo problema) encaro a situação de uma forma diferente. Acho que nós mamães que temos problema com amamentação e nos esforçamos em busca da informação e do sucesso do ato de amamentar é que somos as vencedoras e os modelos a serem seguidos.
          Me dei conta disso quando uma vez vi uma mamãe com bico do seio invertido colocando aqueles bicos de silicone (que auxiliam na formação do bico do seio) colocando o aparato timidamente em um cantinho de uma sala de amamentação e nitidamente vermelha de vergonha. Meus olhos se encheram de lágrimas, (pois eu não pago imposto pra me emocionar mesmo, choro até em comercial de Natal!! rsrsrs) e pensei comigo: “Nossa, isso sim é um exemplo a ser seguido! Não há motivo algum para ela estar envergonhada, ela é uma vencedora uma mamãe que está se esforçando ao máximo para manter o vínculo emocional com seu bebê. Envergonhada teriam de estar as mamães que tem muito leite e logo param de amamentar. Ou fazem simpatia pra secar o leite. Ou simplesmente decidem não amamentar por suas razões pessoais…

          Foi por esse motivo que decidi criar o blog e contar em detalhes minha história e meu posicionamento a respeito de como podemos fazer para estimular uma mama sem leite, a fim de proporcionar um vínculo afetivo eterno com o bebê e sua mamãe para que tenham pra sempre um momento único e exclusivo. Assim fazendo mamães e bebês mais felizes neste mundo.

          E cada vez que recebo um relato tão bonito como o seu, me emociono novamente, e tenho certeza de que a maternidade é amor e doação em seu estado mais intenso e de que uma mamãe que deseja pode qualquer coisa pelo seus filhinhos.
          Parabéns por estar se dedicando tanto e tenha certeza de que vc terá sua recompensa em muita afetividade com seu bebezinho. Não se preocupe quanto à aparência de “seios murchos que vc comentou”, os meus sempre estiveram assim nunca encheram ou aumentaram nem mesmo durante a gestação, mas mesmo assim amamentaram até os 2 aninhos e 4 meses da primeira bebê e atualmente amamentam um bebezão de 7 meses e sempre se apresentam assim “murchinhos”. O importante é o aumento de peso e o vínculo afetivo, isso sim explica tudo.

          Desculpe a nova biblia que te escrevi, mas espero que realmente seja útil.

          Beijinhos e muito leitinho pra vocês dois,
          Ana

        • Raquel said

          Olá, Ana! Depois desse tempo todo resolvi escrever novamente… Estou utilizando a sonda ainda, meu bebê agora está forte e saudável (completando 5 meses hoje!). Meu leite não tem evoluído tanto, mas ao que parece a maior qusntidade que ele toma de leite é do meu peito, o que já me deixa muito tranquila e feliz. Sem falar no vínculo mantido, claro, que é tão ou mais importante qusnto. Estamos felizes, a tristeza e a preocupação passaram. Obrigada por tudo, viu?? E desculpe o desespero de uma mãe de primeira viagem!! =oP
          Beijos!
          Raquel

        • Raquel Querida,
          Fico muito feliz em saber que está tudo bem com vc e o bebê. Eu é que te peço desculpas por não ter conseguido responder teu ultimo email. Tenho pensando sempre em vc e na mamãe das gêmeas que não consegui responder. Minha vida tava uma loucura eu mal tava conseguindo tempo pra dormir me dividindo entre casa, escola, minha filhinha de 4 anos e o bebê que agora está com 9 meses (também estou utilizando a sonda). Todos os dias pensava em vcs e era realmente impossivel responder, fiquei muito tempo sem sequer abrir email. Mas nesta semana minha mãe veio da cidade dela pra passar o Natal com a gente e finalmente estou conseguindo respirar e até dormir. Prova disso é que estou respondendo teu email.

          Fico realmente feliz que vc e seu bebê estejam mantendo o vínculo isto é realmente o mais importante. Quanto a evolução, as vezes apenas parece que não evolui, mas a verdade é que o bebê suga tanto que ele acaba secando a mama e tomando tudo que precisava e isso nos dá a sensação que a mama está vazia (murcha) quando na verdade não estava. Mas enfim, o mais importante é ter leite para manter o vinculo e repassar teus anticorpos para ele.

          Parabéns amiga pela perseverança e principalmente pelo sucesso na amamentação. Você é uma mãe de fibra!
          Feliz Natal pra vc e pro baby.

          Beijinhos, Ana

    21. Querida ana,eu simplesmente amei esse forum. Tenho 38 anos e tenhos dois filhos lindos um de 16 e o caçula com 12 anos sao verdadeiramente minha razão de viver.Mas sempre tive um sonho de adotar uma menina,e para honra e gloria do senhor JESUS ela esta pra nascer agora em junho. Ira se chamar BEATRIZ (viajante abençoada),tirei muitas duvidas a respeito da amamentação.Mas o que realmente me encomoda são as questões burocraticas para legalizar uma adoção. A minha filha vai chegar nas minhas mãos atravez da mãe biologica mesmo pois ela não tem condições de cria-la.eu sinto muito medo de que o juiz não permita pois eu ainda não tenho casa propria,mas tenho muito amor pra dar a ela.Sou cabeleireira e meu marido traalha na area de telefonia,meus filhos estao anciosos,minhas clientes ja estão me dando presentes,cheguei a sonhar que ela estava sendo gerada no meu ultero,pois ainda nao tinha certeza do sexo.Estou muito feliz com a chegada dela em minha vida ore por mim pra que tudo der certo e que esse sonho seja logo concretizado.E parabens por deixar DEUS te usar pra nos ensinar a verdadeira forma de amar!!!!!!!!!!bjos fique com DEUS. e entre tambem no meu orkut analuciapereiradasilva2009

      • Ana Lucia Querida, Parabéns por ter encontrado teu sonho concretizado em forma de um lindo bebezinho! Tenho certeza de que a Beatriz será uma benção em sua vida.Estarei orando por você desde já!!E muito obrigada pelas palavras tão amáveis… Aguardamos novidades sobre a chegada da Bia. Beijinhos,Ana

    22. Leoneide Bastos said

      Acabei de adotar um lindo bebê,o João Carlos,estou com tanta vontade de amamentar que comecei a produzir leito.São apenas pequenas gotinhas, acho que se eu estimulasse apenas um pouco eu conseguiria amamentar mornalmente. O problema é que tenho casos de cancer de mama na familia e eu mesma já tive um pequeno módulo no seio, o meu marido e minha mãe são contra a amamentaçao,eles teem medo que o processo me prejudique,eu confeço que também tenho medo o meu leite não seja “bom” para o João. Me tire essa dúvida. BJSSS.

    23. rosane said

      oi ana tudo bem?meu baby tem dois meses e a umas duas semanas tenho tentado a relactação,mas tenho feito com o leite nan.não senti o aumento do leite ainda será que estou fazendo algo errado por favor me ajude

    24. gislaine said

      é possivel amammentar sem tomar nenhuma medicação?

    25. tom said

      SOU TAMARA
      alguém me explique como é essa massagem para amamentar bebe adotado,QUANDO COMEÇO A PRODUZIR LEITE? aguardo a resposta
      fiquem com DEUS…

    26. ieda said

      Oi ana ,gostaria que vc me enviasse as fotos das sondas,vc amamentando,pois estou para adotar um menino que nascera em Dezembro,acredito muito em Deus,e acredito que conseguirei amamentar,pois a 2 anos atras,tive um bebe que nasceu apenas com 26 semanas,pesando 500 gramas ,que viveu dez dias ,mas o senhor o recolheu,e eu tive muito leite.Eu ja tenho 41 anos,sera que a idade vai me atrapalhar amamentar?gostaria de saber se existe medicamento que auxilia na amamentaçao,Deus a abençoe!

    27. Dr.Thomas said

      Parabéns pelo site e pelo artigo!

      E as mamães que amamentam seus bebês adotados também estão de parabéns! Com certeza é uma tarefa árdua amamentar bebês adotados!

      http://comoamamentarobebe.com/

    28. carla said

      Por favor me ajuda quero adota um bebe, mais quero ir preparado meu seios pra ter leite porque quando ele chega ja quero q esteja tudo pronto por favor me ajuda a conseguira ter leite. bjos obrigada vanubia

    29. vanubia said

      Por favor me ajuda quero adota um bebe, mais quero ir preparado meu seios pra ter leite porque quando ele chega ja quero q esteja tudo pronto por favor me ajuda a conseguira ter leite. bjos obrigada vanubia

    30. Fátima Franklin said

      Tenho 44 anos e uma filha de 13, estou me habilitando para adotar, quero uma bebe recem nascida ou até um ano.Quero muito amamentar, mas não sei se será possivel pois pode ser que a minha filhinha já venha andando.

    31. Oi!
      Tenho 44 anos e tenho 3 filhas, já vou ser vovó e estou agora adotando um menino e se chamará João Pedro! Amamentei minhas duas filhas menores, e agora quero amamentar o pequeno João Pedro que nasce em novembro. Já li todas as pastagens sobre o assunto mas mesmo assim as duvidas são enormes. Estou colocando leite no meu seio e levando ao sol, e faço a massagem que você indica, me preparando para a chegada do meu príncipe…

    32. Agoxomiliob said

      Diferentemente a outras dietas e também programas a emagrecimento que você tenha como vir próximo, o Queima de 48 aquiesce que você perca todo o peso que precisa perder em apenas 8 semanas, e também isso sem precisar restringir seus alimentos nem passar sobre privações desnecessárias.

      http://q48.net.br/

    Deixe um comentário

