ESTIMULAÇÃO DO PEITO PARA MAMÃES COM BAIXA PRODUÇÃO DE LEITE – RELACTAÇÃO

15 abril, 2008

Queridas abri o site LeiteDoPeito para poder colocar mais fotos e explicações mais detalhadas. Acho que as idéias ficaram mais organizadas e mais fáceis de serem encontradas.  

http://www.LeiteDoPeito.com.br/leitedopeito/

 

 Minha História:

Tive uma filhinha (Jo) e não sei porque motivo, meu leite não foi suficiente para mantê-la forte e por isso ela necessitou tomar complemento (leite artificial em pó) desde que tinha uns 20 dias.

Quando a médica disse que eu teria que complementar chorei muito, porque sabia dos benefícios da amamentação para o bebê e para o vínculo que existe entre ele e a mamãe. E tinha clara consciência de que, para a maioria dos bebês, o peito pode ser perdido com facilidade depois que o bebê passa a tomar mamadeira pela facilidade de sucção da mesma. Mas Deus foi muito benevolente comigo e descobri esta forma de estimulação do peito que foi sensacional. Na época em que escrevi o blog a Jo (com 6 meses) ainda tomava um pouco de complemento, mas a maior quantidade que ela tomava era do peito, graças a Deus.

Ela mamou até os 2 anos e 4 meses e posteriormente com 2anos e meio ela ainda pedia para mamar, e acreditem, eu ainda tinha leite. Mas como eu achava que ela queria só por aconchego resolvi cortar “o cordão de amamentação” e dar apenas afago e carinhos, já que julgo que já está bem imunizada e alimentada depois de 2 anos. Mas enfim, tenho uma imensa gratidão a Deus por ter conseguido esse vínculo tão duradouro e saudável para minha filhinha que foi amamentá-la por tanto tempo.


Para Estimulação:

Você precisa:

- 1 caninho fino ou sonda nasogástrica número 4 ou 5 (comprada em farmácias ou farmácias medicas)

- 1 mamadeira comum ou seringa (20mL ou mais)

Funciona assim:

Na seringa :

Vc insere a sonda na seringa. Coloca a ponta da sonda (caninho) em cima do peito e insere ambos.(caninho e o bico do peito) dentro da boca do bebê. O bebê vai sugar o peito e o leite artificial juntos e isso vai ajudar a estimular o peito a produzir mais leite. (Vide sonda na Foto 1)

Para não ficar com a seringa na mão vc pode colar a mesma no corpo com uma fita adesiva ou micropore, mas lembre-se que ela deve ficar acima da altura do seio para que o leite possa descer .

 

 Para ver mais fotos acesse: http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/

 

Na mamadeira:

Como era meio complicado de ficar enchendo a seringa varias vezes (até completar os 120mL) eu decide cortar a sonda (caninho) em pedaços de uns 4 dedos de comprimento (aproximadamente uns 8cm de comprimento) e enfiei no buraquinho do bico da mamadeira (vide Foto 2). Ai ficou bem mais facil.

Você prepara a mamadeira com o leite artificial normalmente, como se fosse dar a mamadeira ao bebe. Depois da mamadeira pronta voce coloca um caninho bem fininho (sonda nasogastrica numero 4 comprada em farmacias medicas especializadas, vide foto) dentro do bico da mamadeira. Este caninho é colocado junto ao bico do peito e os dois são colocados na boca do bebê (pode-se também gotejar algumas gotas de leite artificial em cima do peito para que a crianca queira sugar). (vide Foto 3 e 4)

Com os meses o peito da mae vai começar a produzir o leite necessario e voce terá a alegria de ver o seu peito gotejando e cheio de leite. È possível até que a criança diminua a quantidade de leite artificial tomado a medida que o leite natural começa a aumentar. E assim vc terá a alegria de estar amamentando seu bebê novamente. Parabéns!

Espero que dê tudo certo. Estarei orando para que Deus a abençoe assim como me abençoou. Caso não entenda algo, entre em contato, será um prazer ajudar.

 

  Para ver mais fotos acesse: http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/

 

 Beijinhos, Ana


Obs: Caso o pediatra não recomende leite artificial para seu bebê, não introduza o mesmo na alimentação. Já presenciei casos em que o bebê estava bem e a mãe apenas julgou que seu leite não o estivesse alimentando e resolveu introduzir o leite artificial causando ao bebê dores de barriga, cólicas e gases e ele teve de ser levado ao hospital.

Além disso, ele obrigatóriamente vai ter que começar a tomar água e em quantidades razoáveis para o seu peso. Bebês que se alimentam apenas de leite materno não necessitam de complementação com água em sua alimentação.

Opte por este método de estímulo do peito, apenas se o bebê realmente precisa do leite artificial para complementar sua alimentação e ganhar peso.

Descobri que em alguns casos este método também é utilizado por mamães de bebê prematuros que necessitam suplementar a alimentação desses recém-nascidos até que os mesmos tenham forças para sugar sozinhos do peito (RELACTAÇÃO). Sempre com acompanhamento médico ou nos bancos de leite dos hospitais, onde eles ensinam como proceder e por quanto tempo.

Foto 1: Sonda Nasogatrica  ou  Uretral – numero 4

Foto1-Sonda

 

Foto 2: Sonda cortada e colocada no bico da mamadeira

Foto2-BicoMamad

Foto 3: Bebê mamando no peito com a sonda acoplada na mamadeira (leite artificial)

Foto3-Mamando - Cópia

 

 

Foto 4: Zoom do bebê mamando ao peito com a sonda na mamadeira

Foto4-MamandoZoom

Dica:
Um arquivo muito legal que vale a pena dar uma olhada e que me estimulou bastante neste processo de relactacao, pois possui fotos da sonda saindo dos copinhos e colocado na boca dos bebes e que tambem possui varias informacoes interessantissimas sobre lactacao esta no seguinte site: http://www.sorocaba.pucsp.br/atn/download/aleitamento/relactacao.pdf

 

Maiores Detalhes de Como Eu Realizava o Apoio dos Braços

Queridas,

Recebi alguns emails com perguntas a respeito de como realizar o apoio dos braços sem se atrapalhar tanto. Em seguida descrevo o que respondi em um dos emails:

“No comecinho da inserção do método de relactação, principalmente na primeira semana, é complicado mesmo tanto para a mamãe quanto para o bebê. Voces estão se adaptando ao novo sistema e como toda situação nova leva um pouquinho de tempo até a gente pegar a manha, mesmo. Mas fica tranquila porque é que nem dirigir carro, depois que você pega o esquema dirige qualquer um, rsrsrsrs.

Cada bebe tem seu jeitinho a minha primeira bebe mamava delicadinha demorando muito tempo pra mamar assim como o seu baby. Já o segundo devorava a mamadeira em segundos. Tenha paciencia pois ele esta se adaptando ao novo mundo e na verdade mamar (sugar) cansa o bebe porque ele tem que fazer muita força.
Eu sei que é um tanto chato, mas se você tiver um pouquinho de paciência vai perceber que logo, logo você pega o jeito e vai conseguir fazer tudo sozinha e inclusive com o bebe no colo. rsrsrsss
Querida te falo isso com certeza absoluta porque já passei por isso duas vezes. No meu caso com o 1o bebe eu fiquei toda atrapalhada, porque ainda usava o sistema de ficar enchendo a seringa que era mil vezes mais complicado (tinha que grudar a seringa com fita crepe no corpo e ficar enchendo a cada 20mL que o bebe ia tomando). Ficava leite por toda a casa e eu ficava toda melecada… Por isso um dia me irritei e enfiei um pedaço da sondinha na mamadeira como descrevi no blog. Ai sim foi uma paz…rsrrss Porque eu nao ficava mais enchendo aos poucos, preparava a mamadeira como se fosse dar ao bebe, mas na hora fatidica enfiava a sondinha.
Aos poucos fui pegando o jeito. Eu fazia assim:
1. Preparava o leite na mamadeira. Claro que depende muito da temperatura externa (se está frio ou quente, se vc vive numa região quente ou fria, etc), mas eu em geral aquecia a ÁGUA (apenas a ÁGUA) no microondas por 20 ou 30 segundos (dependendo da temperatura ambiente e da potencia do microondas). Deixava a água morninha (mais ou menos na temperatura corporal que é a que o leite materno sai) e depois colocava o leite em pó. Sacudia bastante para misturar bem e ficar bem homogêneo;
2. Sentava em um sofa ou cadeira que tivesse apoio para o braço. Pingava algumas gotas do leite em cima do peito para que o bebe sentisse o cheiro e tivesse o desejo de mamar. Colocava o bebe no seio (no meu caso o direito que era o “rebelde” e não produzia nenhuma gotinha) e assim que ele abocanhasse o seio eu introduzia a sondinha pelo cantinho da boca.

Apoios dos Bracos - Relactacao

Quanto ao fato de entupir infelizmente isso é bem comum. Porque depende do numero da sonda (se muito fina ou muito grossa);do tipo de leite que voce usa (leite para regurgitação, geralmente é mais espesso e assim pode entupir com mais facilidade) e da temperatura (quanto mais frio o leite fica maior a probabilidade dele ficar grosso, com grumos e entupir a sondinha). A solução é ter varios pedaços da sonda já previamente cortados próximo a você. Assim que um entupir você substitui por outro ou retira a sondinha do bico da uma assoprada, uma chacoalhada ou uma chupada mesmo. rsrsrss
Você já teve um grande sucesso que foi o bebe aceitar numa boa a inserção da sondinha. Tem alguns que não gostam e fazem o maior esparro e se recusam a mamar. Ai tem que se ter MUUUUITO mais paciência.
Fique calma porque aos poucos as coisas vão se ajeitando e vocês começam a viver melhor essa experiência maravilhosa.
Não desista, não!! No final de tudo quando passar essa fase mais chatinha e atrapalhada você vai sentir orgulho de você mesma e terá criado um vínculo eterno de amor e doação com seu filhote que você nem ele jamais esquecerão…
Beijinhos e muito leitinho é o meu desejo para os dois.
Estarei orando por vocês,
- Ana -


DICAS EXTRAS:

1. OS DOIS GRANDES “SEGREDOS” DA AMAMENTAÇÃO SÃO:

- ÁGUA: Tomar MUUUUITA ÁGUA ou liquidos em geral.

- SUCÇÃO: Nao existe nada melhor para estimular a producao. E o unico ser que consegue fazer a succao perfeitamente é o bebe. Nao adianta bombinha, marido ou qualquer outra solucao. É por isso que o método de relactacao funciona, pois o bebezinho continua estimulando o peito enquanto mama o leite artificial e isso faz com que o nosso organismo continue a produzir o `sagrado` leitinho.

2. FACILITAR A SAÍDA DE LEITE DA MAMADEIRA

Quando o bebê mama no sistema de estimulação, eventualmente você terá que retirar a sonda pelo cantinho da boca, a fim de liberar o vácuo causado pela sucção do bebê dentro da mamadeira (aquele efeito repuxado do bico).

Para evitar esse incômodo e facilitar a saída de leite da mamadeira passei a usar os bico chamados de “ortodônticos” no mercado que possuem uma pequena válvula (furo) para a saída de ar de dentro da mamadeira.

As marcas que conheco e utilizo são: KUKA e NUK . Veja foto 5.

Se alguém tiver mais algum para indicar fique a vontade.

Foto 5:

Foto5-BicosAir - Cópia

3. RACHADURAS NOS SEIOS OU DOR NOS MAMILOS

Para ver mais fotos e informações sobre Rachaduras nos Seios acesse nosso endereço: http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/?page_id=239

Medidas Naturais:

- Leite Materno: Distribuir com o dedo o próprio leite materno ao redor de aréola e mamilos. Deixar secar naturalmente.
Casca de Banana: Raspe a parte branca interna da casca da banana e coloque sobre a aréola e os mamilos
Casca do Mamão: Raspe a parte interna da casca do mamão e coloque sobre a aréola e os mamilos

Medida Farmacêutica:
Pomada a base de Lanolina Pura : marcas que usei Lansinoh

- Pomada a base de Vaselina: Vaselina Pura também serve

    

Com qualquer dessas medidas, logo, logo seus mamilos estarão novos novamente.
Preste atenção também para ver se o bebê não está abocanhando o peito de maneira errada. Pois isso perpetua o ciclo de rachadura dos mamilos.
A maneira correta é o bebê abocanhar toda a aréola (círculo de cor que rodeia o mamilo) para que vc não sinta dor.

Sei que há também outras marcas de pomadas para rachaduras nos seios nas farmácias. 

  

http://www.leitedopeito.com.br

 

About these ads

164 Respostas to “ESTIMULAÇÃO DO PEITO PARA MAMÃES COM BAIXA PRODUÇÃO DE LEITE – RELACTAÇÃO”

  1. Tamy said

    Nossa, esse método caiu do céu!!!
    Vou tentar!

  2. Oi Tamy,
    Que bom que foi útil pra vc também. Quando descobri esse método também agradeci a Deus. E hj posso te afirmar com certeza que deu 100% certo e foi uma benção.
    Beijinhos e depois passe por aqui pra nos contar as novidades… Ana

  3. Dulce said

    Eu deixei de ter leite agora c 2meses e meio, só deita uma gotinha, será q ainda dá p experimentar este mètodo? Era maravilhoso conseguir voltar a dar peito era tudo o q queria.
    Obrigada bj

  4. Oi Dulce,
    Com certeza dá sim!!! No meu caso o peito esquerdo não saia mais leite e o direito tinha apenas algumas gotas. E depois de utilizar o método por alguns meses a Juju conseguiu mamar neles até os dois anos!
    Além disso este método é utilizado para mamães de bebês adotivos. Ou seja, mamãe que não tem leite nenhum no peito e mais de 70% delas conseguem desenvolver leite no peito. Quanto mais nós que tivemos esse líquido precioso correndo em nosso corpo… Vai fundo menina!
    Beijinhos, Ana

  5. Cristina said

    A minha menina tem 4 meses e tb já toma suplememnto e as vezes n consigo que ela o beba, pois n gosta nada de biberão, só quer a mama.
    Tb fiquei triste qdo a Pediatra receitou o suplemmento, acho que o mei leite já estaria a ficar fraco.
    Mas tenho uma duvida:
    Será que estando o leite fraco,por muito que a bebé beba leite da maminha, será que não é suficiente?
    Pode estar fraco tipo aguado e n ter os nutrientes suficientes para ela, e aqui por muito leite que ela venha a beber, nunca ficará satisfeita e não aumentará de peso.
    Não sei se me fiz entender.
    De qualquer das formas, estou com um dilema, vou precisar de viajar em trabalho no final de Julho, e não vejo maneira de ela mamar sem ser do biberão, que será o pai a dar-lhe….
    Beijokas

  6. Oi Cristina,
    Bem interessantes tuas questões. Sabe que eu também achava que o meu leite era FRACO, mas nessa minha “peregrinação” atrás de leite para minha bebê descobri que na verdade “leite fraco” não existe! Nós mamães é que ficamos inseguras porque não enxergamos o leite em quantidade, mas a verdade é que o nosso corpo retira tudo o que pode de nós para fabricar o leite, então o leite nunca é fraco (a menos que a mamãe sofra de desnutrição severa).
    Mas o que acontece conosco que não conseguimos amamentar é a QUANTIDADE. O fato de produzirmos pouco leite é que não é suficiente para manter o bebê forte e saudável. Por esse motivo é que os médicos acabam introduzindo o suplemento ou complemento em alguns casos para satisfazer as necessidades do bebê e então fazê-los crescer e aumentar de peso. Por isso é importante continuar dando o suplemento até que seu leite volte totalmente em grande quantidade ou então até que o médico recomende a suspensão.

    Se você vai ter que viajar, acho que vai precisar insistir na mamadeira(biberão), para que ela não fique com fome. Quem sabe no retorno de sua viagem? Já que sua bebê não gosta muito da mamadeira mesmo, de repente no retorno ela se acostuma a mamar ao peito novamente! Espero que ocorra tudo bem!!!
    Beijinhos, Ana

  7. Simone said

    Ana

    Olá!
    Ler seu depoimento me ajudou muito para continuar perseverante e confiante. A pediatra recomendou complemento quando minha filha estava com 15 dias, há 3 semanas comecei com a estimulação no peito. Vc está de parabéns pela divulgação e pela forma como apresentou, a idéia é ótima!!!
    Você pode me ajudar com algumas outras orientações?
    Ainda não senti muita diferença, demora mesmo para começar a ter mais leite?
    Como você ofereceu o peito? Tenho oferecido os dois peitos na mesma mamada, primeiro ofereço só o peito depois que percebo que o leite acabou faço a estimulação no mesmo peito, depois passo para o outro peito e faço da mesma forma. Na mamada seguinte começo com o último peito que ela mamou.
    Tenho bebido bastante água. Usei alguns medicamentos para aumentar a produção de leite, hoje uso só um spray nasal. Vc chegou a usar medicamentos durante todo o período para aumentar a boa produção de leite?
    Quantas dúvidas…
    Agradeço novamente peda dica :)

    Beijos, Simone

  8. Oi Simone,

    Que bom que te ajudou e vc gostou das informações. Senti a necessidade de fazer este blog pq na época em que passei pelo problema encontrei muito pouca informação na internet. Mas atualmente já se pode encontrar mais coisas… Enfim…

    Quanto às suas perguntas:

    “Ainda não senti muita diferença, demora mesmo para começar a ter mais leite?”
    1. Tempo que levou para voltar a produzir leite:
    Em um dos peitos eu senti voltar o leite mais rapidamente (aproximadamente 1 semana) ele voltou a produzir leite (pouco, mais para mim já me trouxe extrema alegria) e com o tempo ele passou a encher mais. O outro peito foi mais rebelde acho que só passou a produzir decentemente após 1 mês.
    Pra te falar bem a verdade, meus peitos são pequenos e eu estava muito insegura na época e por isso fiquei usando o método quase um ano apesar de meus peitos terem voltado a produzir. Eu tinha receio que a Juju ficasse com fome, já que tinha se acostumado a mamar quase 250mL por mamada. E ela sentia muita fome (talvez por ter perdido muito peso no inicio). Tinha medo que ela parace de mamar e ficasse doente. E também que não se acostumasse a mamar na mamadeira (no caso dela usei aquelas com bico duro com antivazamento e ela se adaptou bem) e com isso tomasse menos leite. Mas hoje percebo que foi bobagem minha, pois quando parei de usar o método efetivamente e deixei ela mamar só no peito pude perceber que eles estavam produzindo significativamente.
    Assim só pude perceber efetivamente que os peitos estavam realmente fluindo com bastante leite após um ano. Pois foi quando ela continuou a mamar no peito sem o sistema de estímulo. E ela continuou a mamar tranquilamente até os 2 anos e pouco. Quando resolvi parar. Acho que por ela tinha continuado mais um pouco, mas enfim…

    “Como você ofereceu o peito?”
    2. Quanto aos peitos e a mamada:
    A pediatra da Juju dizia que o recomendável era fazer como vc faz. Dar os dois peitos na mesma mamada. Mas eu te confesso que nunca consegui. Pois ela mamava no peito até dormir e se eu mudasse de peito ela não pegava mais. Assim sendo eu dava primeiro o peito que tava cheio sem usar o estímulo (para ela mamar o leite materno mesmo). E depois que eu sentia que ela comecava a se desesperar (indício de que o leite tinha acabado) eu fazia o estímulo com o leite artificial no mesmo peito. Eu também comecava com o ultimo peito que ela mamou pois dizem as pediatras que sempre fica um pouco do leite gordo que é o que faz o bebê ganhar peso no último peito utilizado. Ao meu ver como vc está fazendo está corretissimo!

    “Tenho bebido bastante água”
    3. Alimentação:
    Eu tomava bastante água (ajuda a produzir leite) e também usei frutas e sucos que são recomendados para aumentar a produção de leite. Foi bom vc comentar, pois vou postar as dicas aqui em outra página com a alimentação que estudei e utilizei.

    “Vc chegou a usar medicamentos durante todo o período para aumentar a boa produção de leite?”
    4. Medicação e produção de leite:
    Eu usei um spray nasal que a médica recomendou nos primeiros dias (primeira semana). Se não me engano era “oxitocina” ou algo assim. Depois passei a tomar um elixir “tintura de algodoeiro” que vendia nessas farmácias naturais e homeopáticas. E também um chá chamado “amamente” vendido na mesma farmácia. Mas eu ainda não estava usando o método de estimulação. Quando descobri o método continuei mais com a alimentação saudável e muuuuuuito líquido, do que com os remédios naturais. Na verdade eu não gosto muito de remédios por isso sempre tento fazer as coisas da forma mais natural possível. Até gripe eu tento tratar com chás (guaco, poejo, hortela, malva, alho, mel e muito líquido).

    “Quantas dúvidas…”
    5. Quanto à perguntas:
    Pode ficar a vontade para fazer um milhao de perguntas. No que eu puder ajudar ficarei realmente muito contente!!! Vc não sabe a alegria que me dá quando posso ajudar alguém e dar dicas que me foram muito úteis…

  9. Mila said

    Olá Ana!
    Deus a abençoe por dar essas dicas para nós mamães (principalmente como eu, de primeira viagem).Estou sofrendo desse mal de não ter leite suficiente para o meu lindo e vou começar com esse método, espero que dê muuuuuito resultado pois o meu filho tem cólicas de 6 horas qd toma leite em pó.
    Gostaria de saber onde vc postou sobre a alimentação que vc estudou para ajudar no aumento da produção de leite.Vc pode me dizer?:-)
    Muito obrigada,
    Mila

    • Júlia said

      oi! olha os médicos não ensinam isto , mas minha sobrinha sofreu tanto com cólicas, então uma pessoa bem humilde, da roça mesmo , ensinou que ela tomasse muito chá de erva doce, pois a neném já tinha cólicas, então ela tomava várias vezes ao dia, e melhorou. Quando meu bebê nasceu , eu tomava após as refeições ele não teve cólica nenhuma.
      um araço e boa sorte pra vocês

  10. Oi Mila,
    Parabéns pelo filhote e pela tua atitude! Tenho certeza que dará certo e que logo, logo seu pimpolho estará sentindo menos cólicas. E que com a graça de Deus você virá nos contar a grande conquista.

    Acabei de postar no site na página intitulada “Alimentos que estimulam a Lactação” muitas das dicas de alimentação que utilizei e espero que sejam realmente úteis assim como foram para mim.

    Beijinhos, Ana

  11. carla roberta wormsbecker said

    Olá, a minha história é parecida com a sua o meu bebê de 2 meses não estava ganhando peso, pois o meu leite não era suficiente ele é bem gulosinho. então falei com o pediatra e ele recomendou 10 minutos em cada peito e depois se ele quiser mais era para dar NAN 1 só que o problema é que depois da mamadeira ele não quer mais saber do peito, não sei o que fazer ele se acaba de berrar e não pega mais o peito e olha que interessante agora mesmo ele não querendo mais mamar no peito eu tento colocar ele e o meu peito espirra no rostinho dele parace que eu liguei um chuveirinho, mas mesmo assim ele se recura a mamar, então eu tiro o leite com uma bonbinha manual e dou para ele tomar, agora ele mama de 3 em 3 hora e é uma mamada de leite do peito e outra de NAN, pois não consigo produzir leite para todas as mamadas em media tiro 90ml a cada 5hs se tentar mais vezes só consigo tirar 30 ou 40. Será que ele volta a mamar no peito utilizar a sua tecnica? Obrigada!

  12. Sandra said

    Olá Ana, tudo bem? Tenho uma filhinha que vai completar um mês no próximo domingo. Eu também tenho pouco leite e estou utilizando a sonda para estimular. Você disse que cortou a sonda e colocou no bico da mamadeira. Você utiliza também os outros pedaços da sonda, ou você só encaixa o pedaço que tem a parte verde da sonda e joga fora os outros?
    Obrigada,
    abraços,
    Sandra

  13. Oi Carla,
    Li bastante a respeito do que está acontecendo com o seu bebê. É o que chamam de “confusão de bicos”. É comum acontecer isso quando os bebês são pequenos e mamam o peito e a mamadeira. Dizem os especialistas que o bebê prefere a mamadeira por ter que fazer menos sucção ou seja, menos força e trabalho para retirar o leite.
    Essa tua idéia de retirar o leite para dar na mamadeira é ótima por enquanto, mas o ideal é que você consiga fazer ele voltar ao peito pois é possivel que seu leite com o tempo acabe diminuindo pois a ordenha mecânica nunca é igual a que o bebê faz com a sucção com a boca. O bebê sempre consegue retirar tudo com a sucção da boquinha e a ordenha não.
    Acho sim que ele pode voltar a reconhecer o peito como prazeroso se vc utilizar o método. Pois com esse método o bebê obtém o leite com a mesma facilidade da sucção da mamadeira só que auxilia também o peito a continuar a produção, já que os dois leites (materno e artificial) estarão sendo tomados por ele ao mesmo tempo.
    Só que lembre-se que vc vai ter que ter MUITA PACIÊNCIA com o seu anjinho, pois ele já se acostumou com a mamadeira. Talvez ele proteste, chore e reclame. Mas se você seguir o ritmo dele obterá sucesso.
    Eu sugiro numa primeira tentativa você pingar bastante gotas do leite artificial em cima do seu peito, a ponto de deixar escorrendo mesmo. Para que ele sinta o cheiro do leite e perceba que também obterá leite de maneira fácil e prazerosa.

    A nivel de conhecimento extra coloco aqui um pequena citação de Tracy Hogg em seu livro “Os segredos de uma Encantadora de Bebês” na página 146 no quadro “Fazendo a Troca”. Neste quadro ela dá dicas para as mamães que estão fazendo o retorno da mamadeira para o peito e vice-versa.
    Ela cita: “Nas primeiras três semanas, os bebês facilmente trocam o peito pela mamadeira e vice-versa”… Depois disso será um pouco mais difícil, mas não impossivel. “Durante dez dias continue apresentando o seio, mas sem oferecer a mamadeira. Lembre-se que o bebê sempre está disposto a voltar ao seu modo original de alimentação. Seja qual for o modo a que está acostumado, uma vez que o hábito esteja registrado em sua memória, jamais ele o rejeitará. Fique, portanto, avisada: a tarefa de mudança é muito difícil. O bebê se sente frustado e chora muito…”.

    Concordo com ela em parte (já que ela não conhece, ou pelo menos não aborda o método de estimulação do peito com sonda em seu livro) que para uma mamãe que não conhece ou não utiliza o método, realmente deve ser mais dificultoso, fazer a troca. Pois o bebê tem que fazer mais esforço para sugar e isso pode deixá-lo realmente um pouco frustrado. Mas acho que utilizando esse método o leite flui com muito mais facilidade e o bebê não perde em quantidade que está acostumado a mamar. Além disso o peito não deixa de ser estimulado e isso é o ponto chave para quem quer continuar amamentando no seio.

    Espero que dê tudo certo com você e que passe para nos contar as novidades… : )
    Beijinhos, Ana

  14. Oi Sandra,
    Parabéns pela sua bebê tão pequerrucha. E pra você também por utilizar a estimulação para amamentá-la.
    Quanto aos pedaços da sonda, na verdade eu só utilizava os pedaços cortados (com aproximadamente 8cm de comprimento). E jogava fora a parte verde.
    O único incoveniente de fazer dessa forma é que você tem que ficar de olho (ficar esperta), pois o pedaço de sonda fica solto e as vezes o bebê pode puxar com a boca e corre o risco de engolir. No meu caso minha bebê nunca se afogou, mas houve vezes em que ela succionou com força e ficou com o caninho na boca.
    Nunca tentei colocar a parte verde dentro do bico da mamadeira, achava que não sairia leite com facilidade…
    Você está utilizando dessa forma? Se sim, por favor passe para nos contar, pois pode ser que seja mais um melhoramento do método. Ja que evitará acidentes com os pedaços da sonda cortada.

    Beijinhos, Ana.

  15. bruna said

    nossa adorei e vou tentar com certeza pois farei de tudo para meu bb ficar so peito……..

  16. andrea said

    Nossaaa que ótima idéia.hoje mesmo vou experimentar,estou tristissima de não pder amamentar e o leite acaba a cada dia.
    Gostaria de saber se vc usa os caninhos somente uma vez ou faz a higiene deles e se faz, como faz. Obrigadissima….

  17. Verônica said

    Vou começar a usar o metodo amanha. Meu bb ja vai fazer 3 meses, começei com nan quando ele completou 1 mes, depois começou a recusar o peito, ele chora, faz escandalo não quer de jeito nenhum, pra ele pegar tenho que forçar muito, mas ai ele logo fica mais nervoso ainda e acabo dando mamadeira. Será que vale a pena eu usar esse metodo??? Em quando tempo será que consigo eliminar de vez o LA???

  18. Daisy Horta said

    Ganhei meu filho ha 2 dias estou preocupada pois o leite ainda nao desceu pois o parto foi Cesariana.Estou percebendo que so ha colostro,sera que devo complementar com outro leite,ou isto compromete a chegada do leite materno?

    • Taty said

      Olá Daisy

      A melhor coisa a fazer agora É TER MUITA PACIENCIA, lembrar que vc precisa amamentar o bebe mas se cuidar também… A marina quando nasceu (cesaria) eu não tinha nada de leite, sabe oque é um NADA?!? eu trouxe ela para casa depois da alta já pensando como eu ia fazer para alimentar uma recem-nascida (3 dias). Comprei uma bombinha, não conceguia tirar mais de 10ml, e a Marina querendo comer… O desespero foi tanto que de tanto forçar com a bombinha e apertando as mamas não percebi que meus seios estavam se esfacelando… bem pesquisei na internet, a pediatra da Marina me receitou o “plasil” para estimular. Bem, eu venho do 3º dia de vida da Marina fazendo o seguinte: de dia deixo ela no peito até secar os dois, se ela ainda sentir fome, complemento com o NAN pro 1.Dia 17/02 foi a 3ª consulta da Marinaa Drª disse que ela está 400gm acima do peso e que a saúde dela está bem… Amelhor coisa a fazer é primeiro ficar calma e “arrancar” informações com a pediatra até funcionar…Depois, se vc não estiver bem psicologicamente seu leite não vai sair mesmo… Meu leite agora sai com mais facilidade e aos poucos estou diminuindo a quantidade do complemento.

  19. Verônica said

    Daisy
    Não complementa não, o leite desce mesmo só depois de 5 dias do parto, esse colostro é importantissimo pro seu bb, se vc completar agora seu bb vai ter dificuldade em estimular seu peito e seu leite não vai descer nunca.

  20. Andrea Querida,

    Me desculpe a demora em responder. Neste meio tempo descobri que estou grávida novamente e fiquei super atarefada com exames e outros…

    Quanto as suas perguntas: Eu reutilizava as sondas por várias vezes. Lavava com água e detergente e neutro. Enxaguando bem e depois colocava de molho numa solução que me ensinaram no banco de leite para limpeza das sondas (Abaixo descrevo como prepará-la).
    Com o tempo confesso que passei a lavar apenas com sabão neutro (detergente) e enxaguar bem. Mas sempre utilizei a sonda por várias vezes. As vezes elas ficam duras, enrijecidas ou esbranquiçadas e devem ser desprezadas. E lógicamente quando entopem, pois tornam-se inúteis.

    Solução para Limpeza das Sondas
    – 1 Litro de água fervida e fria
    – 1 colher de sopa de água sanitária

    Lavar as sondas com água e sabão neutro. Após lavar com sabão colocar as sondas nesta solução e deixá-las ali por no mínimo 30 minutos. Enxaguar bem.
    Esta solução deve ser trocada a cada 24 horas.

    Beijinhos, Ana

  21. Daisy Querida,

    Não complemente não!!! O colostro é importantíssimo pro bebê. E quando a gente faz cesariana o leite demora mesmo até uns 5 dias para descer é completamente normal.
    Eu comecei com o método só quando a Juju já tava com 1 mês e pouco e foi porque ela tava nitidamente precisando e quem recomendou foi a pediatra. Tenho uma amiga que pensou que o leite materno não tava sendo suficiente e resolveu implementar o leite artificial sem falar com a médica. Resultado: foi parar no hospital com a nenê morrendo de cólicas e chorando sem parar pq ficou com o intestino preso, cheio de gases e cocô super ressecado pobrezinha da nenê.
    Não faça isso não!!! Fica sossegada e toma bastante água que logo, logo o leite aparece.

    Beijinhos, Ana

  22. Verônica Querida,

    Acho que vale a pena sim você utilizar o método. Meu caso foi igualzinho o seu. Minha filhinha ficava super nervosa e começava a espernear e puxar os cabelos quando ia mamar no peito (pois claro dá um trabalhão succionar um peito, ainda mais quando não sai nada dele para se alimentar). Mas a minha alegria foi quando depois de apenas 2 dias um dos peitos já voltou a fabricar leite (o outro demorou mais um pouquinho…) Mas foi minha maior alegria ver minha filhinha mamando, ganhando peso e ficando mais saudável (mesmo com leite artificial), pois uma boa quantidade de leite materno estava sendo ingerida junto.

    Quanto ao tempo de eliminação do leite artificial é muito relativo e varia muito de mamãe para mamãe. Algumas ocorre super rápido e outras demora mais tempo… Mas o mais importante nesta história toda não é retirar o leite artificial e sim fazer com seu bebê esteja bem alimentado e crescendo com força e ao mesmo tempo aproveitando todas as propriedades que o leite materno pode oferecer. Pense que do contrário seu bebê não mamaria NADA no peito, pois sua produção se perderia por falta de estímulo. E dessa forma você garante a ele a alimentação básica para fazê-lo ficar mais fortinho (Leite Artificial) e ao mesmo tempo você proporciona a ele toda sua imunidade, alimentação saudável, além de carinho, afeto e afago por estar sempre próximo ao seu peito e ao seu coração (leite materno).

    Beijinhos, Ana

  23. Danielle said

    Olá!
    Tenho um bebê de 45 dias e ele não pegou no peito, dava umas sugadas e ficava bravo pq o leite não vinha. Fiz cesariana e já no hospital ele recebeu leite artificial porque teve queda de glicose. Será que este método pode fazer com que eu produza leite ainda?

    Abraço, Dani

  24. Monica said

    Oi! Quero muito começar a estimulação o mais breve possível, pois meu nenê está quase largando o peito, porém, não consigo achar a sonda para comprar aqui em São Paulo. Gostaria de saber onde posso encontrar.

  25. Fernanda said

    Ola, minha filha esta com 2 meses e a um mes comecei a dar leite artificial para ela. ela teve muitas colicas e chorava muito antes durante e depois a mamada no peito. Dai reolvi tentar o leite artificial. foi uma maravilha. ela passou a ser outra crianca, bem mais tranquila e nao chorava mais tanto. no inicio pensei em parar de amamentar, mas depois resolvi continuar memo que em menos quantidade, pois sei da importancia do leite materno. Agora as colicas passaram e gostaria muito de continuar amaentando minha bebe, mas nao produzo mais leite suficiente. tenho ficado deprimida e chorosa me sintindo culpada por ter privado a minha filha de mamar o leite que por natureza é o melhor alimento para ela. na época foi uma boa solucao para as colicas dela. moro na alemanha e as pessoas ficam me olhando como se estivesse cometendo um crime por nao estar conseguindo amamentar a minha filha. tenho tentado tudo para aumentar a producao. bebo bastante liquido, bebo cha que ajuda na producao de leite, cerveja preta,… mas infelizmente nao estou vendo melhora na quantidade de leite. pelo contrario percebo que a cada dia tenho menos leite. eu tiro o leite com a bobinha, pois nao me sinto segura qdo ela mama direto no peito, pois nao sei a quantidade que ela mamou. nao sei se esta satisfeita ou nao. ja comecei a usar o metodo de estimulacao, mas como o meu bico do peito é pequeno, fica dificil de coordenar sonda, mamadeira, peito. mas vou continuar tentando. foi otimo ler cometarios estimulantes . acho q so as pessoas que passam pela mesma dificuldade podem me entender. ja prometi a minha filhota que ela vai mamar no peito por muito mais tempo. promesa é promesa!!!! Espero poder postar aqui daqui a alguma dias o meu depoimento de sucesso.

  26. Raquel said

    Olá, na correria acabei fazendo o comentário no item errado, sobre o mito do leite fraco. Bem, na verdade tudo começou com ele… Enfim, suas dicas sobre o método de estimulação estão sendo a minha última salvação. Minha neném está com 3 meses e no último mês engordou somente 500 gramas, além de não estar evacuando normalmente, o que levou o pediatra a entrar com o complemento. Bem, na verdade desde 6 semanas eu já estava dando mamadeira (60 ml) na parte da noite, que era a hora que ela mais chorava, mas agora estão sendo 3 mamadeiras diárias, mais o peito. Minha dúvida é exatamente esta. Se não dou mamadeira em todas as mamadas, mas somente 3 vezes ao dia (100 ml por vez), será que o seu método vai dar certo (intercalo só com o peito)? Finalmente hoje consegui a sonda, com muito custo e a de número 6, a menor que tinha na minha cidade. Fiz o teste na mamada da tarde. Ela dormiu quase o tempo todo, mas mamou cerca de 80 ml. Também estou com um seio desenvolvido e outro não e meu sonho é ver os dois produzindo leite e eu podendo amamentar minha pequena até 1 ano, como fiz com a minha filha mais velha, hoje com 4 anos. Mesmo fazendo uso do método poucas vezes ao dia será que vai dar certo??? Rezo para que isso aconteça. E agradeço muito ao seu site, como disse, foi a minha luz no final do túnel. Obrigada,

  27. Dani Querida,

    Com certeza este método pode te auxiliar…
    Se vc der uma olhadinha na página principal do blog (no link “Amamentação Adotiva” na página “Inicio”) vc verá que o método é utilizado por mamães que adotam bebês. Ou seja, mamães que não passaram pelo processo de gravidez conseguem produzir esse líquido precioso chamado leite materno. E com certeza a situação fica muito mais facilitada para mamães que passaram por todo o processo de gestação (como você e eu, por exemplo) e tem em seu organismo muitos dos hormônios essenciais para o estimulo da amamentação. Foi justamente esse fato que me alegrou imensamente quando descobri o método e posso te afirmar com certeza que o leite volta. Pois eu não produzia mais nada quando comecei com o método e consegui amamentar minha filhinha até os 2 anos.

    Beijinhos, Ana.

  28. Fernanda Querida,

    Baseado nos seus comentários gostaria de sugeir duas coisinhas para você:

    Vc comentou ” tenho ficado deprimida e chorosa me sintindo culpada por ter privado a minha filha de mamar o leite que por natureza é o melhor alimento para ela”. Eu sugiro: não tenha esse tipo de sentimento pois em primeiro lugar vem a saúde do bebê e se eles não se alimentam adequadamente eles não crescem e assim também não tem forças para sugar o peito. O leite artificial é uma complementação, assim como serão as frutinhas no futuro quando o bebê estiver próximo dos 6 meses. O leite serve para deixá-los fortes. Não tem razão para se sentir culpada, vc está fazendo o correto e está preocupada com o crescimento e desenvolvimento do seu bebê.

    Segundo, eu sei que esse é um pouco mais difícil, mas vc comentou “moro na alemanha e as pessoas ficam me olhando como se estivesse cometendo um crime por nao estar conseguindo amamentar a minha filha”. Eu gostaria de te pedir para não dar importância para que os outros pensam a respeito de você e sua bebê. Sempre existirão pessoas prontas para criticar tudo o que fazemos. Não importa oque façamos sempre existirão pessoas que comparam os outros a si mesmos achando que são melhores e na maioria das vezes não o são. Então comece desde já a ter certeza que vc está fazendo o seu melhor e que os outros nada tem a ver com o que acontece dentro do seu lar. Digo isso pois sempre terão pessoas prontas para dar um milhão de sugestão na sua vida e muitas vezes as sugestões são opostas e contraditórias e a gente fica confusa pois não sabe em que acreditar, como proceder ou qual das sugestões escolher. Por isso sugiro, confie em vc mesma! Vc está dotada de um instinto materno que te sempre será o seu melhor amigo. Vc já está dando uma grande prova de que está super interessada em sua filhinha, simplesmente pelo fato de estar buscando informação. Então se despreocupe com as opiniões alheias, principalmente se elas são pejorativas…

    Quanto a bombinha que vc comentou estar usando para retirar o leite é boa só para que vc visualize a quantidade eventualmente (se vc acha que se sentirá mais segura assim). Pois se vc ficar retirando o leite sempre com a bombinha é possivel que sua produção com o tempo acabe diminuindo pois a ordenha mecânica nunca é igual a que o bebê faz com a sucção com a boca. O bebê sempre consegue retirar tudo com a sucção da boquinha e a ordenha não. Então o ideal é que você não se preocupe com a quantidade que está produzindo já que de qualquer forma sua nenê não ficará com fome já que está tomando leite materno e artificial ao mesmo tempo neste método. Tua tranquilidade e segurança é muito importante para que o corpo fique sossegado e produza com intensidade o leite materno. Então se despreocupe com tudo o que for possível e pense que do contrário sua bebê não mamaria NADA no peito, pois sua produção se perderia por falta de estímulo. E dessa forma você garante a ela a alimentação básica para fazê-la ficar mais fortinha (Leite Artificial) e ao mesmo tempo você proporciona a ela toda sua imunidade, alimentação saudável, além de carinho, afeto e afago por estar sempre próximo ao seu peito e ao seu coração (leite materno).

    Além disso, o mais importante nesta história toda não é retirar o leite artificial e sim fazer com seu bebê esteja bem alimentado e crescendo com força e ao mesmo tempo aproveitando todas as propriedades que o leite materno pode oferecer.

    Uuuui desculpe se falei demais… Mas é sempre na tentativa de ajudar e compartilhar o que penso que pode auxiliar assim como me auxiliou nesta situação.
    Beijinhos, Ana.

  29. Raquel Querida,

    Fico feliz em saber que minha história foi útil para vc…

    Quanto a sua pergunta “Se não dou mamadeira em todas as mamadas, mas somente 3 vezes ao dia (100 ml por vez), será que o seu método vai dar certo (intercalo só com o peito)?” Sim te afirmo que o método dá certo. Eu também dava as mamadeiras com bastante espaçamento (apenas 3 a 4 vezes ao dia) e nos outros momentos quando ela queria mamar ficava mamando apenas no peito in natura.

    A propósito eu também tinha um peito que produzia melhor e outro não. No meu caso achei por bem dar em todas as mamadas primeiramente o peito que produzia sozinho para que ela mamasse o leite materno puro e nas horas em que era necessário tomar a mamadeira eu sempre utilizava a sonda no peito rebelde (o que produzia menos). E te digo que quando ela parou de mamar o peito rebelde estava produzindo bem mais leite que o peito bom. Então o que vc está fazendo está certíssimo. Dê sempre que possível o peito in natura. E nos momentos da mamadeira se possível estimule o peito mais difícil. ou os dois peitos se vc se sentir mais segura.

    Espero ter ajudado. Caso fique com alguma dúvida fique a vontade para continuar perguntando. E saiba que estarei aguardando as suas boas notícias no site.

    Beijinhos Ana

  30. Mônica Querida,

    Desculpe a demora em responder. Estava tentando encontrar empresas que comercializassem as sondas aqui em SP, pois confesso que nunca comprei uma aqui em São Paulo.

    Encontrei alguns sites que vendem estas sondas e acabei adicionando uma página no blog (http://amamentacao.wordpress.com/onde-comprar-sondas/) com essas empresas que encontrei na internet. Espero que sejam úteis.
    Beijinhos, Ana

  31. Roseli said

    Boa tarde! Fiquei muito feliz ao encontrar este blog.Tenho uma bb de 2 meses.Na 1º samana de vida ela perdeu peso e tive que entrar com o LA.A partir daí ela não pegou mais o peito durante uma semana.Em seguida voltou a pegar mas,acho que ela não suga muito forte e por isso o meu leite é muito pouco.De ontem pra hoje está saindo só umas gotinhas.Fiquei interessada em fazer este método e tb fiquei confortada ao ver o depoimento de tantas pessoas nas mesmas dificuldades que eu.
    PS: Eu não dou o Leite artificial na mamadeira mas sim num copo que tem um bico onde a criança tem que sugar.A médica que recomendou para que ela não perca o sugar.Também tem uma mamadeira de colher que não atrapalha a amamentação.Os dois podem ser encontrados em lojas especializadas e supermercados.
    Um abraço.

  32. Clarissa said

    Querida Ana, Deus te abençoe pela sua iniciativa. Eu tenho uma bebezinha de 2 meses e desde o início tive dificuldade para produzir leite em quantidade. Como meu leite não descia, desde o primeiro dia ela já entrou no complemento, mas minha vontade de ter esse contato com a minha filha que somente a amamentação nos dá, eu não desisti do peito. Não tenho idéia de quanto ela mama, mas sei que é pouco porque quando aperto o bico do meu peito, sai apenas umas gotinhas. Estava desesperada hoje, pois minha real vontade era poder alimentar a minha filha e com esse seu depoimento e instrução de como amamentar com a sonda, me fez ter esperança de que iremos vencer essa batalha. Obrigada pelo carinho e espero em breve estar dando meu depoimento. Abraços, Clarissa

  33. Clarissa said

    Olá Ana, não estou conseguindo que ela puxe o meu peito quando coloco a sonda. Fica bem difícil e ela acaba ficando bem nervosa e eu também. Será que deve ser porque a sonda machuca a língua ou céu da boca dela? Abraços. Clarissa

    • Oi Clarissa,

      Meu primeiro conselho é: fica calma e tranquila que aos poucos vcs duas vão se adaptar.
      Para chamar a atenção de sua filhinha para o peito eu sugiro a vc gotejar bastante leite em cima do peito antes de colocá-la para mamar (isso para que ela sinta o cheiro e a facilidade que ela terá em sugar).
      Quanto a sonda, pode ser que ela esteja machucando ou “futucando” no céu da boca dela. Neste caso vc deve tentar inserir o mínimo possível da sonda dentro da boca dela. Tenta de repente colocar só um pedacinho da sonda pelo ladinho da boca, pode ser que ajude.

      Espero que te ajude e que logo, logo, vc venha contar que vcs estão ótimas.
      Beijinhos Ana

  34. Luana said

    Oi Ana,

    Vi por acaso numa loja especializada para bebÊs um kit já com sonda e mamadeira para esse método de amamentação. Você conhece? Será que funciona assim como a sonda avulsa que você comprou?

    Abraços,

    Luana

  35. Olá Luana,

    Não conheço este kit que vem com sonda e mamadeira. Vc conseguiria lembrar o nome da loja ou marca da mamadeira (kit)?

    Seria interessante até mesmo para sugerir para as mamães que querem usar o método, mas tem dificuldade de encontrar a sonda avulsa ou de montar toda a “parafernalha” para a amamentação.

    Se vc lembrar maiores detalhes, nome e marca, por favor passe por aqui para nos dizer. Tenho certeza que todas as mamães adorarão saber da novidade.
    Beijinhos, Ana

  36. Luana said

    Oi Ana,

    O nome é MamaTutti, vende a mamadeirinha e um kit contendo 10 tubos extensores. O nome da marca é JohnPetter (0800 643 3009). Eu comprei hoje, vou experimentar e te digo se deu certo. Mas a princípio vejo que se trata do método que você falou. Tomara que d~e certo, estou ansiosa!

    Beijos,

    Luana

  37. Ana said

    Que idéia boa!!!!!!

  38. Vanessa Cassimiro Ferreira said

    Olá Ana
    realmente você foi um espetáculo nos orientando sobre o método. Tenho uma linda bebê de 1 mês e 5 dias, entretanto fiz uma redução mamária aos 18 anos, tenho 33. Desde o 2º dia dela percebi que chorava muito, enfim tivemos que usar 30 ml de complemento. Sempre antes disso eu dava o peito, confiante que conseguiria amamentar. Ela perdeu peso, tentei tirar o suplemento tudo com a ajuda das enfermeiras para vermos se o leite já havia subido, mas perdeu peso. Enfim foi-se a idéia da amamentação exclusiva. Então cheguei á 3ª e 4ª semana da heloisa e ela ganhou peso, usando então 60 ml de suplemento. A Pediatra diz que ela deve mamar o que tiver vontade então fico em torno de 60 a 80 ml por mamada. Uso o método há 2 semanas aproximadamente, dou sempre o peito antes mas sinto que ela fica irritada por sair pouco leite. Na bomba sai mínimo, fico até triste pois penso que se sai só 10 ml estou me iludindo, e sei que essa insegurança não me ajuda em nada. A impaciência da Helo acaba fazendo com que eu fique menos tempo só no peito e logo coloque a sonda. Mas queria esclarecer umas dúvidas com você ok?
    1) quanto será que um bebê nesse tempo deve mamar? assim se ela mama a média de 70 ml posso saber mais ou menos quanto produzo;
    2) quando diz sua história em algum momento conseguiu dar apenas o peito? ou usou sempre o suplemento também?
    3) será que realmente consigo aumentar a produção, como você recomenda fazer? ela mama a cada 3 horas ou 4 no máximo, de madrugada agora deixo um pouco mais mas acordava ela para mamar sempre. Acha que devo dar o peito de quanto em quanto? às vezes nem espero a fome chegar, dou o peito para ela assim estimular, que me aconselha?
    4) fora usar a sonda, que mais acha que posso fazer? No peito esquerdo tenho muito pouco leite, mas quando amamento ouço a Heloisa deglutir, até conto o número de vezes que ela deglute para ver na mamadeira o quanto corresponde.
    Enfim penso que tanta ansiedade me faz mal, até pensei em fazer acupuntura, mas tenho muita vontade de dar meu leite, além do vínculo com minha filha, é algo que só eu posso fazer por ela. Voltarei a trabalhar quando ela tiver 5 meses mas se puder e como disse a enfermeira devo dar nem que seja um “vinho do porto” pois por menos que seja já é valioso!

    Ana, obrigada e desculpe a súper carta.
    beijos a vc e á Juju.
    Vanessa

    • Querida Vanessa,
      A primeira coisa que eu gostaria de te dizer é: “Não se preocupe com a quantidade de leite que está saindo de seu peito!!!” Isto só te deixa insegura e quanto mais nervosa você ficar menos leite você terá. Relaxe bastante e fique tranquila porque vc está fazendo o mais importante que é a estimulação.

      Tome bastante líquido (de preferência MUUUUUUIIIIITA ÁGUA), se quiser alternar, use bastante chás calmantes (erva-doce, funcho, camomila), pois quanto mais líquido vc tomar mais leite terá.

      E simplesmente pare de se preocupar com a quantidade que está saindo, isto é o menos importante, já que o carinho, o vínculo que vc está desenvolvendo, o contato pele-a-pele, o olho-no-olho e o aconchego que vc estará dando a sua bebezinha será suficiente para ajudá-la a querer mamar sempre mais e isso é o melhor e maior estimulante para produção de leite. Não existe nenhum equipamento no mundo que seja mais eficiente que a sucção da boquinha do bebê para retirada total do leite de seu peito.

      Se quiser fazer retirada de leite, não faça com a bombinha, elas não são boas, não tiram todo o leite disponível e ainda racham o peito. E além disso, te dão a sensação de que vc não tem leite no peito, quando na verdade elas é que não são totalmente eficientes. Faça a retirada manual com massagens no peito. Faça bastante massagens antes da retirada e no momento que for retirar efetivamente, coloque a mão sobre o peito em forma de concha e deslize o dedão sobre o seio em direção ao bico. Coloque o leite retirado sempre em um recipiente limpo e esterilizado.

      Quanto as suas perguntas:

      > 1) quanto será que um bebê nesse tempo deve mamar? assim se ela mama a média de 70 ml posso saber mais ou menos quanto produzo?
      Não há como precisar, pois cada bebê é diferente e mama a quantidade que lhe satisfaz. Acho que a média que ela está tomando é mais ou menos o que a Juju tomava nesta época. Quanto ao que vc produz, como disse anteriormente não tem como saber e isso na verdade não é relevante pois varia muito de um dia pro outro e da quantidade de líquido que vc ingere.

      > 2) quando diz sua história em algum momento conseguiu dar apenas o peito? ou usou sempre o suplemento também?
      Por insegurança minha, só tive coragem de retirar a estimulação depois de 1 ano de idade. Depois disso ela continuou a mamar até os 2 anos apenas no peito sem estímulo nenhum, e nessa época percebi que tinha realmente bastante leite. Tanto que mesmo depois que retirei o peito percebi que quanto apertava ainda gotejava. Isso continuou ocorrendo por uns dois meses após o desmame total.

      > 3) será que realmente consigo aumentar a produção, como você recomenda fazer? ela mama a cada 3 horas ou 4 no máximo, de madrugada agora deixo um pouco mais mas acordava ela para mamar sempre. Acha que devo dar o peito de quanto em quanto? às vezes nem espero a fome chegar, dou o peito para ela assim estimular, que me aconselha?
      Com certeza sim, pois a verdade é que quanto mais o bebê mama, mais leite vc produz. Sempre que ela desejar mamar ofereça o peito a ela. Quanto mais ela mamar, mais leite será produzido. A noite geralmente os hormônios que ajudam na produção do leite são produzidos em maior quantidade (pois esse é o período em que vc está repousando), por isso muitas vezes o bebê preferirá mamar a noite. Então sempre que ele desejar ofereça o peito. O tempo varia muito de bebezinho para bebezinho, alguns sentem fome mais rápido, mas no caso da Helo acho que 3 a 4horas é uma média muito boa.

      > 4) fora usar a sonda, que mais acha que posso fazer? No peito esquerdo tenho muito pouco leite, mas quando amamento ouço a Heloisa deglutir, até conto o número de vezes que ela deglute para ver na mamadeira o quanto corresponde.
      Ela está apenas deglutindo, não está fazendo estalinhos enquanto mama não é mesmo?! Pois se estiver fazendo estalinhos a pega do peito está errada. Ela deve abocanhar a areola toda do peito (parte escura do peito) e não apenas o bico. O bebê não deve produzir sons enquanto mama, pois isso significa que está ingerindo ar e isso o fará com que ele se sinta satisfeito mais rápido (já que está enchendo a barriguinha de ar), além de fazer com ele sinta foma logo por não ter ingerido toda a quantidade necesária para lhe alimentar. Sem cotar que o ar ingerido o fará ter cólicas depois. Então fique atenta a este detalhe.

      Quanto ao que fazer, beba MUUUIIITA ÁGUA e outros líquidos. Isso ajudará incrivelmente. Eu também tinha um peito que produzia mais e outro menos. No meu caso, eu oferecia primeiramente o peito que produzia mais sozinho sem estimulo nenhum e depois oferecia o peito que produzia menos com o estimulo (quero dizer junto com a sonda). Isso auxiliou bastante os dois a produzirem de forma equivalente.

      E o mais importante: “Não pense em quantidade produzida, isso fará com que vc esteja sempre ansiosa e com certeza isso afetará sua produção.
      Espero ter ajudado nas suas dúvidas.

      Beijinhos,
      Ana

  39. Ola boa tarde,
    A minha historia é parecida com muitas que li por aqui…tenho um bebe de 41 dias e desde o 15 estou dando complemento…ja tentei ficar só no peito,mas não produzo leite suficiente…Aluguei uma bomba eletrica para estimular o peito vai fazer um mes e nada,continua saindo 20 ml…Percebo que meu bebe engasga com o meu leite nos 3 primeiros minutos de mamada,depois disso não sai mais nada.
    Estou quase ficando doida de tanto pesquisar sobre isso,ando somente pensando nisso,orando sem e cessar para que eu consiga alimenta-lo ate os 6 mes…
    Consegui a sonda sabado,e desde então tenho feito,só que me atrapalho demais,ele fica nervoso,a sonda sai toda hora…tem horas que da vontade de desistir…Se eu não entrasse com esse metodo ainda no sabado creio que hj ele não aceitaria mais o peito,pois a mamadeira é bem mais facil,e ele ja estava a recusar sugar o peito.
    Será que se eu usar a mamadeira quando sair corro o risco dele largar o peito? Pois imagino ser muito dificil usar o metodo fora de casa né??
    Deus abençõe grandemente a sua intenção em nos ajudar!!
    Nessas horas a gente quer mesmo é receber informações e muito incentivo,que muita das vezes não temos em casa!!
    Obrigada
    suzana kawakami

    • Suzana Querida,

      Fico feliz de que vc já esteja usando a estimulação e te afirmo com certeza que logo, logo, vc começará a perceber os resultados…

      Sobre os seus comentários:
      > 1. Consegui a sonda sabado,e desde então tenho feito,só que me atrapalho demais,ele fica nervoso,a sonda sai toda hora…tem horas que da vontade de desistir…
      No começo também foi assim comigo, mas se vc pensar bem, tudo na vida é complicado nas primeiras vezes. Quando aprendemos a cozinhar nos atrapalhavámos, quando aprendemos a andar de bicicleta nos atrapalhávamos, quando começamos a dirigir acontece o mesmo, e até mesmo nos nossos primeiros dias na escola foi assim complicado… Então fique sossegada e saiba que daqui a pouco vc encontra o melhor jeitinho pra vc e vc o bebe se adaptarão com facilidade. O que hoje parece complicado daqui a algum tempo parecerá absurdo de fácil.

      Comigo aconteceu a mesma coisa, tanto que foi por esse motivo que resolvi adaptar a sonda direto na mamadeira para fazer menos bagunça e sujeira.

      > 2. Será que se eu usar a mamadeira quando sair corro o risco dele largar o peito? Pois imagino ser muito dificil usar o metodo fora de casa né??
      Nunca dei direto na mamadeira, pois a verdade é que sempre tive receio que ela achasse mais facil sugar o bico de plástico ou borracha, já que nesse caso teria que fazer menos força para sugar.
      Sempre dei com a minha exclusiva “mamadeira sonda” . Mesmo quando saía na rua. Confesso que no começo ficava com um pouco de vergonha de usar todo aquele apetrecho para dar de mamar para um pequeno bebê, mas depois comecei a pensar que não existe vergonha alguma em vc estar se esforçando para dar o que há de mais precioso no mundo para seu bebê que é o leite materno.

      Assim me sentava em algum cantinho em qualquer lugar um pouco mais reservado, colocava ela no peito e dava a “mamadeira sonda” junto com o peito. Quando ela terminava de mamar guardava tudo e ia embora com o sentimento de “missão cumprida”. Pois comecei a pensar da seguinte forma: “quem ter que ter vergonha são as mulheres que tem condições de oferecer o peito aos seus bebezinhos e não o fazem por receio de ficar com peito caido ou de ter muito trabalho ou de ter que disponibilizar muito tempo para amamentar (ou sei lá as bobagens que pensam que a mídia impõe)”. As mamães que tem dificuldade e procuram auxilio e estimulo deveriam estar de peito aberto para mostrar ao mundo como isso é importante já que ainda hoje em dia, com tanta informação disponível, ainda existem tantos números de bebês que não são amamentados nem até os 4meses de vida… Mas enfim, acho que já estou filosofando demais : ) . Mas era isso o que eu fazia.

      Saiba sempre que a sua atitude é linda e que o amor e dedicação que vc está oferecendo ao seu bebezinho são infinitamente mais fortes que qualquer coisa que possa atrapalhar seu caminho. Saiba que Deus continuará te apoiando nessa difícil tarefa, já que este é o teu desejo e vc tem buscado Ele pra te ajudar. Sai ba que este apoio faz bastante diferença. Todos os dias sou grata a Ele por tudo o que fez em minha vida e principalmente nesse meu caminho de amamentação. Tanto que atualmente estou grávida novamente (8 meses) e tenho plena certeza que caso aconteça a mesma coisa de não ter leite suficiente usarei o método e tudo correrá bem como ocorreu com a Juju… Pois além de Deus me apoiando já tenho as informações que preciso para fazer a minha parte!

      Espero ter ajudado. E me desculpe se falei demais!! : )
      Qualquer coisa sinta-se a vontade para perguntar novamente ou mesmo nos contar como está sendo sua experiência.

      Beijinhos, Ana

  40. iolanda dias said

    oi ana
    parabens pelo seu blog.gostaria de saber se vc usa a mesma sonda ou usa varia sonda.e como faço para esterilizarla.beijos e fica com deus

    • Olá Iolanda,

      Eu reutilizava as sondas por várias vezes. Lavava com água e detergente e neutro. Enxaguando bem e depois colocava de molho numa solução que me ensinaram no banco de leite para limpeza das sondas (Abaixo descrevo como prepará-la).
      Com o tempo confesso que passei a lavar apenas com sabão neutro (detergente) e enxaguar bem. Mas sempre utilizei a sonda por várias vezes antes de jogá-la fora. As vezes elas ficam duras, enrijecidas ou esbranquiçadas e nesses casos devem ser desprezadas. E lógicamente quando entopem, pois tornam-se inúteis. Nos bancos de leite recomendam o uso uma meia dúzia de vezes, mas acho que eu usava um maior número de vezes.

      Solução para Limpeza das Sondas
      – 1 Litro de água fervida e fria
      – 1 colher de sopa de água sanitária
      Lavar as sondas com água e sabão neutro. Após lavar com sabão colocar as sondas nesta solução e deixá-las ali por no mínimo 30 minutos. Enxaguar bem.
      Esta solução deve ser trocada a cada 24 horas.

      Beijinhos, Ana

  41. Lilian said

    Olá, encontrei esse blog numa busca desesperada de ajuda e orinetação sobre pouco leite, sou enfermeira e sempre soube que esse negocio de pouco leite ou leite fraco não exixtia, e sabia que até mesmo uma mãe adotiva poderia estimular a mama e assim produziria leite, porém nunca imaginei que sentiria essa dificuldade na pele, tive eclampsia com 33 semanas de gestação e tivemos que antecipar o parto, minha bebe ficou na UTI por 10 dias, eu fiquei muito abalada com a situação, sofri demais, e a dor da cesárea parece que pontecializou devido ao meu estado psicológico, nos primeiros dias sentia que tinha mais leite, e no lactário do hospital estimulava com a bomba, mas não saia praticamente nada, o máximo que consegui tirar foi 10 ml em várias tiradas, não tive um contato imediato com a minha bebe, só pude colocá-la no peito após 6 dias e ela já vinha se alimentando na mamadeira na UTI (como os prematuros são baixo peso eles entram com mamadeira para não correr o risco de perder peso e tbm para estimular a sucção uma vez que eles ainda não tem esse reflexo, apenas após a 34 semana), qdo pude dar o peito sentia que não tinha muito leite, mas mesmo assim eu insistia, deixava ela sugando uma meia hora e depois eles davam a mamadeira, eu podia ficar na uti da 9 as 21h e dar 5 mamadas, porem meu quadro de hipertensão agravou, e tive de tomar diurético e anti-hipertensivo, e tbm não podia mais ficar tanto tempo no hospital para dar todas as mamadas do dia, bem passados esses 10 dias a Valentina veio p casa, e continuei seguindo o metodo aplicado no hospital sob orientação do pediatra, dava meia hora de peito e depois dava a mamadeira, no peito ela sugava super pouco e logo dormia, não conseguia acorda-la por nada, a pediatra me falou que eu tinha que insistir pois os prematuros sente mais sono e so querem dormir mesmo, tive muita dificuldade e sentia que ela pegava cada vez menos o peito, até que resolvi utilizar o método de sistema de estimulação, porém não tive a sua brilhante idéia e acabei pagando super caro em um potinho com caninhos apropriados para essa finalidade, de uma determinada marca, a venda em lojas especializadas, enfim, estou utilizando o método há 5 dias minha bebe está com 24 dias e mamou na mamadeira e peito por 20 dias, e nesses ultimos 5 dias tenho dado somente o peito com o caninho, ela está mamando super bem, estou utilizando tudo que teoricamente ajuda estimular a produção de leite, canjica, agua inglesa, muito liquido, chá da mamãe, ocitocina spray, deixo ela a vontade no peito, ela fica sugando, sugando até cansar tadinha mas percebo que não sai muito leite, pois não demora muito e ela começa a se irritar e dai coloco o caninho com o complemento e ela mama super bonitinha, sei que devo insistir, mas as vezes bate um desaninmo, pois não vejo a hora de me livrar de todas essas parafernalhas e oferecer somente o peito para minha pequena, li tbm que descansar é super importante para produção da prolactina, se não descansar o não há produção de leite.
    Agora não sinto o peito encher, meu peito está sempre mucho e é isso que me desanima. Será que demora muito p aparecer o tão esperado leite???
    A outra coisa, qdo faço ordenha manual, sai uns pingos de leite, mas na bomba eletrica não sai qse nada.

    bjinhos

  42. Oi voltei….
    Com boas noticias!!
    Usei o metodo apenas 15 dias,e tomei tintura de algodoeiro com o chá da mamãe e deu um resultado maravilhoso….Glorias a Deus!!
    Fazem 3 dias que meu Davi mama somente o peito,e o meu peito não mais falta leite,pelo contrario sempre fica jorrando leite…
    Gostaria muito de agradecer a sua iniciativa de fazer o bem para nós mamães desesperadas,e que todas possamos passar e divulgar cada vez mais esse blog.
    Desejo á vc que vc tenha uma boa hora,e que esse aleitamento seje simplesmente uma benção que não falte leite p/ sua nova bebe(O)!!
    Parabens pelo novo bebe que esta chegando,parabens pelo blog e pela suas palavras e esclarecimentos!!
    É de pessoas assim que o mundo precisa p/ se tornar melhor!!
    Beijos de uma mãe super feliz,que com a juda DE DEUS, e desse blog pode então ver o resultado que tanto queria,alimentar MEU BABY Davi somente com o leite materno.

  43. Virgínia said

    Ana, querida, encontrei você ao digitar a seguinte frase na pesquisa do google: ” quero amamentar e não consigo”! E veja o que encontrei: A SOLUÇÃO!
    Sou mãe da Ana Beatriz, carinhosamente chamada de Bia, que hoje está com 1 mês e 28 dias. Saímos da maternidade com uma mamadeira de Nan 1, pois quando ela veio do berçário para os meus braços, colocou a boquinha em meu peito, fez uma pega formidável, mas… nada de leite. A maternidade logo providenciou uma mamadeira pra nós. No início ela pegava mas sem leite suficiente e pessoas me tirando o incentivo, ficou difícil. No 4º ou 5º dia meus peitos incharam e ficaram doloridos e mais uma vez não tive incentivo pra deixá-la mamar até ficar satisfeita mesmo que chorasse muito. Nunca desisti. Na última sexta-feira procurei uma clínica que trabalha com amamentação e a enfermeira, por telefone, me falou sobre o método que utilizaria (um canudinho junto ao peito; 15 dias de locação por uma média R$80,00 mais a consulta por R$100,00). Também me indicou: chá da mamãe (pode ser substituído por camomila com erva doce), tintura de algodoeiro, cápsulas de alfafa e ordenha com bomba de 3 em 3 horas. Iniciei conforme orientada, embora a ordenha fosse difícil e com uma quantidade insignificante de leiteo. Ao entrar em seu blog, ontem de madrugada, descobri que o método que a clínica utilizaria era o mesmo que você ensinava com tanta praticidade e cujos depoimentos (li todos) eram de sucesso. Não tive dúvidas: vou cancelar a consulta agendada para a prx semana. Primeira tentativa: um horror! Ela gritava e não pegava meu peito. Chorei muito! 2ª tentativa às 18h30. Um SUCESSO!! Quando ela terminou de mamar, espremi meu peito e já saía mais leite do que de costume. E ela está dormindo até agora. Acho que mamou demais! rss Que Deus a abençoe Ana pelo bem que fez a mim e tem feito a tantas pessoas. Jamais me esquecerei desse momento pois pra mim já posso cantar vitória. Um forte abraço e um cheirinho de leite de peito. Quem manda é a Bia!

  44. Virgínia said

    Ana, tenho uma dica: para lavar a sonda/catéter estou utilizando uma seringa. Coloco água fervida e introduzo a agulha em uma das extremidades da sonda/catéter duas ou três vezes.
    Uma observação: por que as maternidades ao invés de dar uma mamadeira para os bebês cujas mamães não têm leite ou não podem amamentar, não introduzem este método? Falta interesse em participar desta campanha tão benéfica de amamentação? Ou será o custo com uma sonda tão barata? Podem cobrar do paciente no momento da alta hospitalar se for o caso.
    Eu vou enviar esta observação à maternidade onde tive minha pequena e, tão logo eu receba a resposta, venho postar pra vocês. Um beijo.

  45. Virgínia said

    Boa noite, a todas que lêem este blog. Tenho uma notícia impressionante pra dar a vocês. Minha filha hoje já mamou sem o auxílio da sonda. Apenas 24horas após o início do processo e ela já largou o leite artificial.
    Que Deus continue a nos abençoar!
    Um grande beijo a todas.

  46. Ana Paula said

    Estimada Ana,
    não poderia deixar de agradecê-la imensamente pela atitude tão nobre de compartilhar essa técnica providencial com tantas mães aflitas, como é o meu caso. Meu bebê completa hoje 40 dias e há 10 tive que introduzir a fórmula láctea em sua dieta por causa de uma icterícia tardia agravada por uma proteína do leite materno – o que me obrigou a supsender o peito por 3 dias e me causou IMENSA frustração. Confesso que fiquei psicologicamente abaladíssima, o que bloqueou minha produção de leite consideravelmente. Felizmente, depois de muita terapia e conselhos de uma amiga – (além de um ansiolítico) consegui perseverar e insistir na retomada do peito. Seus conselhos foram fundamentais para que eu continuasse nessa batalha. Acabo de testar seu método com êxito e tenho fé que meu leite esguinchará e conseguirei amamentar meu tesouro até seis meses. Desejo que você receba em dobro todo bem que vêm fazendo por tantas mães e bebês! Um abraço fraterno e emocionado da sua xará Ana

  47. Virgínia said

    Olá, Ana e todos que lêem este blog.
    Minha pequena Bia já mama sem estímulo do leite artificial (não preciso pingar gotinhas do leite pra ela querer mamar). Já procura meu peito e melhor, só quer dormir mamando. Está num xodó só comigo.
    E meu peito hoje esguichou leite. Que maravilha!!
    Um forte abraço pra você que não desistiu de amamentar seu bebê e está lendo todos estes depoimentos.

  48. Maria Goreti said

    Oi Ana, voce já teve seu bebe?

    Tenho uma de 48 dias, e tive de dar alimentação artificial, pois um dos meus seios ficou praticamente sem o bico.
    Nestes ultimos dias minha bebe, não esta querendo pegar o seio, justo agora que o seio mehorou, ela chora, quando pega o peito e somente suga o que sai facilmente.
    Acostumou com a mamadeira.
    Vou tentar o metodo, pois quero muito amamaentar minha bebe, gostaria de tirar umas duvidas:
    Ha algum risco da bebe engolir a sonda, como perguntado anteriormente?
    Se ela não conseguir mamar, devo continuar dando a mamadeira, se lea ficar com fome?

    Obrigada,

    Goreti

    • Oi Goreti Querida,

      Me perdoe pela demora em responder é que eu estava super envolvida com os problemas iniciais do meu 2° bebê, mas agora está tudo bem.
      Para vc ter uma idéia a história se repetiu todinha novamente com ele e lá fui eu utilizar a estimulação novamente. Mas para minha alegria, essa semana estive na pediatra e ela me recomendou que parasse com o complemento pois meu baby já não sofre mais perigo de ficar desnutrido (como aconteceu com minha 1a filhinha) e segundo ela, eu já estou produzindo o suficiente para ele. É bem verdade, que ainda estou um pouco insegura, mas pouco a pouco estou retirando as mamadeiras, pq as vezes ele ainda fica bravo qdo come pouco, rsrsrssss, mas enfim, estou bem feliz!

      Quanto às suas perguntas:
      Se a sonda estiver bem presinha no bico da mamadeira não há risco de engolir não. Somente tome cuidado, pq as vezes há bicos que tem um orificio (buraquinho) um pouquinho maior e isso pode facilitar a saída da sonda. Quando a Juju era pequena ocorreram vezes em que a sonda se desprendeu da chupeta da mamadeira, mas ela nunca engoliu!!!

      Quanto ao leite, acho que vc deve dar sim o complemento, mesmo que não consiga se adaptar ao método e precise usar a mamadeira, pois como eu disse anteriormente para outra mamãe, acho que não vale a pena correr o risco de deixar o bebê no limite de seu peso, e conseqüentemente de sua saúde com perigo de desnutrição, para estimular o peito.
      Se vc conseguir estimular com o método seria ótimo pois estaria alimentando o bebê e estimulando a produção ao mesmo tempo.
      Se não conseguir tente dar primeiramente 10 ou 15 minutos de peito (somente o peito), primeiro um e depois o outro – ou seja, os dois peitos em uma mamada – e depois de esvaziar os dois peitos dar a mamadeira com o complemento.
      O interessante no método é que o bebê continua a estimulação sendo alimentado, ou seja, isso faz com que ele não se irrite ao continuar mamando.
      Pq cá entre nós, na verdade ninguém merece trabalhar e não receber nada como é o caso dos pobrezinhos que mamam e não sai leite da gente, rsrsrsrsrsrs . (tem que levar na brincadeira senão a gente endoida!! rsrs)

      Mas por favor não deixe ela com fome.

      Beijinhos, Ana

  49. Virgínia said

    Olá, Goreti

    Imagino que a Ana ainda não respondeu pq está as voltas com seu bebê recém nascido. Mas se não se importa posso respoder suas dúvidas.
    Não creia nessa idéia de ‘acostumou com a mamadeira” (veja meu relato acima). Ela quer seu peito sim!!! É preciso apenas paciência.
    1) Não há RISCO dela engolir a sonda pois está presa ao bico da mamadeira. Só tenha cuidado para não introduzir uma parte muito grande pra que ela não se engasgue ao tocar a garganta;
    2) No início dê ambos, peito e mamadeira. Se após a retirada da sonda ela estiver mamando em seu peito e o leite for suficiente, não vejo porque continuar com a mamdeira. É claro, que vc deve estar sempre orientada pelo pediatra. No meu caso, infelizmente não pude tirar a mamadeira, pois não tenho muuuito leite. Mas minha filha mama no peito e toma mamadeira. Ela está com 4 meses e meio e só toma 150 ml de leite artificial por mamada. Se estivesse só com mamadeira já era pra estar com uns 180ml, no mínimo.
    Deus te abençoe. tenha fé e verá que vai dar certo.
    Não se esquça de ler meu relato e se quiser pode me escrever no email v_stavares@hotmail.com

    Beijo

    • Oi Virgínia Querida,

      Obrigada por responder…

      Beijinhos,
      Ana

    • Maria Goreti said

      Oi Virginia, obrigada por me responder, acredito que o meu caso é parecido com o seu, mas eu achava que não tinha tanto leitepor que a bebe não sugava ao maximo e por esse motivo não vinha mais leite. |Mas estou feliz pois continuo amamentando-a, hoje ela esta com 2 meses e mama artificialmete 90 ml.
      Outra coisa que gostaria de lhe perguntar, qual a quantidade de leite que devemos oferecer depois do bebe mamar o seio. As vezes ela mama os 90 e quer mais, as vezes não mama nem os 90 ml.
      Beijos,
      Goreti

  50. ketly said

    Olá pessoal, estou muito feliz por todas que conseguiram, e queria muito que vcs possam me ajudar se estou fazendo certo ou não, meu bebe vai nascer em agosto e já queria amamenta-lo direto do meu peito sem precisar de sonda, já estou fazendo massagens, estou tomando chá de erva-doce e fazendo estimulações com o tira-leite, não sei sei se é certo como faço e queria saber oque posso fazer mais pra descer leite naturalmente,por favor me respondam muito obrigado e fiquem com Deus, bjss…..

    • Olá Ketly Querida,

      Quanto à estimulação parece que vc está fazendo tudo de forma correta, porém acredito que mesmo que seja por um pequeno período de tempo no inicio da amamentação será necessário vc utilizar o leite artificial sim. Pois vc não pode e não deve deixar o bebê com fome. E somente dessa forma ele continuará a estimular o peito para que produza mais, pois o bebê precisa ter alimento para ganhar energia para que possa sugar mais.
      Senão vc vai cair no meu erro que quis insistir no peito sem o leite artificial e quando percebi (até mesmo por desconhecimento por ser minha 1a filha) fiquei com uma criança que perdeu quase 25% de seu peso, quando o normal a se perder é 10% após saída da maternidade.
      A questão é: Não vale a pena correr o risco de deixar o bebê no limite de seu peso, e conseqüentemente de sua saúde, para estimular o peito. Até pq mesmo que vc tenha produza leite, ele demora um pouco para vir em grande quantidade até mesmo nas mamães parturientes (que primeiramente produzem o colostro em quantidades muito pequenas (que posteriormente vira leite) ).
      Muitas mamães de bebês prematuros utilizam o processo no inicio para que o bebê ganhe peso e fique fortinho e depois com o passar do tempo retiram completamente o complemento artificial.
      Acho que o mais importante nesse primeiro momento é vc ter em mente o contato mamãe e bebê que vc terá com ele. Isso é o x da questão. Pois a amamentação não é apenas alimentação e sim contato, troca de olhares, carinho, atenção, calor materno e muito amor.
      Ás vezes a gente fica um pouco preocupada por estar utilizando leite artificial para a estimulação, mas não há problemas nisso. O complemento é um alimento muito completo que supre as necessidades físicas do bebê e é feito com muito cuidado justamente para substituir o precioso líquido da vida.
      E por experiência DUPLA te digo que ele alimenta e supre as necessidades do bebê. Pois além de ter utilizado ele com minha 1° filha tive o mesmo problema agora com meu 2° bebê que está com 60 dias. Novamente estou utilizando o método e para minha surpresa nesta semana a médica sugeriu que retirasse o complemento, pois segundo ela eu já estou produzindo o suficiente e o bebê não corre mais o risco de ficar desnutrido.

      Não sei em que cidade vc está, mas se vc precisar de maiores informações posso citar os hospitais que conheço.
      Em São Paulo vc pode ter informações no Hospital Maternidade Interlagos – Programa PRAMAMA que auxilia a lactação induzida nas Mamães Adotivas.
      Se estiver em Recife vc obterá informações no IMIP – Instituto Materno Infantil.
      Cito estes dois, pois são os que realmente conheço.

      Espero ter ajudado.

      Beijinhos e felicidades,
      Ana

  51. ketly said

    Oi Ana!!!!

    Sim ajudou muito, eu moro em Santa Catarina, então vou continuar fazendo oque já estava fazendo até a minha Bebê nascer que vai ser em setembro e o nome dela é Elana e estou muito feliz em saber que vou poder amamenta-la com muito amor, pq amo demais minha filhinha….mesmo sem conhece-la..fico até emocionada de falar nela…Muito Obrigado pelas Orientações, precisava muito conversar com alguém que me desse confiança..porque até agora só estava seguindo tudo o que lia e foi onde resolvi escrever, muito obrigado mesmo, que Deus te Abençoe Sempre.
    Outra coisa, qual é o chá da mamãe que minhas amigas falam queria fazer também será que vc pode me passar? E será que posso tomar essa tintura de algodoiero também?
    Mais uma vez Muito Obrigado!!!
    bjssss
    Ketly.

  52. helen said

    Poxa adorei saber que existe uma alternativa pra quando não conseguir oque se parece ser tão natural não é mesmo!Meu filho está com 1ano e 3 meses e não consegui amamentá-lo por 1 dia sequer sem o complemento,ñ sei pq mais não tive leite e assim mesmo tentei e insisti até que quando ele tava com 1 mes e 9dias ele mamou sangue de tanto puxar e ñ ter leite, foi horrível ter que desistir…

  53. Cinara said

    Oi. Amamentar realmente é uma benção….meu bebê está com 6 meses, já introduzi o leite artificial pq precisei voltar a trabalhar, então ele mama de manhã e a noite quando chego. Ele pega bem o peito, mas sinto que a quantidade de leite diminuiu bastante. Essa técnica então faz aumentar a produção do leite????
    Obrigada por compartilhar…. bjs

  54. Gabriela said

    Olá Ana,
    Tenho um bebê de cinco meses e desde o segundo mês que ela se alimenta com alimentação mista( peito e leite artificial),pois eu achava que ela não estava se alimentando o suficiente,porque ela chorava no peito. Hoje,ela toma, normalmente, duas mamadeiras de 150ml por dia.No início, tive muito medo que ela deixasse de mamar no peito, mas graças à Deus, isso não aconteceu.
    Retorno ao trabalho daqui a quinze dias e por isso, estou aproveitando estes dias restantes para me organizar(indo a médicos, fazendo exames, etc).Devido a isto, ocorre de alguns dias, ela ter que tomar uma quantidade maior de mamadeiras. Em consequencia, sinto que diminuiu a minha produção de leite e isto tem me deixado muito triste e com dor na consciência. Não queria que ela parasse de mamar agora…

    Ouvi dizer que a bomba elétrica ajuda a estimular a produção de leite. Estou muito na dúvida do que fazer para estimular a produção do meu leite, para voltar a produzir uma quantidade suficiente para saciar a minha filhota.

    Gostaria muito de estar recebendo uma sugestão do que fazer para que eu não pare de produzir leite e assim, continuar amamentando meu bebê ainda por muito tempo.
    Obrigada
    Gabi.

  55. katia said

    ola!sei que nao devia estar a escrever para aqui mas foi o unico sitio para o qual consigui deixar mensagem.
    tenho gemeas d 3meses tenho estado a dar o meu leite mas tirando com a bomba.queria dar o meu peito directamente mas elas choravam a todo o tempo e o meu leite estava sempre encarocado.mas a pouco tempo ele encarocou de novo mesmo com a bomba e apartir dai nunca mais consegui tirar leite como dantes.sera que estou a ficar sem leite?por favor ajudem.me queria continuar a dar o meu leite mas ta a ser dificil
    ate com espacos de tempo grandes a quantidade d leite so da para uma bebe mas elas sao duas.
    aguardo uma resposta obrigado

    • Katia Querida,

      Vc tentou fazer massagens no peito para desencarocar o leite?
      A sucção da bomba não é a mais efetiva para aumento da produção. O melhor seria a bebê mamar.
      Elas não mamavam pq ficavam muito irritadas?
      Elas estão tomando o complemento?
      Vc já tentou a estimulação com a sonda?

      Quanto ao espaço de tempo quanto mais tempo elas ficarem sem mamar menos o corpo vai produzir leite, pq o organismo pensa que não é mais necessário e se adapta a situação…

      Beijinhos, Ana

  56. Marcia said

    Ola, estou muito feliz por encontrar essa maneira para ajudar a sucção do leite. Na realidade eu por “burrice” fiquei nervosa uma noite e meu leite não desceu, minha filha chorou desesperadamente de fome e então dei mamadeira (NESTOGENO 1), a partir dessa noite, não parei de dar mamadeira para dormir. Dava peito de dia e mamadeira a noite (1 ou 2 vezes por noite), e hoje com 2 meses ela mama mas não suga forte, ela somente mama o leite mais facil e quando acaba e ela precisa sugar mais forte ela chora e não pega mama mais, e com isso não aumentar meu leite (pois ela confundiu os bicos). Gostaria de saber se com esse método eu ainda consigo fazer com que minha filha suge corretamente meu peito, pois amamentar é maravilhoso, sem palavras para descrever esse momento. Tambem gostaria de saber como voce coloca o caninho junto ao mamilo, pois eu tentei uma vez, mas acho que ela percebeu, pois ela não mamou muito bem, so queria mamar meu peito sem o caninho. Preciso de sua ajudar, por favor. Muito obrigada, aguardo sua resposta.

  57. Tatiana de Fátima said

    Olá,tenho um bebê com 1 mês e 14 dias. Tive que começar a dar complemente(NAM AR),pois ele ficava o dia inteiro no peito e quase não ganhou peso. Tenho o bico do seio invertido(os dois seios). Ele até que consegue puxar e fazer um pouco de bico na hora de mamar,porém não consigo fazer com que tenha uma boa pega. Com isso fico com o bico muito dolorido. Será que fazendo essa técnica consigo fazer com que ele consiga sugar corretamete,apesar do seio invertido,e aumete a produção de leite. Já pingei até remédio no nariz,mas não adiantou nada. Muito obrigada ,aguardo anciosa sua resposta. Pois ainda tenho esperanças.

    • Tatiana Querida, Escrevi uma mensagem enorme e na hora de enviar acho que o computador deu pane. Não sei se a msg foi ou não por isso estou escrevendo novamente. Vc chegou a receber algo?

      Enfim, eu estava te falando que eu tenho uma amiga que tinha os bicos dos dois seios invertidos e conseguiu amamentar numa boa, inclusive não necessitou da técnica de estimulo (relactação). Então não se preocupe com isso, pois conheço diversos relatos de que bico invertido não é problema.
      Quanto a dor no seio, vc só sente pq seu bebezinho ainda não faz a pega correta mesmo. Vc vai ver que assim que ele se adaptar e começar a fazer a pega direitinho vc nunca mais sentirá dor. Vc mesma disse que ele até consegue fazer um pouco de bico, logo, logo ele se acostuma.
      Se o bebe precisa de complemento (leite artificial) o método vai te ajudar sim, pois a medida que o bebe se alimenta ele também continua estimulando a produção pelo fato de estar realizando uma boa sucção. Fica tranquila que tudo vai correr bem. E não esqueça de tomar MUUUUUITA ÁGUA (e liquidos em geral) porque é isso que também vai ajudar a produção.
      Espero ter ajudado.
      Qqr duvida pode entrar em contato novamente.

      Beijinhos,Ana

  58. Márcia said

    Olá Ana, você não sabe como estou emocionada ao encontrar estes depoimentos e orientações para a amamentação!! A minha filha está completando 2 meses hoje, tenho os dois bicos invertidos e consegui amamentá-la durante 1 mês com a ajuda do bico intermediário, mas sempre tive que fazer o complemento do LA, neste último mês ficou mais difícil ela se irritava ao sugar e o pouco leite que eu tinha, diminuiu mais ainda! Vou reiniciar a amamentação no peito com este método.

    Muito obrigada e um grande abraço.

    • Olá Márcia,

      Parabéns pela bebê e principalmente pelo esforço de continuar lutando para amamentar. Parabéns por já ter amamentado durante este tempo precioso.
      Tenho certeza de que tudo correrá bem e de que logo, logo vc voltará para nos contar as novidades com a utilização do método.

      Beijinhos,
      Ana

  59. Ana said

    Ana
    Tive duas gêmeas há 15 dias. Nasceram com 36 semanas de gestação. Prematuras e com 2 kg, foram para a incubadora na UTI neonatal e passaram a receber fórmula (PRE NAN). Amamentei (com colostro) , de 3 em 3h e um dia depois da alta meu leite desceu. No entanto, a dor da cesárea, a anemia (sangrei bastante), o estresse, a exaustão e o fato delas não sugarem bem fizeram com que meu leite não aumentasse. A pediatra orientou que eu desse o peito para uma enquanto a outra receberia fórmula, alternando na mamada seguinte. Fiquei com a impressão de que depois disso, meu leite diminuiu. Acho que o fato de cada peito ser estimulado (e pouco , pois as meninas não sugam bem) a cada 6 horas, impede que a produção aumente. Você acha isso faz sentido? Estou tomando Equilid para aumentar a prolactina, mas não sei se está ajudando. Me falaram do spray de ocitocina, gostaria de saber mais sobre a eficácia disso. Hoje fiquei muito triste, achando que meu leite está acabando. Decidi dar os dois peitos para uma delas a cada mamada. penso que assim, pelo menos, os dois peitos serão estimulados a cada 3 horas. Meu medo é que em 3 horas não haja leite e consequentemente elas não suguem, interrompendo o estímulo. Será que dar de mamar em uma mamada e tirar com bomba na seguinte (depois de 3-4 horas) mantém estímulo? Ou está na hora de eu tentar a relactação com sonda? O que me aconselha? Aguardo uma luz, pois estou perdendo a esperança de amamentar. abs, Ana

  60. [...] acima, que eh a forma caseira, onde vc cria o seu proprio relactador. De uma olhada nesse site aqui. A Ana tbem teve problemas com a baixa producao e fez um post otimo, ajudando muitas [...]

  61. Oi Raquel Querida,

    Você se engana quando imagina que eu estava confiante e segura em relação à amamentação. Hoje depois de ter passado por toda a experiência dificil que passei e por ter chorado muito, mas ter certeza de que tudo funcionou perfeitamente me sinto segura para repassar minha experiencia para outras mulheres na tentativa de auxiliar e estimular para que saibam que se insistirem conseguirão atingir o objetivo de manter o laço maerno através da amamentação.
    Me lembro que na época quando a Pediatra disse que minha filha teria que tomar leite artificial fiquei realmente muito triste. Eu chorava o tempo todo enquanto dava o copinho de leite pra ela. Meu esposo não entendia meu desespero mas para mim era como se estivessem roubando minha maternidade. Hoje olhando as fotos da época da minha filhinha percebo que realmente não havia opção de não introduzir o leite artificial porque ela tinha reduzido de peso demasiadamente (o normal e aceitável é que os bebês percam até 10% do peso do nascimento, mas ela perdeu quase 25%. Isto é muito para um ser tão pequenino e indefeso). Percebo que se eu tivesse sido cabeça dura e insistido na amamentação exclusiva ela certamente teria sérios problemas de saúde.
    Naquela época chorei muito e todos os dias eu buscava alguma informação relevante sobre amamentação na internet e a cada dia eu ficava mais desanimada e deprimida porque na época não existia nenhum site, blog, lista nada do tipo que falasse sobre estimulação ou relactação.
    As informações que eu encontrava eram do tipo:
    “Toda mãe deve amamentar seu filho porque isso é de suma importância para seu crescimento físico e emocional”
    “A amamentação gera laços que acompanham o individuo para todo o sempre”
    “Amamente seu filho até 2 anos ou mais como recomenda o Ministerio da Saúde”
    Etc e tal

    E eu ficava triste porque pensava: “Tá bom já sei que a amamentação é a base da saúde física e emocional do indivíduo, e amamentar é o que mais quero no mundo. Mas como vou fazer isso se o leite não sai do meu peito???” Tinha vontade de gritar isso pro mundo.
    Até que um dia nas minhas buscas na net encontrei um parágrafo em um pequeno comentario que falava sobre “Amamentação de Adotivos”.
    O paragrafo falava sobre a estimulação do peito das mamães adotivas e que um significativo percentual das mamães que utilizavam este método obtinham sucesso na produção espontânea de leite materno. Nossa eu fiquei maravilhada quando li esta informação porque pensei assim: “Puxa se o amor de uma mãe pode ser tão grande, que mesmo uma mamãe que não passou pelo processo de gestação consegue produzir leite pelo simples fato de muito desejar, não é possivel que eu não consiga!!” E desse dia em diante passei a procurar tudo que pude encontrar a respeito do assunto de amamentação de adotivos (relactação). E depois de ir ao Hospital Infantil aprender o processo tive o prazer de ver minha filhinha mamando sem espernear pela primeira vez que colocaram a sonda no meu peito. Vc não imagina a alegria que senti naquele momento! Era como se estivessem me devolvendo a maternidade. Eu pude dar de mamar pra minha filha com muito carinho! Eu tinha um grande sorriso estampado em meu rosto e pra mim parecia que o sol nunca tinha brilhado tanto. Meu esposo muito apoiador estava ao meu lado neste momento (como sempre esteve em todos os outros. Aliás muito do sucesso eu devo a ele que sempre me apoiou e auxiliou incondicionalmente) e também sorriu pra mim neste momento impar e deste dia em diante decidi que todas as mulheres que tivessem o mesmo problema que eu não sofreriam o que sofri. Eu iria contar ao mundo que nem tudo são flores na amamentação, mas que sempre existe um jeitinho de deixar nossa vida mais próximo do que sonhamos pra nós. E que toda mamãe que agora procurasse informação sobre amamentação encontraria informações sobre a importância de amamentar, mas também saberia que se ela tivesse algum problema como o meu também existia uma alternativa.

    Confesso que quando utilizava meu relactador caseiro (mamadeira com sonda acoplada) na rua, morria de vergonha e sempre me escondia para dar de mamar. Pois me sentia intimidada, envergonhada, por não ter leite no seio. Mas hoje depois de quase 4 anos e tendo que passar por todo o processo novamente (já que meu 2o bebê passou pelo mesmo problema) encaro a situação de uma forma diferente. Acho que nós mamães que temos problema com amamentação e nos esforçamos em busca da informação e do sucesso do ato de amamentar é que somos as vencedoras e os modelos a serem seguidos.
    Me dei conta disso quando uma vez vi uma mamãe com bico do seio invertido colocando aqueles bicos de silicone (que auxiliam na formação do bico do seio) colocando o aparato timidamente em um cantinho de uma sala de amamentação e nitidamente vermelha de vergonha. Meus olhos se encheram de lágrimas, (pois eu não pago imposto pra me emocionar mesmo, choro até em comercial de Natal!! rsrsrs) e pensei comigo: “Nossa, isso sim é um exemplo a ser seguido! Não há motivo algum para ela estar envergonhada, ela é uma vencedora uma mamãe que está se esforçando ao máximo para manter o vínculo emocional com seu bebê. Envergonhada teriam de estar as mamães que tem muito leite e logo param de amamentar. Ou fazem simpatia pra secar o leite. Ou simplesmente decidem não amamentar por suas razões pessoais…

    Foi por esse motivo que decidi criar o blog e contar em detalhes minha história e meu posicionamento a respeito de como podemos fazer para estimular uma mama sem leite, a fim de proporcionar um vínculo afetivo eterno com o bebê e sua mamãe para que tenham pra sempre um momento único e exclusivo. Assim fazendo mamães e bebês mais felizes neste mundo.

    E cada vez que recebo um relato tão bonito como o seu, me emociono novamente, e tenho certeza de que a maternidade é amor e doação em seu estado mais intenso e de que uma mamãe que deseja pode qualquer coisa pelo seus filhinhos.
    Parabéns por estar se dedicando tanto e tenha certeza de que vc terá sua recompensa em muita afetividade com seu bebezinho. Não se preocupe quanto à aparência de “seios murchos que vc comentou”, os meus sempre estiveram assim nunca encheram ou aumentaram nem mesmo durante a gestação, mas mesmo assim amamentaram até os 2 aninhos e 4 meses da primeira bebê e atualmente amamentam um bebezão de 7 meses e sempre se apresentam assim “murchinhos”. O importante é o aumento de peso e o vínculo afetivo, isso sim explica tudo.

    Desculpe a nova biblia que te escrevi, mas espero que realmente seja útil.

    Beijinhos e muito leitinho pra vocês dois,
    Ana

  62. [...] blog como você verá continua ativo (http://amamentacao.wordpress.com/2008/04/15/estimulacao-do-peito-para-mamaes-com-baixa-producao-de-l…) e trata do assunto específico da RELACTAÇÃO e seus demais questionamentos. E como recebi muitas [...]

  63. gleise said

    meninas guerreiras, estou muito feliz por encontrar pessoas que falam a mesma lingua que a gente. Tenho uma filhinha de 18 dias e desde o começo tive problema com a amamentação. Pouca produção e pouco ou nenhum estimulo para persistir. Até que, com seis dias de insistencia e desespero pois, ela chorava muito e não saia do peito, decidi procurar ajuda de um banco de leite. Lá,recebi o apoio dos funcionários e conheci este método de amamentação. Só que o complemento é o proprio leite humano.Não queria dar o NAN apesar de tê-lo comprado.Na primeira vez que fui minha filha já havia perdido 400gm em seis dias. Hoje luto para que possa produzir o meu proprio leite suficiente para alimentá-la e fazer com que ela recupere o peso e a saúde. utilizo o complememto e o meu peito por todo o dia. Já de pequena se mostra guerreira e persistente. Não larga o peito por nada. Mesmo eu apertando e vendo que não sai nada. Deixo ela ficar o tempo que quizer e mesmo assim quando tiro chora muito.Acho que o complemento do leite está pouco.As vezes tenho vontade de dar o NAN em pelo menos 30ml detrês em três horas para me sentir mais segura de não está deixando minah filha com fome. Ainda não tive coragem de sair de casa por medo e receio de não conseguir amamentá-la, justamente pelo receio da receptividade da sociedade e por não saber como fazer para conservar o leite já que não é artificial. Lá no banco de leite, eles dizem que é meu psicológico que está afetando a produção de leite, já que os dois outros filhos sofreram com o mesmo problema.Fiz laqueadura e esta é ultima oportunidade de realizar um sonho(de amamentar). Espero que possa ser mais uma vitoriosa e poder escrever isto.

    • Gleise Querida,

      Parabéns pela filhinha e pela coragem e persistência.

      Tenho certeza de que tudo correrá bem justamente por tua dedicação!

      E tenha sempre em mente que o mais importante na amamentação é o VINCULO AFETIVO que vc gera com o bebê que será eterno. Então não fique muito preocupada se vc produz 10mL ou 1000mL, pois o mais importante é o bebê sentir prazer em estar próximo de vc sentindo seu cheiro, seu calor e seu amor. E por mais que seja pouco os anticorpos que o bebê necessita estão sendo passados pelo leitinho. Então tente relaxar e tudo correrá bem!

      Não esqueça de descansar e beber MUUUUUUUUUITA ÁGUA.

      Beijinhos e parabéns!!
      E muito leitinho é o meu desejo.

      Beijinhos,
      Ana

  64. TATIANA said

    OLÁ, MEU DEUS!!! VC FOI A MINHA LUZ NO FIM DO TUNEL, TENHO UMA BEBÊ DE SEIS MESÊS, EU SOFRI TUDO Q VC PODE IMAGINAR P/ PODER AMAMENTA-LA. P/ VC TER UMA IDÉIA ATÉ SAIU UM PEDAÇO DO BICO, SANGRAVA EU CHARAVA COM UM PANO NA BOCA P/ Ñ GRITAR DE DOR, AINDA POR CIMA Ñ TINHA MUITO LEITE!!!
    MUITAS PESSOAS PEDIRAM P/ EU PARAR DE AMAMENTAR E QUE AQUILO ERA UMA TORTURA. MAIS MINHA VONTADE DE AMAMENTAR ERA MAIOR DO QUE QUALQUER DOR.
    DES DAS PRIMEIRAS SEMANAS INTERCALEI O NAM, AS FERIDAS FECHARAM SÓ QUE CONTINUO COM POUCO LEITE, JÁ ESTAVA DESISTINDO DE AMAMENTAR, MAIS COM UMA TRISTESA NO MEU CORAÇÃO, POIS AGORA QUE ESTÁ GOSTOSO NÃO TEM MAIS LEITE.
    COM CETEZA VOU INICIAR IMEDIATAMENTE ESSE METODO E REINICIAR MEU MAIOR SONHO DE AMAMENTAR MINHA PRINCESINHA CAROL!!! DEUS TE ABENÇOE

    • Tatiana Querida, Parabns por tua perseverana e teu incessante amor e dedicao ao teu pequeno.Tenho certeza de que tudo correr bem. Continue firme amiga e Sinta-se a vontade para voltar e contar teu sucesso. Beijinhos e muito leitinho pra voc dois,Ana

  65. Paty said

    Nossa… nesse momento estou a chorar pois como todas as mamães aqui eu também estou com pouco leite… 1º dou peito e depois dou Nan p/ minha bebê de 2 meses. Fiquei muito contente e esperançosa quando numa busca desesperada sobre métodos para aumentar a produção de leite achei esse site… meu Deus… q alegriaaa… você é um anjo por tentar ajudar todas as mamães que estão passando pelo que você passou…
    sabe… hoje tentei usar esse método com minha pequena… mas como ela é meio brabinha não deu muito certo.. me atrapalhei, a sonda saiu do bico… e quando acabou o meu leite, ela não quiz mais mamar… me deu vontade de desistir, mas depois que me acalmei (estava chorando) pensei: poxa, não posso desistir… tenho que tentar mais vezes…
    você conseguiu já na primeira vez? ou foi um pouquinho difícil?
    que Deus me ajude assim como ajudou você…
    beijos…

    • Oi Paty Querida, No começo pra mim também foi meio dificil até eu me adaptar ao método e a ter um jeitinho pra que ela quisesse mamar. E na época eu usava a seringa com a sonda, tinha que ficar enchendo a seringa ficava uma lambuseira e as vezes ela não queria porque eu ainda tava meio sem jeito… Mas com o tempo fui pegando o jeito e adaptando à minha situação, a bebe também comecou a se acostumar e nós duas juntas fomos nos afinando melhor. Mas é assim mesmo, é quase como se os bebes estivessem aprendendo a mamar pela 1a vez. Até pegar o jeitinho demora um pouquinho, mas depois deslancha.Quando ela começar a aprender que se sugar sai bastante leite ela vai começar a gostar.Tente pingar bastante gotas de leite em cima do seio antes de comecar a amamentação, pra que ela sinta o cheirinho do leite e queira abocanhar o peito (vai fazer um pouquinho de sujeira, mas é só até ela entender que ali vai ter leitinho e nao apenas trabalho sem recompensa). Tente ficar calma aos poucos você e a bebê vão se afinando… Beijinhos e muito leitinho é o meu desejo pra vocês duas,Ana

  66. carla nascimento said

    Bom dia
    Obrigado pela orientação, com fé em Deus em alguns meses serei mãe de um lindo menino, minha vida meu lar estar sendo preparado para recebê-lo. Através da adoção. Pois já fiz algumas tentativas FIF frustradas, meu sonho é poder amamentá-lo. Hoje sinto que realmente posso realizar meu sonho
    Conto com Deus e vocês para me orientar e transformar meu sonho em realidade.
    Gostaria de receber mais informações sobre como fazer as masagens,com colocar a sonda qual a mais apropriada.

    • Oi Carla,

      Parabéns por realizar teu sonho neste pequeno ser.

      Para realizar a massagem você deve proceder da mesma forma quando vai fazer a ordenha para estocar o leite (http://www.leitedopeito.com.br/leitedopeito/?page_id=239):
      • Massagear delicadamente a mama como um todo com movimentos circulares da base em direção à aréola;
      • Procurar estar relaxada, sentada ou em pé, em posição confortável. Pensar no bebê pode auxiliar na ejeção do leite;
      • Curvar o tórax sobre o abdômen, para facilitar a saída do leite e aumentar o fluxo;
      • Com os dedos da mão em forma de “C”, colocar o polegar na aréola ACIMA do mamilo e o dedo indicador ABAIXO do mamilo na transição aréola-mama, em oposição ao polegar, sustentando o seio com os outros dedos;
      • Usar preferencialmente a mão esquerda para a mama esquerda e a mão direita para a mama direita, ou usar as duas mãos simultaneamente (uma em cada mama ou as duas juntas na mesma mama – técnica bimanual);
      • Pressionar suavemente o polegar e o dedo indicador, um em direção ao outro, e levemente para dentro em direção à parede torácica. Evitar pressionar demais, pois pode bloquear os ductos lactíferos;
      • Pressionar e soltar, pressionar e soltar. A manobra não deve doer se a técnica estiver correta. A princípio o leite pode não fluir, mas depois de pressionar algumas vezes o leite começará a pingar. Poderá fluir em jorros se o reflexo de ocitocina (hormônio responsável pela liberação do leite) for ativo;

      A melhor sonda é a Nasogastrica de tamanho 4 ou 5 ou Sonda Uretral dos mesmos tamanhos.

      Depois passe pra nos contar as novidades.

      Beijinhos e muito leitinho pros dois,
      Ana

  67. vania carla ferreira de andrade said

    OLÁ ANA, BOA NOITE!

    FIQUEI MUITO EMOCIONADA COM A SUA HISTÓRIA;POIS A MINHA É BEM PARECIDA C A SUA SÓ Q AINDA NÃO TEVE UM FINAL FELIZ; PORQUE NÃO ESTOU COSEGUINDO UTILIZAR O MÉTODO O BEBÊ CHORA MUITO E FICA ESTRESSADO E NÃO CONSEQUE PEGAR A SONDA ENTÃO A MAMÃE FICA C PENINHA E COLOCA A MAMADEIRA NA BOQUINHA DO NENÊ. MEU SONHO É AMAMENTAR MEU FILHOTINHO AINDA TENHO ESPERANÇAS E MUITA FÉ EM DEUS. O FOFINHO DA MAMÃE TEM 02 MESES E 14 DIAS, SERÁ Q AINDA TENHO CHANCES? PORQUE MEU BEBÊ NÃO CONSEQUE PEGAR A SONDA E FICAR CALMO? VOCÊ APROVEITA O RESTANTE DA SONDA? EXISTE A POSSIBILIDADE DO BEBÊ SUGAR A SONDA? COMO VC CORTA A SONDA C MATERIAL ESTERILIZADO? AJUDE-ME POR FAVOR. BJOSSSS, VANIA

    • Ola Vania, é comum o bebe estranhar bastante no inicio porque ele não está habituado a mamar desta maneira por esse motivo ele chora e reclama muito na tentativa de te dizer: “Mamae oque está acontecendo? Oque é isso que você tá colocando na minha boca? Cadê minha mamadeira? Eu estou com fome!”Mas não fique chateada, nem tudo está perdido, vc apenas terá que ter mais PACIÊNCIA com ele. Ele ainda está super novinho. Dois meses ainda é pouco. Ele pode se adaptar bem, mas vc terá que ter paciência com ele Me tira uma duvida: Atualmente ele mama nem que seja só um pouquinho no peito? Se a resposta é sim. As coisas ficam um pouquinho mais fácil, pois depois dele abocanhar o peito como de costume você tenta introduzir pelo cantinho lateral da boca a sondinha. Se ele se mexer muito e reclamar da sua investida, tenta deixar ele abocanhar o seio e a sondinha ao mesmo tempo. Se a resposta é não. Vc terá que ter mais paciência, mas nem tudo está perdido. Tente pingar bastante leite em cima do peito pra que ele fique com bastante cheiro de leite pra que quando o bebe chegar perto do seio ele compreenda que ali ele também receberá alimento. Deixe ele lamber o seio, ou até mesmo as gotinhas que caem da sondinha. Afague bastante ele e tente se manter em um nivel mental de tranquilidade, pois o bebe sente quando a gente está nervosa e angustiada. Faça deste momento um momento esperado e desejado pra vcs dois em que vocês possam trocar olhares, carinhos e tranquilidade. Se esta hora da amamentação for psicologicamente dificil pra vc é bem provavel que seja para ele também. Então apesar de ser dificil e de fazer um pouco de sujeira nas primeiras tentativas tenha uma atitude positiva e pense que apesar do inicio tumultuado tudo vai dar certo. Aos poucos vocês vão pegando o jeito. Eu aproveito toda a sonda porque corto em vários pedaços e são estes que eu utilizo na mamadeira. Corto estes com uma tesoura limpa lavada com água e sabão. De preferencia uma tesoura que seja utilizada somente para este fim. Pode-se também usar a tesourinha de cortar unhas do bebê. Beijinhos,Ana

  68. alessandra said

    Ana…
    Parabens por nos inspirar com sua determinaçao e ajudar tantas maes e seus bebes com a amamentaçao…
    Estou chorando muito e nao sei mais o que fazer nem onde buscar ajuda…
    Eu tenho pouco leite, nao sei se é pouco ou se ele nao desce bem… acho que é pouco, pois qdo espremo saem apenas poucas gotinhas…
    Meus medicos receitaram equilid e plasil pra aumentar a produçao mas nao adiantou quase nada
    entao eu dou a mamadeira com complemento apos cada mamada
    faz 2 semanas isso
    ele continua aceitando bem meu seio, mas todos fazem um terror psicologico sobre a mamadeira dizendo que logo ele vai deixar de mamar no peito e querer so mamadeira…
    entao achei este seu blog e hoje mesmo comprei as sondas e iniciei a relactaçao…
    duas coisas dificeis aconteceram:
    – fica entupindo o cano o tempo todo.tenho que soprar no sentido inverso para que o leite desentupa e reiniciar.
    – demora muito para ele mamar. O leite esfria fica uma droga.
    Apesar disso ele conseguiu sugar, mas eu sou muito atrapalhada nao consigo segurar ele, e amamadeira com leite ao mesmo tempo… preciso de alguem pra me ajudar , mas de madrugada nao terei essa ajuda, pois meu marido trabalha cedo e nao posso deixa ele 1h do meu lado segurando a mamadeira a noite toda…pq meu bebe mama de 3 em 3 h mesmo de madrugada e cada mamada dura 1 h… é complicado
    penso em desisitir varias vezes ao dia…
    tentei deixar o copo na vertical tb, mas o fluxo ficou pior.,…
    como vc fazia com relaçao a entupir e a temperatura do leite?
    beijos…

    • Oi Alessandra Querida, Parabéns pelo lindo bebezinho e também por tua determinação e preocupação com teu anjinho. No comecinho da inserção do método de relactação, principalmente na primeira semana, é complicado mesmo tanto para a mamãe quanto para o bebê. Voces estão se adaptando ao novo sistema e como toda situação nova leva um pouquinho de tempo até a gente pegar a manha, mesmo. Mas fica tranquila porque é que nem dirigir carro, depois que você pega o esquema dirige qualquer um, rsrsrsrs. Cada bebe tem seu jeitinho a minha primeira mamava delicadinha demorando muito tempo mesmo assim como o seu baby. Já o segundo devorava a mamadeira em segundos. Tenha paciencia pois ele esta se adaptando ao novo mundo e na verdade mamar (sugar) cansa o bebe porque ele tem que fazer muita força. Eu sei que é um tanto chato, mas se você tiver um pouquinho de paciência vai perceber que logo, logo você pega o jeito e vai conseguir fazer tudo sozinha e inclusive com o bebe no colo. rsrsrsss

      Querida te falo isso com certeza absoluta porque já passei por isso duas vezes. No meu caso com o 1o bebe eu fiquei toda atrapalhada, porque ainda usava o sistema de ficar enchendo a seringa que era mil vezes mais complicado (tinha que grudar a seringa com fita crepe no corpo e ficar enchendo a cada 20mL que o bebe ia tomando). Ficava leite por toda a casa e eu ficava toda melecada… Por isso um dia me irritei e enfiei um pedaço da sondinha na mamadeira como descrevi no blog. Ai sim foi uma paz…rsrrss Porque eu nao ficava mais enchendo aos poucos, preparava a mamadeira como se fosse dar ao bebe, mas na hora fatidica enfiava a sondinha. Aos poucos fui pegando o jeito. Eu fazia assim: 1. Preparava o leite na mamadeira. Claro que depende muito da temperatura externa (se está frio ou quente, se vc vive numa região quente ou fria, etc), mas eu em geral aquecia a ÁGUA (apenas a ÁGUA) no microondas por 20 ou 30 segundos (dependendo da temperatura ambiente e da potencia do microondas). Deixava a água morninha (mais ou menos na temperatura corporal que é a que o leite materno sai) e depois colocava o leite em pó. Sacudia bastante para misturar bem e ficar bem homogêneo; 2. Sentava em um sofa ou cadeira que tivesse apoio para o braço. Pingava algumas gotas do leite em cima do peito para que o bebe sentisse o cheiro e tivesse o desejo de mamar. Colocava o bebe no seio (no meu caso o direito que era o “rebelde” e não produzia nenhuma gotinha) e assim que ele abocanhasse o seio eu introduzia a sondinha pelo cantinho da boca. Quanto ao fato de entupir infelizmente isso é bem comum. Porque depende do numero da sonda (se muito fina ou muito grossa);do tipo de leite que voce usa (leite para regurgitação, geralmente é mais espesso e assim pode entupir com mais facilidade) e da temperatura (quanto mais frio o leite fica maior a probabilidade dele ficar grosso, com grumos e entupir a sondinha). A solução é ter varios pedaços da sonda já previamente cortados próximo a você. Assim que um entupir você substitui por outro ou retira a sondinha do bico da uma assoprada, uma chacoalhada ou uma chupada mesmo. rsrsrss Você já teve um grande sucesso que foi o bebe aceitar numa boa a inserção da sondinha. Tem alguns que não gostam e fazem o maior esparro e se recusam a mamar. Ai tem que se ter MUUUUITO mais paciência. Fique calma porque aos poucos as coisas vão se ajeitando e vocês começam a viver melhor essa experiência maravilhosa. Não desista, não!! No final de tudo quando passar essa fase mais chatinha e atrapalhada você vai sentir orgulho de você mesma e terá criado um vínculo eterno de amor e doação com seu filhote que você nem ele jamais esquecerão… Beijinhos e muito leitinho é o meu desejo para os dois.Estarei orando por vocês, – Ana –

      Ps: Em anexo encaminho uma foto na tentativa de que você compreenda melhor os apoios que utilizei durante a amamentação para realizá-la sozinha.

  69. [...] blog como você verá continua ativo (ESTIMULAÇÃO para MAMÃES com Baixa Produção de Leite) e trata do assunto específico da RELACTAÇÃO e seus demais questionamentos. E como recebi muitas [...]

  70. [...] acima, que eh a forma caseira, onde vc cria o seu proprio relactador. De uma olhada nesse site aqui. A Ana tbem teve problemas com a baixa producao e fez um post otimo, ajudando muitas [...]

  71. Suhellen Murilha said

    Ana,

    Bom dia!

    Nossa, que emoção saber que existem pessoas preocupadas em fazer o bem como vc. MEUS PARABENS!!!

    Meu caso se assemelha aos demais, mas com uma exceção… Minha bebe, a Bettina hoje com 2 meses e 4 dias, mamou o peito até exatamente 2 meses… tinha muitttttttooooo leite e tirava com bico anti empedramento e enchia 2 copos por dia e jogava esse excesso, senão empedrava demais…

    No ultimo mes (junho), ela mamou menos tempo que no primeiro mes (maio), somente 5 minutos e no máximo 10… até então para mim estava tudo bem, só que no dia 29/06 fomos ao pediatra e ela somente engordou 340 gr, sendo que no primeiro mes,havia engordado 1.100gr… o pediatra pediu pra que eu introduzisse o NAN, dei uma noite após mamar o peito e ela mamou 60 ml dos 150 ml que preparei.

    Mas, nao estou querendo dar a mamdeira por medo dela largar o peito de vez, e tinha tanto leite mas não sei o que aconteceu nesses 3 dias.

    O pediatra tb solicitou um exame de urina pra saber se estava tudo bem, e graças a deus, o resultado foi negativo pra tudo, mas, o stresse da execuçao do exame em um recen nascido, (que por não ter mamado não queria fazer xixi, e quando fazia, acabava fazendo coco junto e tudo era perdido), ficamos umas 5 horas dois dias no laboratório para conseguir, misturado ao pouco ganho de peso e as vacinas do segundo mes (tylenol, reação, dor na perninha), me fizeram chorar muito, pois não queria entrar com leite artificial tão cedo.

    Não sei se isso afetou a produção de leite, mas ela tem mamado 5 minutos e começa a puxar o bico e chorar.

    Estou tomando de 2,5l de agua pra mais por dia, pra ver se o leite volta… tentei a bombinha, mas é uma tortura, e qdo não sai muito, somente 10 ml ficamos frustadas achando que o bebe está morrendo de fome.

    Mas, apesar de pouco peso, ela ganhou… e outra coisa: durante a noite ela dorme 6 hrs seguidas, e nunca chora de fome, a não ser qdo o leite do peito acaba… que é rapido, no maximo em 15 minutos, sendo que antes esguichavaaaaa.

    Não sei se aguardo a proxima consulta, dia 20 pra ver a questão de ganho de peso, ou se inicio a relactação, pois isso fara com que o bebe engorde com certeza. e eu perca o parametro de see meu leite está sendo suficiente ou não.

    Engordar 300gr é pouco? Ela está com 4.100gr com 2 meses, hiper saudavel, sorridente, “gordinha”‘. Mas, o médico não demonstrou estar contente.

    Aguardo uma ajuda AMIGA.

    Abraços a todas as mamães e não vamos desistir!!!

  72. Renata said

    Vou voltar a trabalhar e necessariamente terei que introduzir a mamadeira.

    A questao é que gostaria de continuar c leite materno.

    Tento tirar leite com bombinha eletrica e sai uns 10ml. Ao mesmo tempo comecei a perceber que ele , o meu bebê, esta irritado na hora de mamar.

    O pediatra receitou Plasil pra eu tomar e acho que a produçao de leite melhorou. Mas ainda assim nao consigo tirar leite.

    Tenho medo de que c a mamadeira ele deixe de pegar meu peito ja que a minha ideia é dar o peito em todas as mamadas que eu estiver em casa e somente dar a mamadeira qdo estiver trabalhando.

    o que posso fazer p ele mamar nas mamadeira qdo eu estiver trabalhando e nao deixar de pegar o peito qdo estivermos juntos?

    obrigada.

  73. Fabiola de Andrade Moura said

    Meu bebe nasceu de 8 meses e meio, e acostumou no hospital a mamar na mamadeira, quando voltamos para casa tentei dar o peito, algumas vezes ele pegou.Agora ele esta com 1 mes e se recusa a pegar o peito e tenho que dar Aptamil, mas as vezes ao insistir com o peito vejo que ele tem preguiça de pegar mas abocanha como se queresse pegar.Gostaria muito de dar o peito. Sera que este metodo funcionaria!

    • Parabens pelo baby.

      Sim Querida este metodo funciona exatamente para esses tipos de casos.

      Na verdade teu bebe nao quer mamar porque se cansa muito ao sugar o peito, j que na mamdeira ele tem que fazer menos esforo. Ento bem provvel que quando ele mame no seio com o leite artificial saindo junto ele se adapte porque leite jorrar com mais facilidade e ele ter menos esforo.

      Beijinhos,

      Ana

  74. rosane said

    meu baby tem 3 meses e a alguns dias tenho tentado a relactação minhas duvidas são muitas minha vida é só chorar por favor me ajude!!!
    tomei plasil,muita aguá,chá,mel,cajica e nada de aumentar o leite estou me sentindo um pessima.
    meu baby só sabe chorar!!!e eu junto…
    ele não consegue mamar todo o leite
    gostaria de saber qual o interfalo de tempo entre as mamadas?quantos ml ele tem que mamar?será que vou conseguir?ama amamentar e choro toda a vez que penso que meu leitinho vai secar de vez
    agradeço se puder me responder

  75. Cristina Amaral said

    GOSTARIA QUE ALGUÉM PUDESSE DAR UMA DICA DE COMO ESTIMULAR O LEITE QDO O BEBÊ É PREMATURO E ESTÁ SE ALIMENTANDO C/ O LEITE MATERNO RETIRADO PELA BOMBA E COLOCADO NA SONDA DE ALIMENTAÇÃO.O BEBÊ ESTÁ NA UTI´´E ALIMENTADO DE 3 EM 3 HORAS C/ LEITE DA MÃE,MAS POR NÃO SER DE FORMA DIRETA,TEMOS RECEIO DE NÃO HAVER PRODUÇÃO SUFICIENTE!!!
    AGRADEÇO PELAS INFORMAÇÕES!!!!

  76. vanessa sangy said

    olá ana!
    tenho chorado perante JEOVÁ pedindo leite pois posso espremer o peito que so aparecem gotinhas, e então achei esse blog que muito me animou e cheguei a chorar ao ver o depoimento das outras mamães.
    Minha filhinha está com 25 dias e está sofrendo com prisão de ventre devido ao leite NAN.( É O nan confort)
    mas mesmo dando a mamadeira ainda tenho gotinhas nos seios , pois procuro deixar ela sugar.
    Quero o bem dela e por isso deixo que minha cunhada amamentea-a 1 vez ao dia, confesso que choro ao ve-la mamar nela(escondido), mas minha vontade de ver ela fazer coco normalmente foi maior por isso deixei.
    vou ver se encontro a sonda o mais rapido e depois volto aqui.
    DÚVIDA: QUANDO VOCE COLOCA A SONDA NO BICO DA MAMADEIRA ELA NÃO AMASSA?
    E O LEITE DA MAMADEIRA NÃO FICA VAZANDO PELO CANTINHO DA SONDA??
    VOLTO EM BREVE.

  77. Aninha said

    Oi, achei muito interessante essa dica que você deu, de usar a sonda.Estava procurando uma solução para fazer a minha sobrinha mamar, pois ela começa a mamar, vê que não sai nada e para. Minha cunhada esta deseperada. Vou passar essa dica pra ela.

  78. nanda said

    ola eu adorei essa ideia tua tenho um filhinha de 16 dias e eu nao tenho muito leite,quando ela nasceu no dia 5de outubro tinha quase 4k ficou sem mamar ate sabado porque nao tinha leito o meu peito era seco sem parecia que ja nao havia ipotce nenhuma de dar leito eu comecei a preocurpar-me pela fome da minha pequenina ,comecei depois de dar um pouco de leite mas ainda eu sinto que nao é suficiente para ela porque sempre que ela termina de mamar fica a chorar sera que o meu leite nao é suficiente gostava de saber qual outros meios pra dar leito manterno embora gostei dessa ideia aqui vivo na belgica e ja imformei mas nao encontrei aquela sonda para o bico de biberao e tb nao consigo beber muita agua o que posso fazer bjs Nanda

  79. mundodepalavras said

    Parabéns pelo blog! É bom saber q existem pessoas que se preocupam com as outras. Passei pela situação de ter pouco leite e o pediatra indicou leite artificial para minha bebê de 20 dias. Comecei a dar, mas suspendi por contra própria devido às cólicas e prisão de ventre. Resolvi insistir na amamentação, melhorei a alimentação e tive muita paciência e agora ela está só no peito. Sinto que não produzo muito leite e tenho medo dele secar, vou seguir as dicas aqui do blog e espero que continue dando tudo certo! bjs

  80. simony said

    Alguém dá leite anti-refluxo? Que numero de sonda nasogastrica devo usar?

  81. Luciane Valeria said

    Bem achei esse site e venho pensando seria mente sobre a relactaçao ou trans n sei como se chama no meu caso
    na primeira gravidez fiquei uma semana tentando a bebe antes das mamadas e nada do leite descer o parto foi cesarea, e pra mim foi frustante… ai me pergunto será q dara certo comigo pois na primeira n tinha nem o colostro
    q dira leite… fica a duvida…

  82. Teresa Portugal said

    Quero agradecer do fundo do meu coração a este site e a todas as mães que deixaram aqui o seu testemunho. Também eu tive muitos problemas para amamentar; quando a minha fofinha nasceu ela não sabia mamar (eu nem imaginava isso possivel!) ela só dava umas poucas sugadelas e nem agarrava o bico direito nem sabia como pôr a lingua… as emfermeiras tentaram de todas as formas ajudar mas a coisa não estava fácil, como o peso estava a aumentar eu e a bebe tivemos alta. Nos primeiros dias eu lá continuei a insistir com ela até que ela lá conseguiu segurar no bico, só que ela segurava só na pontinha e mamava assim, daí a pouco os meus bicos ficaram doridos e era um martirio dar de mamar… era a bebe a chorar com fome e eu a chorar com dores, eu tinha que morder alguma coisa bem forte para aguentar as dores e ninguém podia nem dirigir-me a palavra naquele momento, foi horrivel… tudo o que eu queria era apenas AMAMENTAR A MINHA BEBE nunca pensei que fosse tão dificil, entretanto a médica sugeriu que eu lhe desse suplemento e assim lá fui eu tristissima buscar um pacote de Aptamil, mas fui tambem estudar qual seria o biberon mais adequado, falei com varias pessoas e comprei da marca AVENT com a tetina para zero meses. Entretanto fui de férias por altura da Pascoa (ela tinha 3 meses) e lá fui eu com toda a parafernália biberons, tetinas,escuvilhão pacote de leite, enfim coisas que eu achava desnecessárias… eu fui de férias para casa da minha irmã e ela lá me deu muita força para eu não desistir de amamentar e eu nesse tempo todo (férias) não dei suplemento, foi sempre maminha, mas quando as férias chegaram ao fim os meus bicos estavam quase a cair, pra não falar nas dores que continuavam insuportáveis, entretanto fiz por tres vezes mastite, nunca recorri ao médico, curei-me tomando cha de verebena e pondo a bebe a mamar e tirando o leite com a bomba.Estas situações todas deixavam-me sempre muito nervosa e eu chorei muito, o meu marido dizia-me para eu não me sacrificar daquela maneira, que eu estava a sofrer demáis…enfim foi muito dificil… mas EU NUNCA DESISTI e quando vi este site eu resolvi experimentar, comprei a sonda e lá me pus a tentar, foi muito frustrante porque a bébe não queria segurar o peito e assim que eu introduzia a sonda ela largava o bico, parava de sugar… mas EU NÃO DESISTI até que aos poucos ela lá foi aceitando sugar no meu peito com um tubinho enfiado na boca, notei que estava a produzir mais leite logo passado poucos dias e isso foi muito estimulante, entretanto também tive que começar a trabalhar o que foi muito dificil tanto pela parte de deixar a bébe, felizmente com a minha querida sogra que é mais que minha mãe, mas foi dificil também porque a minha patroa não me queria dar as horas a que tenho direito para amamentar, e nesse tempo eu só dava mama de manhã e à noite, entretanto, a bébe começou a comer sopa e eu fiz valer os meus direitos junto da minha patroa, agora a minha filha faz 11 meses daqui a 10 dias e eu dou mama de manhã, depois vou trabalhar, ela fica com a avó que lhe dá o almoço ao meio-dia, eu tenho duas horas de almoço e faço 30 km para lhe vir dar mama às 15h depois a minha sogra dá-lhe fruta ao lanche e quando eu chego dou-lhe mais maminha antes do jantar, ela está uma matulona e é a coisa melhor do mundo poder amamentá-la.Só quero dizer a quem passa por estas dificuldades todas que NUNCA DESISTA porque vale a pena. Para mim todas as lágrimas que chorei valeram a pena pois agora tenho as recompensas.FELICIDADES.

  83. rosita said

    Oi
    Adorei as dicas, no meu primeiro filho eu nao amamentei, mas tentei por 3 meses, como nao tinha idéia de como aumentar a produçao meu peito secou e eu nunca consegui dar somente o peito. meu filho tem 1ano e 9 nmese e sofre de diareia cronica por conta do complemento e da indiciplinan que minha angustia em alimentá-lo,
    agora estou tentando amametar o meu 2º filho ainda nao consegui tirar o complemento ele esta com 15 dias e chora qdo o coloco no peito, ele tem fome, dorme de exaustao por sugar.

    Por favor me responda, se eu coloca-lo para sygar e nao dar complemento, mesmo ele passando fome, vai aumentar o leite e eu nao vou mais precisar dar complemento? alguem ja passou por isso e deu resultado?
    bjs

  84. CINDY said

    eu adorei sua ajuda !!!
    tenho uma filha de 10 meses q ao nascer foi pra “uti neonatal” e la permaneceu por 12 dias . eu ia durante o dia e a amamentava , mas não com a mesma frequencia q amamentaria se ela estivesse em casa porem , só podia amamentala de dia as noites as mães eram proibidas de permanecer na “uti”, dai então vinha pra casa com as mamas pesadas de leite e acordava de madrugada para retirar com bombinha nesse periodo q minha filha ficou internada , a alimentação dela noturnamente era artificial “nam” e sempre q ela deixava o seio as enfermeiras aconselhavam q eu desse a complementaçao, com isso quando ela voltou pra casa continuamos com omesmo sitema pra q ela continuasse ganhando peso… e foi assim q ela desenvolveu um reflucxo terrivel , colocava era muito leite. pelo: nariz e boca quase morria afogada em tanto leite.
    mas quando ela fez 4 meses largou o seio eu sentia falta dela, mas ela não queria o seio, saia pouco leite mas saia alguma coisa.
    por vontade DIVINA estou gravida novamente , e desssa vez peço a DEUS q essa sua tecnica me ajude a amamentar bem esse segundo bebe. obrigada por suas dicas

  85. Marcilene said

    Olá, adorei esse site!!!
    Vc não sabe o conforto que finalmente encontrei. Meu filho acabou de completar 3 meses e desde quando ele tinha um mês tenho dificuldades em amamentá-lo, tanto que ultimamente ele só mama leite em pó. Nunca entendi o que ocorreu comigo. Apesar das mamas pequenas, tive bastante leite qdo meu Gui nasceu, porém desenvolvi vários problemas na mama chegando a ter crises de choro contínuas devido a dor. Acho que isto e outros problemas pessoais me deixaram estressada e meu leite foi diminuindo cada dia que passava, até o ponto de parecer não ter mais. Fiz diversas coisas que me falaram: spray nasal de ocitocina, alfafa, muita água mas nada adiantou e o complemento só aumentava. E ainda tinha o fato de que qdo falava com alguém sobre o meu problema SEMPRE tinha alguém para dizer: ah, no meu caso sempre tive muito leite, até jorrando… isso só me deprimia ainda mais me fazendo acreditar que não era capaz de amamentar meu filhinho. Talvez o fato dele também ser maior do que a idade dele (ele aparenta ter 5 meses!) me fez acreditar que não era possível eu acompanhá-lo e eu tinha que desistir da idéia do leite materno. Seu site renovou minhas esperanças. Já conhecia a técnica através das amigas do peito do Banco de Leite do Instituto Fernandes Filgueira mas não é fácil. Guilherme fica agitado e dá bastante trabalho dar toda a mamadeira para ele utilizando a sonda. Aqui descobri inúmeras pessoas que passaram pelo que eu passei e isto me estimulou a continuar. Vou oferecer mais o método e deixar a comodidade da mamadeira de lado. Quem sabe até desenvolver uma maneira de dar mamá tb qdo sairmos juntos. Obg pelo seu post. Vou perseverar!!

  86. [...] da Nat – ela está passando pelos mesmos problemas que eu e já está tentando a relactação! – Blog Amamentação – um Blog com muitas fotos e detalhes sobre o assunto. – Blog da Mrs Dalloway – mamãe do João [...]

  87. Andreia Kanno said

    oi tudo bem?bem minha filha nasceu prematura com isso mama pouco fica cansadinha muito rapido,percebi que meu leite com isso diminuiu muito,sera que eu fazer instimulacao com a sonda meu leite automaticamente vai aumentar???todos dizem quanto mais o bebe suga mais o peite produz leite mas assim ela mamando o peito mais a sonda ela vai estar mamando dois tipo de leite,entao como pode aumentar o leite sendo que ela suga na verdade so um pouco?entao como o peito sente que e para aumentar a producao se na verdade nao e tao sugado como deveria ser?eu estou meio atordoada e triste pelo fato do peito nao ficar tao cheio,me ajuda a entender.e outra pr ter bastante leite o peito tem que estar bem duro ou issi tbm nao tem nada a ver?obrigada,

    • daniebella said

      Andreia, eu fiz mamoplastia aos 14 anos e por isso não tenho leite suficiente. Mas desde que minha filha tem 8 dias, amamento LM e complemento só no peito com essa técnica. Hoje ela ém 4 meses e 12 dias. Vai dar certo, no seu caso vc pode até não precisar da sonda logo logo.

  88. anna paula said

    oi… ameiii as suas declarações! saber que outras mães também passam por dificuldades como essas me dá mais força pra continuar tentando! meu bebê tem 1 mês e meio e já está tomando complemento na mamadeira, não sei se tenho REALMENTE pouco leite ou é insegurança minha ou até PREGUIÇA do meu pequeno em sugar, pois ele começa a mamar e já dorme no peito!
    apesar de a pediatra ter recomendado o complemento pois no primeiro mês ele só ganhou 650gr, eu fico com o coração em pedaços em pensar que ele pode se desinteressar do peito… gostaria muuuuuito de amamentá-lo o máximo de tempo possível…
    já tinha lido na internet sobre o Mama Tutti e com as declarações que li aqui decidi que ainda é tempo pra batalhar pela amamentação exclusiva no peito!
    vou começar a usar a sondinha e seguir meu instinto de mãe… afinal ele não costuma falhar né!!! seja o que Deus quiser!
    obrigada e boa sorte a todas!!!!!!! sei que vamos conseguir!

    bjs

  89. gislaine a sei said

    oi minha bb tem 2 meses e não mamau peito pq tenho os picos do seio super envertidos sera que consigo dar peito pra ela depois de tanto tempo

  90. debora said

    olá…minha bebe tem 2 meses e tenho muita dificuldade para amamentar… pois tenho o bico invertido. Em um dos seios ela pegou melhor do que o outro e isso fez com que um deles secasse…
    Por ter o bico invertido eu uso um bico de silicone que ajuda na sucção. Gostaria de saber oq devo fazer para meu bico se projetar mais para fora. E se ainda tenho chances de amamentar nos dois seios… espero respostas. beijos

  91. CARLA LUCIANE B. V. said

    Oi
    No ultimo dia 24 de janeiro de 2011, tive a graça de achar seu blog. Estava muito triste pois meu leite materno estava diminuindo, pois minha filha nascerá antes do tempo e nao conseguia sugar meu peito… pederá muito peso em uma semana e a pediatra pediu que retirasse leite do peito para complementar as mamadas. recuperando pouco peso ela pediu para dar NAN, Chorei muito pois meu primeiro filho amamentei durante 1 ano e 9 meses no seio. Fiz o que vc indicou… e em um mes e meio minha filha passou a mamar apenas no seio.. Hoje ela esta com 4 meses forte e saudavel apenas no aleitamento materno.
    gostaria de lhe agradecer…
    beijos
    carla

  92. CARLA LUCIANE B. V. said

    oi meu bico tambem é invertido puchava ele com um seringa cortada… isso da certo.e colocava a bebezinha apra sugar..

  93. Gerlane said

    oi,eu quero tirar uma duvida,sobre a minha filha Luciane de 1 aninho que deixou de mamar por conta própria e agora com 1 ano e 2 meses ela quer voltar a mamar peito de novo,pois eu e meu marido estamos achando que ela não deixou de mamar,porem ela levou susto de fogos de artificios por causa do jogo de futebol,entao,ela parou de mamar desde neste dia e agora ela fica pedindo p/mamar,o que devo fazer?

    beijos………………….fique cm Deus!ass: GERLANE.

  94. Viviane Dias said

    Olá, parabens pela sua iniciativa, que Deus te abençoe grandemente por ajudar outras mães com essa dificuldade, minha filha tem 6 meses e não quer mais mamar no peito porque sai pouco leite, prefere a mamadeira, e tambem ela já vai na creche, gostaria muito de continuar amamentando até ela completar 1 ano, hoje vou conversar com meu ob pra ver o que ele me diz, se continuo ou paro de vez, o que voce acha, por favor HELP!!!!!!!!!!!!!!!!

  95. Raquel Burak said

    Sobre rachaduras no seio, eu as tinha desde solteira, rachava de uma a duas vezes por semana sem nunca ter amamentado. A rachadura era entre a auréola e o mamilo e ardia muito. Comecei então a usar buxa vegetal no banho (encontra-se no mercado), pasando bem na região que rachava (não dói), passava quando não estivesse rachado, com sabonete para deslizar, com o cantinho da buxa para entrar bem no local. A dica foi de uma amiga que me disse que a pele precisa engrossar e não amaciar que é o que os cremes fazem. Depois que comecei a fazer rachou mais umas 3 vezes somente e já fazem 3 anos. É o melhor remédio que já vi e usei, simples, prático, barato e super eficiente.

  96. Natália said

    oi, eu tenho um bebê de 3 meses,e ele toma leite artificial em uma mamadeira com 180ml,eu quero muito voltar a amamenta-lo,não o amamento desde 1 mês de vida,eu ainda tenho leite pois não tomei nada pra secar,coloquei ele no meu seio esses dias ele ainda pega o bico do meu peito mais quando suga ele fica nervoso pois tenho pouco leite pro peso e o mês dele,esse método acima resolveria meu caso ?

  97. LAYDYANNE VAZ said

    Oi primeiramente quero parabenizá-la pela iniciativa de criar esse blog, ele é maravilhoso. Parabéns.
    Sou marinheira de primeira viagem, minha filhota está atualmente com seis meses, até os três ela mamou exclusivamente leite materno, mais desde os 45 dias de vida tive que retornar para a faculdade e fazia a ordenha para que ela não precisasse de complemento, ela tomava inicialmente na colher e no copinho, depois deram a ela o leite na mamadeira, logo depois ela passou a ter dificuldades para mamar no peito e observei que o leite diminuiu consideravelmente, pra piorar a situação a médica passou um complemento, fiquei muito triste e decepcionada comigo mesma, meu maior desejo era que ela mamasse exclusivamente até os 6 meses e continuasse depois até pelo menos dois anos, passada a tristeza tive que enfrentar as críticas que só me deixam pior,como todas as outras colegas já comentaram antes.
    Consegui fazer com que ela tomasse o leite durante o dia e mamasse a noite, geralmente ela costumava mamar a meia noite e as cinco da manhã, estava tudo indo bem até que a mais ou menos duas semanas ela está recusando o peito a noite, chora muito, eu insisto até ela pegar, mais confesso que isso tem me deixado ainda mais preocupada e triste, quero que ela continue mamando, até mesmo porque ela não está ganhando peso como o esperado, está sempre abaixo da média,aquela linha verde do cartão de vacina,mais dentro da normalidade e isso após os três meses, ela já come papinha de frutas, toma muito suco,água de coco, adora água e já come as papinhas salgadas só de legumes e mesmo assim ainda não consegue ganhar peso como o esperado, isso me deixa muito aflita, hoje comecei o método da sonda, que está associado a minha estratégia do suco de uva e de lima que sempre me ajudam a produzir mais leite. Tenho muita fé em Deus que meu leite vai aumentar novamente como quando ela tinha um mês que jorrava e ela chorava zangada e sempre eu tinha que esvaziar um pouco o peito pra ela mamar.
    Assim que tiver alguma novidade compartilho com vocês, por favor orem por mim, desejo do undo do coração que Deus olhe por todas nós que estamos passando por esse momento delicado e nos ajude a superar e criar nossos bebês da melhor forma possível pois o que importa é a saúde de nossos filhos e o amor que temos por eles.
    Obrigada pelas dicas. Beijos e Boa Sorte a todas

  98. Andréa said

    olá amadas!estou com um probleminha.Tenho produzido pouco leite.meu bebê tem 2 meses e após a alimenta-lo com a mama complemento com leite artificial Aptamil 70ml, só que ele continua chorando.perguntei a médica qual a quantidade ideal e ela não quis falar pois pediu para eu suspender o mesmo já que ele já adquiriu peso 5.170k.só que ela não entende que eu tenho produzido pouquissimo leit na mama a ponto do bebe se irritar e chorrar bastante, por isso continuo complementando.só que agora estou sem saber a quantidade ideal já que ele continua a chorar após tomar o aptamil. me ajudem estou ficando estressada. Andréa

  99. Fernanda said

    Oii!!Tenho um menino de 1 mês e meio,é meu segundo filho o 1° amamentei até os 9 meses,mas agora estou tendo dificuldades pois meu seios doem muito,não tenho rachaduras,mas eles estão como se fossem “assados” ardem demais e depois da mamada ficam latejando por um bom tempo,é horrível!Como meu filho tem refluxo ele esta mamando de 2 em 2 horas com isso meu seios não tem tempo de se recuperarem um pouco,tive que complementar as mamadas com Nan pois não estou aguentando a dor,com isso notei que meu leite esta diminuindo,ainda sai leite porém meu filho não se sente satisfeito,preciso descobrir como faço p/ melhorar estas ardências p/ amamentar mais seguido e estimular a produção de leite novamente pois sto que meu leite esta acabando.
    Fico no aguardo de dicas!
    Desde já agradeço.
    Fernanda Romitti.

  100. Juliana Costa said

    Olá, Ana!

    Olá, Ana! Parabéns pelo blog e por dividir sua experiência conosco. Estou feliz por ter encontrado esta matéria, mas triste pq talvez seja tarde demais para o meu caso. Meu bebê está com 68 dias e foi amamentado exclusivamente no peito até uns 45 dias, de lá para cá, fui orientada a entrar com o LA. O que ocorreu foi que ele mamava muito rápido e em 5 minutos esvaziava uma mama e em seguida a outra e depois chorava de fome, sugigando meu mamilo como se estivesse reclamando, então não tive escolha, e dei a mamadeira. Tomei o cuidado de dar com um bico da Nuck que lembra um mamilo. Depois descobri o mama tutti (sondas), e passei a dar também. Fiz tudo isso com a intenção de ganhar tempo para que meu leite aumentasse e que ele voltasse a ficar exclusivamente no peito, pois considero 45 dias de amamentação muito pouco. Não sei se a idade influencia, tenho 38 anos e é meu primeiro filho. Bem, antes de meu leite desaparecer por completo, tinha muito de madrugada, e as mamas amanheciam cheias, mas de dia não tinha nada. Hoje ele tá só na mamadeira, não tenho mais nada no peito, contudo ainda sinto uns furmigamentos nos mamilos justamente nos horários em que ele está amamentando. Minha dúvida é: considerando o tempo em que está só na mamadeira e que não tenho mais leite, será que se eu mantivesse somente o mamatutti, mesmo sem leite no peito, colocando-o para estimular, meu leite poderia voltar? Gostaria muito de saber de vc que tem muita experiência por conhecer vários casos, imagino. Eu acredito que meu peito seria uma chupeta para ele, mas será que o leite poderia voltar? Obrigada pela atenção e por favor, estou muito aflita para saber. Detalhe, tomei, chá da mamãe, tintura de algodoeiro, glóbulos de alfafa, e até plasil, e mesmo assim não foi suficiente. Um abraço e parabéns!

  101. Juliana Costa said

    Em resumo, minhas principais dúvidas são:

    Existe mais alguma coisa que posso fazer para que minha produção de leite retorne? Meu filho fará tres meses no dia 10/10 e já está pesando 6.440 kg. Enquanto mamou no peito, até uns 45 dias ganhou peso.

    Como ele já mama a mamadeira a mais de um mês, e não há mais sinal de leite em meu peito, será que ainda está em tempo para que meu leite volte só com a sucção?
    Obrigada!

  102. Juliana Costa said

    Ana,
    Qdo postei a primeira mensagem, meu filho estava com 68 dias, porém postei naquele outro site antigo e só agora descobri este, portanto o tempo de vida está desatualizado. Hoje ele está com 2 meses e 28 dias, fará tres meses dia 10/10. Tomei coragem e coloquei ele para mamar usando a sonda, sugando meu peito. Ele reclamou, chorou, mas mamou. Será que ainda dará tempo? E qto as massagens e compressas mornas, parece que li aqui mesmo que também ajudam. Mas como seriam estas massagens?
    Grata. Juliana.
    Obrigada.

  103. Boa noite já tem quase 1 mês que não estou amamentando pq meu leite secou devido o estresse na hora da mamada pq doia muito e meu peito se feriu de mais.. so que agora me bebe ta com bronquiolite e estou com medo que ele desenvolva outras doenças pq não esta mamando no peito, gostaria de saber se msm com esse tempo todo sem amamentar o leite ainda volta quero muito amamentar e gostaria de saver o que faço pro meu peito não machucar novamente.
    Obs: eu não tenho bico nos seios.
    Aguardo respostas
    Debora Nascimento

  104. oi, estava mesmo procurando como fazer para aumentar a produção de leite, pois meu bebe já toma complemento desde um mes. fiquei tão triste quando tive que fazer isso. mas vou tentar a tecnica. beijos

  105. esqueci de dizer meu nome. é ellen e meu bebe é o samuel que agora tem dois meses e meio.

  106. Iliane Vesaro said

    Ola amigas por favor me ajudem meu bebe tem 5 meses e não tenho mais leite , e ele quer mamar isso ta me deixando muito triste , pois adoro amamentar ele , ele chora pois quer o peito me ajudem por favor

  107. alioenai said

    olá meu bb esta com 19 dias ,nos primeiros dias meus seios tbm racharam doiam demais , mas eu não desisti de dar o peito . no meu caso foi muito bom passar manteiga de cacau. bjs a todas

  108. [...] acima, que eh a forma caseira, onde vc cria o seu proprio relactador. De uma olhada nesse site aqui. A Ana tbem teve problemas com a baixa producao e fez um post otimo, ajudando muitas [...]

  109. DANIELA said

    ola

    MEU BEBE DE 3 MESES SUBITAMENTE RECUSA O PEITO, SÓ MAMA DORMINDO . ESTOU TENTANDO A RELACATAÇAO, MAS O LEITE NAO DESCE-SERÁ Q ESTOU ERRANDO ALGUMA COISA?OU SERA Q ELE NAO TA SUGANDO?

  110. micheli muchau said

    Ola meu bebe esta com 27 dias e estou sentido meu peitos mais murchos, ele mama dos dois em uma unica mamada a cada 3horas e fica com fome complemento com 30ml de nam e tudo fica tranquilo, so que eu quero so dar o peito tenho medo que com o complemento ele deixe o peito, ou tenha colica, será que esse metodo vai me ajudar, tenho impressão que a sucção dele é bem lenta mesmo tanto acordado o que devo fazer

  111. Patricia said

    Só uma sugestão…. estou relactando co ajuda de enfermeira chefe da Santa Casa de Vinhedo que tem curso de relactação e manejo de amamentação. Ela ensina que o leite não pode ficar mais alto que a cça, ou seja, a mamadeira deve ficar abaixo e não como está na foto porque pela gravidade o leuite corre sozinho sem necessidade da criança sugar , o que é errado e não colabora na técnica da relactação que tem como finalidade além de alimentar a cça, estimular a sucção que tem por finalidade maior, o aumento do leite.
    abços

  112. Dr.Thomas said

    Parabéns pelo artigo!
    Parabéns pelo site!

  113. Amanda said

    Olá, minha filha tem 3 meses e meio e desde os 20 dias de vida tive que iniciar a suplementação por não estar tendo muito leite e ela não estar engordando.Agora ela já não aceita mais o peito.Tenho que ordenhar e só vem uns 20 ml das duas mamas juntas a cada 4 horas.Gostaria de ter mais leite e fazer a relactação porém volto a trabalhar em um mês e ela vai ficar no berçario,e é longe do meu trabalho,então não poderei sair para amamentar,será possivel que com o método de relactação consiga ter leite e amamentar em alguns horários do dia?

    • Cristiane Guimarães said

      Olá Ana,
      Sou mãe de outra menina, a mais velha tem 8 anos e MAria Laura tem 4 meses e 11 dias. Tive um problema com Laís que se repetiu com Laura agora: não sei porque o seio direito não quer mais produzir leite, li suas dicas e todos os depoimentos das mães, só que não estou conseguindo encontrar a sonda na cidade, nem por encomenda. Estou muito frustada por não conseguir amamentar exclusivamente minha filha, tive de dar complementos desde o 2º mes. Tenho seete meses para ficar em casa e gostaria de só ter dado mamadeira quando voltasse ao trabalho.É impressionante como o seio esquerdo produz muito leite e o direito quase nada. Li que algumas mães amamentam tbm só com um seio mas quero recuperar a capacidade do rebelde produzir. Vou tentar o metodo sugerido aqui e depois deixo depoimento , de sucesso, se Deus quiser.Bjs e Deus a abençoe pela iniciativa. Cris

  114. marilucia said

    ola meu nome é marilucia ,tenho um bebê de oito meses ele gosta muito de mamar no peito mais ele esta mamando em um peito so o esquerdo pois o direito esta saindo pouco leite e quando ele mama ele chora pq quase nao sai leite pra ele no meu peito direitoo que devo fazer pra voltar pq quero amamentar ele adoro amamentar meu bebezinho agradesço se me ajudar !!!

  115. Zálima said

    Tenho um bebê de 5 meses desde dos 3 meses ele não quis mais mamar no peito. Tinha pouquíssimo leite (fiz redução de mama) e vi este metódo…consegui comprar um kit mamatutti..e fui tentando mas ele fazia muito escândalo e eu ficava com pena…hoje ele estava com muito sono e fome e antes de dar a mamadeira pensei em tentar novamente e consegui que ele puxasse no meu peito e pela sonda (ele toma 180ml) depois se eu tivesse leite com certeza continuaria mamando…não sei se eu choro se eu rio pq sempre quis amamentar e quando vi que não tinha muito leite e tive que dar o complemento sofri muito…minha pergunta é todas as mamadas eu tenho que usar este metodo? Neste metodo é dificil trocar de mama então em cada mamada troco de mama? Mesmo depois de tanto tempo sem leite é possível meu leite voltar a ser produzido uma vez que sempre tive muito pouco por conta da cirurgia (eu tomo sintocinon um spray que estimula a produção de ocitocina)? No inicio o bico fica dolorido? Preciso de ajuda meninas já estava quase desistindo quando hoje o meu baby e o meu Deus me ajudaram…um bjo e desde já obrigada!

  116. Jadss said

    Olá tenho um bebe de dois meses e ele não mama mais desde a segunda semana de vida… Mas lendo esse artigo bateu a duvida, será que ainda funcionaria comigo? Meu peito já não produz mais nadinha. Agradeço muito se responder… Obrigada.

  117. thabatta said

    Ola Ana, estava pesquisando de como fazer a amamentação adotiva e vi seu blog, meu bb nasce em maio e assim que sair da maternidade sera entregue a mim, ja tenho duas filhas adotivas mas meua amores ja vierão qrandinhas e não pude dar de mamar, agora é diferente ele sera entregue pequeno e tenho uma vontade imensa de amamenta-lo eu vi que tem alguns remedio, mas sabe não consigo me adaptar a remedios, sera que somente com a sucção consigo estimular o peito a sair leite…
    estou com tantas duvidas, e com uma felicidade imensa em saber que Deus esta me mandando mais um filho, bom se for possivel entre em contato comigo para me dar dicas…
    um enorme beijos e fique com Deus…

  118. [...] blog como você verá continua ativo (ESTIMULAÇÃO para MAMÃES com Baixa Produção de Leite) e trata do assunto específico da RELACTAÇÃO e seus demais questionamentos. E como recebi muitas [...]

  119. Juliana said

    Olá, meu nome é Juliana tenho uma filha de 1 mês e 15 dias e passei por tudo que você passou Ana. Foi maravilhoso ler seu depoimento. Comecei fazer a relactação com o Mama Tutti e estou com uma duvida. Com a mamadeira ela demorava 30 min para mamar 90 ml agora com o mama tutti ela demora 6 min e mama 60 ml. Não dá conta de mamar mais. Achei muito rápido é assim mesmo? Depois ela fica resmungando uns 30 min. Será que ela está sentindo dor por causa da rapidez? Aguardo um retorno assim que possível.

  120. Keyla said

    Adorei todas as dicas comecei o processo hoje tomara q de certo pois minha bb ja tem quase tres meses e toma mamadeira desd q nasceu. Quase ja nao tenho mais leite mas ela aceitou o peito com a sonda, chorou um pouco mas a fome falou mais alto! To super confiante q vou conseguir conseguir voltar a amamentar minha bb pois vou sair do trabalho pra me dedicar a ela e assim ela poderar mamar ate 2anos ou mais. Sorte a todas as mamaes q assim como eu estao tendo este gesto de puro amor. Amamentar e magico e lindo e divino e tudo de bom! Deus abencoe a todas vcs e seus filhotes. Bjim

  121. Bom deemais!! todo mundo falando bem do blog,passaram algumas pessoas la no meu e divulgaram seu blog,achei muito bom e não perdi tempo meu,me recomendaro esse aqui pq eu tava precisando rastrear celular http://rastreamentodecelular.net disseram que é famoso,ja entro la sabe me falar alguma coisa?parabens ai pelo blog e vou esta sempreee!! sabe o que é sempre?sempre acompanhando!!fuuui

  122. Michelle said

    Nossa tudo isso me ajudou muito, mas como fazer para o bebe nao engolir a sonda junto???? Fiquei na duvida

  123. eliza said

    Oi Ana, estou sofrendo muito, minha bebe esta com dois meses, e meu peito esquerdo sempre me dando trabalho, sai pouco leite quase nada, ela fica muito irritada, como ela esta ganhando pouco peso a pediatra passou leite artificial. Estou tentando o metodo mas nao esta dando certo e acabo dando a mamadeira, ela nao da nem duas sugada para eu colocar a sonda, ela chora muito. Mais queria que desse certo. to muito frustada, vc tem alguma dica, sera que estou fazendo errado. obrigada.

  124. Maria Augusta said

    Oi Ana, eu estou fazendo o método citado por voce, pois minha filha tem 40 dias e meu leite está muito pouco há dois dias. Voce ideia quanto tempo o leite levou para voltar para voce ?

  125. Amanda said

    Olá, tenho uma filha de um mês, estou dando complemento pra ela o Nan, mas mesmo assim ela mama no peito, mas com um espaço maior de tempo, meu peito não esta mais rachado, fissurado mas ainda sinto muita dor ao amamentar, como faço para essa dor passar e poder dar o peito pra minha filha tranquila, pois a dor na mama me faz ter medo de dat o peito pra ela por causa da dor, e creio que meu leite esta secado pois ela mama de três a quatro vezes ao dia no peito, me ajudem, obrigada.

  126. [...] acima, que eh a forma caseira, onde vc cria o seu proprio relactador. De uma olhada nesse site aqui. A Ana tbem teve problemas com a baixa producao e fez um post otimo, ajudando muitas [...]

  127. juliana said

    ola, minha produçao de leite é bastante! mas estou com problema no seio direito, de re pente ele n esta enchendo mais, tem pouquissimo leite.Meu bebe mama nesse seio mas ele chora qdo acaba o leite e entao eu troco de seio, mas o seio esqu. esta visivelmente bem maior q o direito.Gostaria de saber se usando esta tecnica de relactaçao eu conseguiria estimular o seio mais vazio?

  128. inas said

    ola mim ajudem por favor .meu bebe e de 8 meses e meu leite esta bem porquinho . esto tomando antibioticos pra enfequicao cera q meu leite nao ta vindo por causa dos antibioticos esto dezesperada sem sabe o q fazer o que devo fazer pra produzir bastante leite obrigada

    • Maria Augusta said

      Inas, voce deve em primeiro lugar falar com a pediatra da bebê para saber se voce pode amamentar tomando os antibióticos que está tomando. depois de saber isso, voce pode tentar uma técnica chamada relactação, já ouviu falar ? faz-se desta forma: coloca-se um leite, por exemplo o nan numa mamadeira pequena.
      Se tiver algu´me para te ajudar peça para segurar a mamadeira para voce na altura do ombro, se estiver só, emcaixe a mamadeira na alça do sutiã, na altura do ombro. Compre em loja de artigos médicos, uma sonda nasogastrica nº 6 e coloque uma das pontas da sonda, dentro a mamadeira.
      Coloque a bebê no sei peito e assim que ela começar a sugar, encaixe devargarzinho a outra ponta da sonda dentro da boquinha dela, no cantinho, de forma que entre até uns 3 cm.
      Ela vai mamar seu peito e junto o nan. Só que ao sugar seu peito , ela vai estimular a descida do leite.
      A descida do leite varia de pessoa para pessoa. O meu voltou em 2 dias e depois em 15 a 20 dias já está em boa quantidade. Boa sorte
      Guta

  129. Kelly said

    A pomada Millar p rachaduras é fantástica, tb é Lanolina, só q do Aché, sendoais barata e bem melhor que a Lansinoh!! Espero ajudar. Abraço

  130. Suellen said

    Oi, tenho um bebê de 9 meses e ele mama leite materno até hoje, porém, meu caso é o contrário do da maioria das mamães que falam aqui. Meu filho só quer saber de peito, e não tem se alimentado direito, pois ele só quer mama, assim, não quer comer papinha, nem frutinhas, e com isso ele não tem ganhado peso. Estou insistindo em dar a mamadeira pra ele desde os cinco meses, e ele não toma a mamadeira. E eu gostaria tanto que ele pegasse a mamadeira, pois ajudaria a ele a ganhar mais peso, e assim aliviaria meu peito. Uma vez que ele só quer peito o dia todo. Você acha que para mim esse método serviria? Será que dando a mamadeira na sondinha junto com o peito ele iria mamar? Me ajude por favor! Me dê dicas!!

  131. Olá, tenho um blog com dicas para mamães e gestantes e gostaria de publicar essa sua dica pois é valiosíssima. Posso postar, inclusive algumas fotos e colocar seu site como fonte?

  132. Viviane said

    Parou de vim leite a gora com5 meses n sei mais oq faco pfv me ajuda

  133. gostei muito do seu relato e das dicas com certeza muito preciosa… vou tentar esse seu método…. comigo tambem não ando produzindo muito leite com 1 mês a pediatra mandou dar LA por q não estava engordando o suficiente… tenho tentado dar o minimo de mamadeiras possíveis ela recomendou pelo menos 2 de 90 ml por dia… mais ele está com 2 meses e já está mamando bem mais… e sinto q meu peito está suprindo cada vez menos as necessidades dele… não gostaria de deixar de amamentar…. mais tambem não quero deixar meu bb passando fome…

  134. camila said

    Não concordo muito porque tenho leite que em um seio chega a vazar e minha bebê não ganha peso., pelo contrario perde, mesmo aplicando a livre demanda. Tenho seios muito, mas muito pequenos mesmo e ainda tenho redução de estomago. Foi assim com minha outra filha também. Tenho que dar o complemento e me sinto autamente frustrada com isso. Queria muito uma solução.

  135. mayra said

    Não tenho leite em um peito e meu filho não mama o q esta vazio ele chora muito oq faço ??

  136. Karin Silva Matiolevitcz said

    Oi, minha filhinha está com 5 meses e meio e estou amamentando praticamente só no seio direito, pois no inicio meu seio esquerdo rachou o bico ficou parecendo uma flor como dizem. Então não aguentei deixar ela sugar. Ainda consigo voltar a produzir leite no seio esquerdo? E o processo é longo? Pois ele não secou totalmente, ele sai um pouquinho de leite ainda, mas bem pouco.

    Desde já obrigado!

  137. Andressa Fernandes said

    E qdo o bebe chupeta??? O João Pedro fica horasss mamando e não se satisfaz aí descobri a relactação, mas mesmo assim ele demora pois faz meu peito de chupeta.
    vc acha q assim a produção aimenta?

  138. Gisele Cristine said

    Ola, meu bebe tem 45 dias, e desde os 15 dias ele chorava muito no meu peito, e teve ate uma noite q fui apertar o peito e nao saia nada, ele tbm nao fazia xixi, ai fiquei sabendo que ele tava com fome, comecei a dar a mamadeira, e depois ele nem pega o meu peito mais, parece q tem ansia, queria saber se tem possibilidade dele voltar no peito? e deu ter leite?, pq sempre tive pouco leite e nao sustentava ele. obrigada

  139. Qual a sensação pra saber se o leite está saindo ou o bebê está fazendo o peito de chupeta?

  140. Ronaldo said

    Adorei as imagens quero contato c alguma
    Mulher presa q tenha 30 35 anos solteira sem vicios s filhos qualquer presidio j sei como funciona o sistema em tds sentido agradesco quem puder ajudar 19 987601162

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 55 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: